O estranho caso de Angélica, de Manoel de Oliveira: um viajar fora do tempo
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.12.23.129-144Palavras-chave:
Manoel de Oliveira, Walter Benjamin, Marc ChagallResumo
O filme O estranho caso de Angélica, de Manoel de Oliveira, lançado em 2010, remonta a um projeto de 1952 e sublinha a importância da memória na arte do cineasta. Entendendo memória como liberdade num “viajar fora do tempo”, a película reflete sobre a relação do cinema de Oliveira com outras artes visuais, nomeadamente a fotografia e o conceito de “aura”, como pensado por Walter Benjamin, além da pintura de Marc Chagall, em cuja obra se destacam quadros representando um casal a voar sobre a cidade. Analisaremos, assim, a relação do “viajar fora do tempo”, do filme, com o motivo da suspensão na obra do pintor judeu russo.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften. Frankfurt a.M., 1978.
CHAGALL, Bella. Erste Begegnung. Reinbek bei Hamburg: Rowohlt, 1973.
CHAGALL, Marc. Ma Vie. Poitiers: Éditions Stock, 1983.
FREUD, Sigmund. Das Motiv der Kästchenwahl. Imago, Bd. 2 (3), p. 257-266, 1913.
FREUD, Sigmund. The Theme of the Three Caskets. In: _____. Writings on Art and Literature. Stanford: Stanford University Press, 1997. p. 291-301.
KOLLER, Sabine. Marc Chagall. Grenzgänge zwischen Literatur und Malerei. Köln: Böhlau Verlag, 2012.
MOLDER, Maria Filomena. Semear na neve. Estudos sobre Walter Benjamin. Lisboa: Relógio d’Água, 1999.
OLIVEIRA, Manoel de. O estranho caso de Angélica, 2010. Coprodução Portugal, Espanha, França, Brasil.
OLIVEIRA, Manoel de. Porto da minha infância, 2001. Produção Paulo Branco.
PARSI, Jacques. Manoel de Oliveira. Paris: Centre Culturel Calouste Gulbenkian, 2002.
WENDERS, Wim. Lisbon Story, 1994. Axiom Films.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.