Sob o signo da diferença
judaísmo e alteridade em “Prepucio”, de Tamara Kamenszain
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2025.58361Palavras-chave:
Judaísmo, Poesia argentina, Tamara KamenszainResumo
Publicado em 2003, El ghetto marca uma considerável inflexão na obra poética de Tamara Kamenszain. Após negar insistentemente o caráter autobiográfico de sua poesia, a escritora argentina se mostra, nessa obra, menos relutante em admitir as bases autobiográficas de sua escrita, abordando o luto pelo pai, em nome de quem se inscreve e a quem dedica seu trabalho. Para expressar sua ausência, vale-se da herança judaica deixada por ele, trabalhando com elementos, lugares e cenas do judaísmo que lhe permitem abordar a perda paterna. “Prepucio”, que abre o volume, é peça privilegiada desse conjunto de quatorze poemas, elencando perdas judaicas que evocam a do próprio pai e recuperando a relação entre judaísmo e alteridade para tratar de seu processo lutuoso. Este artigo tem como objetivo analisar o poema de Tamara Kamenszain, buscando entender sua posição dentro de El ghetto e aproximá-lo a tradições e momentos da cultura judaica relevantes para sua iluminação.
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