Sob o signo da diferença

judaísmo e alteridade em “Prepucio”, de Tamara Kamenszain

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1982-3053.2025.58361

Palavras-chave:

Judaísmo, Poesia argentina, Tamara Kamenszain

Resumo

Publicado em 2003, El ghetto marca uma considerável inflexão na obra poética de Tamara Kamenszain. Após negar insistentemente o caráter autobiográfico de sua poesia, a escritora argentina se mostra, nessa obra, menos relutante em admitir as bases autobiográficas de sua escrita, abordando o luto pelo pai, em nome de quem se inscreve e a quem dedica seu trabalho. Para expressar sua ausência, vale-se da herança judaica deixada por ele, trabalhando com elementos, lugares e cenas do judaísmo que lhe permitem abordar a perda paterna. “Prepucio”, que abre o volume, é peça privilegiada desse conjunto de quatorze poemas, elencando perdas judaicas que evocam a do próprio pai e recuperando a relação entre judaísmo e alteridade para tratar de seu processo lutuoso. Este artigo tem como objetivo analisar o poema de Tamara Kamenszain, buscando entender sua posição dentro de El ghetto e aproximá-lo a tradições e momentos da cultura judaica relevantes para sua iluminação.

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Biografia do Autor

  • Thiago Ernesto Silveira de Castro, Universidade de São Paulo

    Mestre em Letras: Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

Sob o signo da diferença: judaísmo e alteridade em “Prepucio”, de Tamara Kamenszain. (2025). Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 19(36), 223-241. https://doi.org/10.35699/1982-3053.2025.58361