O carnaval na ópera joco-séria de Antônio José da Silva, o Judeu

uma leitura de Guerras do Alecrim e Manjerona

Autores

  • Kênia Maria de Almeida Pereira

DOI:

https://doi.org/10.35699/1982-3053.2020.21714

Palavras-chave:

Carnaval, Óperas joco-sérias, Antônio José da Silva

Resumo

Este artigo destaca, na comédia Guerras do Alecrim e Manjerona, de Antônio José da Silva, mais conhecido como o Judeu, algumas referências ao carnaval ou ao entrudo português do século 18, como a música, a dança e os ranchos rivais de foliões. As análises e reflexões estarão centradas principalmente no gracioso, ou no bufão Semicúpio, uma vez que ele conduz, por meio de zombarias e sátiras, o ritmo carnavalizado do enredo, travestindo-se de mulher, médico e juiz.

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Publicado

2020-06-03

Como Citar

Pereira, K. M. de A. . (2020). O carnaval na ópera joco-séria de Antônio José da Silva, o Judeu: uma leitura de Guerras do Alecrim e Manjerona. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 14(26), 46–61. https://doi.org/10.35699/1982-3053.2020.21714