De Jerusalém ao Kibutz: a trajetória de um judeu militante e sua rebelião em De amor e trevas
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.13.24.180-192Palavras-chave:
Amos Oz, Memória, PosteridadeResumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a história de Amós Oz, narrada em De amor e trevas. O escritor, um judeu militante que se rebela contra o status quo do judaísmo. Na busca de uma outra identidade e na tentativa de explicar os motivos de sua rebelião, relata cenas de um passado que lhe enrijeceram o coração, mas, ainda assim, deixaram em sua memória marcas profundas da tradição judaica as quais estão presentes intensamente em sua escrita. Na narrativa, ecoam vozes da infância vivida em Jerusalém que transmitem um conteúdo verbal, questão judaica vista como uma necessidade para que seja deixada aos filhos a tradição da escrita para a memória e posteridade.
Downloads
Referências
BÍBLIA SAGRADA. Trad. João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Atualizada. São Paulo: SBB, 1993.
DERRIDA, Jaques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Trad. Cláudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DRAAISMA, Douwe. Metáforas da memória: uma história das idéias sobre a mente. Trad. Jussara Simões. São Paulo: EDUSC, 2005.
LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Bertrand. Vocabulário da psicanálise. Trad. Pedro Tamen. Santos: Martins Fontes, 2000.
OZ, Amós; OZ-SALZBERGER, Fânia. Os judeus e as palavras. Trad. George Schlesinger. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
OZ, Amós. De amor e trevas. Trad. Milton Lando. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
SHAVIT, Ari. Minha terra prometida: o triunfo e a tragédia de Israel. Trad. Alexandre Morales. São Paulo: Três Estrelas, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.