Aquele que sabe ouvir
Kafka e a figuração do horror
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2024.54957Palavras-chave:
Literatura argentina, Fraz Kafka, HolocaustoResumo
Em Respiração Artificial, o escritor argentino Ricardo Piglia utiliza seu alter ego, Emílio Renzi, para falar da história de seu país, mas faz de forma que a ditadura argentina, contemporânea à escrita do romance, apareça apenas de forma indireta, seja pela história política argentina, seja pelo paralelo com a Alemanha Nazista. Isso se dá por intermédio de uma das mais surpreendentes figurações feitas a respeito do escritor judeu Franz Kafka, ao imaginar um encontro entre este e Adolf Hitler, prefigurando assim, na literatura de Kafka, o horror ouvido e assimilado das palavras do ditador alemão.
Downloads
Referências
PIGLIA, R. Crítica y ficción. Buenos Aires: Debolsillo, 1986.
PIGLIA, R. Respiração artificial. Tradução: Heloísa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
PIGLIA, R. Teoria do complô. Serrote. São Paulo, n.2, p.96-111, jul. 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor cede os direitos autorais à revista Arquivo Maaravi. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico estão sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.



