Glosa de Jorge Luis Borges (inspirada no perfil de “El atroz Redentor Lazarus Morell”)
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.12.23.122-128Palavras-chave:
Judaísmo, Genealogia, Jorge Luis BorgesResumo
Este artigo busca construir, na forma de um comentário, uma genealogia judaica, estética e literária, de Jorge Luis Borges. A narração começa na Península Ibérica e retorna ao continente para lembrar o encontro do escritor argentino com o andaluz Rafael Cansinos-Asséns. Desse encontro, surge, na obra de Borges, um judaísmo estético, que irá estruturar seus textos mais importantes.Downloads
Referências
AIZENBERG, Edna. Cansinos-Assens y Borges: en busca del vinculo judaico. Revista Iberoamericana, XLVI/112-113, p. 533-544, jul.-dez. 1980.
BORGES, Jorge Luis. História universal de la infamia. Madrid: Alianza, 1993.
BORGES, Jorge Luis. Obras completas, v. 2. Buenos Aires: Emecé, 1989.
COSTA, Alberto de Souza. Páginas de sangue. Lisboa: Brandões, Marçais & Co. 1919.
HADIS, Martín. Literatos y excêntricos: los ancestros ingleses de Jorge Luis Borges. Buenos Aires: Sudamericana, 2006.
LUX-WURM, Hernán Carlos. La família de Jorge Luis Borges. Revista del Instituto Argentino de Ciencias Genealógicas. n. 22. Buenos Aires: Instituto Argentino de Ciências Genealógicas, 1987.
SABAN, Mario J. Los hebreos: nuestros hermanos mayores/judios conversos, I-II. Buenos Aires: Distal, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.