O banheiro de Hitler
notas sobre fotografia, arquitetura e violência
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2020.26476Palavras-chave:
Espaço., Testemunho., Representação.Resumo
Este artigo procura analisar como o conflito entre cultura e barbárie, sobretudo nos grandes episódios de violência da história recente, influencia os modos de representação e a linguagem fotográfica a partir de dois registros: o retrato da fotógrafa norte-americana Lee Miller na banheira de Hitler e a planície de Balaclava, fotografada por Roger Fenton.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Teoria estética. Lisboa: Martins Fontes, 1988.
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. 3.ed.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. Estética e sociologia da arte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. p. 49-78.
BORGES, M. E. L. História e fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
BRITO, Matheus de. Hans Ulrich Gumbrecht: Atmosfera, ambiência, Stimmung: sobre um potencial oculto da literatura. Estudos de literatura brasileira contemporânea - UNB, n. 45, p. 485-490, jan.-jun. 2015.
CELAN, Paul. Obras completas. Madrid: Editora Trotta, 2002.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1993.
FABRIS, Annatereza (Org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: EdUSP, 2008.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.
FONTCUBERTA, J. O beijo de Judas: fotografia e verdade. Trad. Maria Alzira Brum Lemos. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Atmosphere, mood, Stimmung: on a hidden potential of literature. Stanford: Stanford University Press, 2012.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Trad. Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. São Paulo: Edições 70, 2010.
KRACAUER, Siegfried. A fotografia. In: ______. O ornamento da massa: ensaios. Trad. Carlos Machado e Marlene Holzhausen. São Paulo: Cosac Naify, 2009. p. 63-80.
MAILÄNDER, E. In der Höhle des Löwen: Lee Millers Berichterstattung aus München. In: MOSER, W., SCHRÖDER, K. A. (Org.). Lee Miller. Viena: Hatje Cantz: Museu Albertina, 2015. p. 104-123.
MARQUES, A. M. As casas pertencem aos vizinhos. In: ______. O livro das semelhanças. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MEDEIROS, Margarida. Fotografia e verdade: uma história de fantasmas. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.
MOSER, W., SCHRÖDER, K. A. (Org.). Lee Miller. Viena: Hatje Cantz: Museu Albertina, 2015.
PEREIRA, P. A. A. Traduzir o silêncio: história, ética e estética na obra de Paul Celan. Fragmentos – UFSC, n. 39, jul./dez. 2010, p. 95-104.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.