Aquele que sabe ouvir

Kafka e a figuração do horror

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1982-3053.2024.54957

Palavras-chave:

Literatura argentina, Fraz Kafka, Holocausto

Resumo

Em Respiração Artificial, o escritor argentino Ricardo Piglia utiliza seu alter ego, Emílio Renzi, para falar da história de seu país, mas faz de forma que a ditadura argentina, contemporânea à escrita do romance, apareça apenas de forma indireta, seja pela história política argentina, seja pelo paralelo com a Alemanha Nazista. Isso se dá por intermédio de uma das mais surpreendentes figurações feitas a respeito do escritor judeu Franz Kafka, ao imaginar um encontro entre este e Adolf Hitler, prefigurando assim, na literatura de Kafka, o horror ouvido e assimilado das palavras do ditador alemão.

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Biografia do Autor

  • Ricardo Augusto Garro Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

PIGLIA, R. Crítica y ficción. Buenos Aires: Debolsillo, 1986.

PIGLIA, R. Respiração artificial. Tradução: Heloísa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

PIGLIA, R. Teoria do complô. Serrote. São Paulo, n.2, p.96-111, jul. 2009.

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Publicado

2025-06-01

Edição

Seção

Artigo-Varia

Como Citar

Aquele que sabe ouvir: Kafka e a figuração do horror . (2025). Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 18(35), 321-333. https://doi.org/10.35699/1982-3053.2024.54957