O banheiro de Hitler
notas sobre fotografia, arquitetura e violência
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2020.26476Palavras-chave:
Espaço., Testemunho., Representação.Resumo
Este artigo procura analisar como o conflito entre cultura e barbárie, sobretudo nos grandes episódios de violência da história recente, influencia os modos de representação e a linguagem fotográfica a partir de dois registros: o retrato da fotógrafa norte-americana Lee Miller na banheira de Hitler e a planície de Balaclava, fotografada por Roger Fenton.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Teoria estética. Lisboa: Martins Fontes, 1988.
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. 3.ed.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. Estética e sociologia da arte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. p. 49-78.
BORGES, M. E. L. História e fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
BRITO, Matheus de. Hans Ulrich Gumbrecht: Atmosfera, ambiência, Stimmung: sobre um potencial oculto da literatura. Estudos de literatura brasileira contemporânea - UNB, n. 45, p. 485-490, jan.-jun. 2015.
CELAN, Paul. Obras completas. Madrid: Editora Trotta, 2002.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1993.
FABRIS, Annatereza (Org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: EdUSP, 2008.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.
FONTCUBERTA, J. O beijo de Judas: fotografia e verdade. Trad. Maria Alzira Brum Lemos. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Atmosphere, mood, Stimmung: on a hidden potential of literature. Stanford: Stanford University Press, 2012.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Trad. Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. São Paulo: Edições 70, 2010.
KRACAUER, Siegfried. A fotografia. In: ______. O ornamento da massa: ensaios. Trad. Carlos Machado e Marlene Holzhausen. São Paulo: Cosac Naify, 2009. p. 63-80.
MAILÄNDER, E. In der Höhle des Löwen: Lee Millers Berichterstattung aus München. In: MOSER, W., SCHRÖDER, K. A. (Org.). Lee Miller. Viena: Hatje Cantz: Museu Albertina, 2015. p. 104-123.
MARQUES, A. M. As casas pertencem aos vizinhos. In: ______. O livro das semelhanças. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MEDEIROS, Margarida. Fotografia e verdade: uma história de fantasmas. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.
MOSER, W., SCHRÖDER, K. A. (Org.). Lee Miller. Viena: Hatje Cantz: Museu Albertina, 2015.
PEREIRA, P. A. A. Traduzir o silêncio: história, ética e estética na obra de Paul Celan. Fragmentos – UFSC, n. 39, jul./dez. 2010, p. 95-104.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.