O carnaval na ópera joco-séria de Antônio José da Silva, o Judeu
uma leitura de Guerras do Alecrim e Manjerona
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2020.21714Palavras-chave:
Carnaval, Óperas joco-sérias, Antônio José da SilvaResumo
Este artigo destaca, na comédia Guerras do Alecrim e Manjerona, de Antônio José da Silva, mais conhecido como o Judeu, algumas referências ao carnaval ou ao entrudo português do século 18, como a música, a dança e os ranchos rivais de foliões. As análises e reflexões estarão centradas principalmente no gracioso, ou no bufão Semicúpio, uma vez que ele conduz, por meio de zombarias e sátiras, o ritmo carnavalizado do enredo, travestindo-se de mulher, médico e juiz.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: O contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec / Editora da Universidade de Brasília, 1993.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética. Trad. Aurora Fornoni. São Paulo: UNESP/ Hucitec, 1988.
BARATA, José Oliveira. História do teatro em Portugal: Século XVIII. Antônio José da Silva, o Judeu no palco joanino. Lisboa: DIFEL, 1998.
BARNI, Roberta. Antecedentes da comédia setecentista: a commedia dell’arte. In: BLANCO, Rose Aielo. Manjerona (Origanum majorana L.; Majorana hortensis M.). Jardim de Flores, [20--]. Disponível em: http://www.jardimdeflores.com.br/ervas/a27manjerona.htm. Acesso em: 19 abr. 2020.
BRAGA, Teófilo. Mártir da inquisição portuguesa Antonio José da Silva (O Judeu). Lisboa: Junta Liberal, 1910.
BRANCO, João de Freitas. História da Música Portuguesa. Mem Martins: Publicações Europa-América, 2005.
BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
CASCUDO, Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1988.
CHOCIAY, Rogério. Antônio José da Silva, o Judeu: uma antecipação da liberdade no verso. Rhytmus, n. 16, p. 1-29, 1992.
CRUZ, Manuel Ivo. O essencial sobre a ópera em Portugal. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2008.
DACANAL, Débora Cristina. O parvo em Gil Vicente e o gracioso em Antônio José da Silva: expressões do cômico no teatro português. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado em Letras) — Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/99177. Acesso em: 21 abr. 2020.
DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
DINES, Alberto. Vínculos do fogo. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
HEERS, Jacques. Festas de loucos e carnavais. Tradução de Carlos Porto. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987.
JUNQUEIRA, Renata Soares; MAZZI, Maria Gloria Cusumano. (orgs.). O teatro no século XVIII: presença de Antônio José da Silva, o Judeu. São Paulo: Perspectiva, 2008.
MALLON, Brenda. Os símbolos místicos. Trad. Eddie Van Feu. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.
MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. Trad. Maria Helena Assumpção. São Paulo: UNESP, 2003.
NAZARIO, Luiz. Autos de fé como espetáculos de massa. São Paulo: Humanitas, 2005.
OLIVEIRA, José Luís de. O teatro de bonifrates em Antônio José da Silva, o Judeu. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Cultura) — Especialização em Cultura e Artes, Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/10348/690. Acesso em: 21 abr. 2020.
PEREIRA, Kenia Maria de Almeida. Guerras do alecrim e manjerona: entre o jogo do entrudo e as artimanhas do coração. In: SILVA, Antônio José da. Guerras do Alecrim e Manjerona. Uberlândia: EDUFU, 2012. p. 7-25.
PEREIRA, Paulo (Org.). As comédias de Antônio José, o Judeu. São Paulo: Martins Fonte, 2007.
REBELLO, Luiz Francisco. Breve história do teatro português. Lisboa: Europa-América, 2000.
REZENDE, Joffre Marcondes de. 11 – O ato médico através da história. In: ______. À sombra do plátano: crônicas de história da medicina [online]. São Paulo: Editora Unifesp, 2009. p. 111-119. Disponível em: http://books.scielo.org/id/8kf92/pdf/rezende-9788561673635-12.pdf. Acesso em: 19 abr. 2020.
SCHIAPPA, Bruno. Mulheres fora do teatro. Sinais de Cena, n. 12, p. 1-4, dezembro de 2009. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/12718. Acesso em: 19 abr. 2020.
SEBE, José Carlos. Carnaval, carnavais. São Paulo: Ática, 1986.
SILVA, Antônio José da. A vida do grande Dom Quixote de la Mancha e do gordo Sancho Pança. In: ______. Obras Completas. Prefácio, organização e notas de José Pereira Tavares. v. 1. Lisboa: Sá da Costa, 1957.
SILVA, Antônio José da. Guerras do Alecrim e Manjerona. Introdução, comentários e notas de Kenia Maria de Almeida Pereira. Uberlândia, EDUFU, 2012.
SILVA, Antônio José da. Obras Completas. 4 volumes. Prefácio e notas de José Pereira Tavares. Lisboa: Sá da Costa, 1957-1958.
SILVA, Eduardo Neves da. Jogo e contrajogo: o lúdico no teatro de Antônio José da Silva, o Judeu. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) — Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91536. Acesso em: 19 abr. 2020.
SILVEIRA, Francisco Maciel. Concerto barroco às óperas do Judeu. São Paulo: EDUSP, 1992.
VASCONCELOS, Leite de. Tradições populares de Portugal. Porto: Livraria Portuense de Clavel, 1882.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.