A música em Perto do coração selvagem
transcendência e identidade judaica na obra de Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2025.58365Palavras-chave:
Perto do Coração Selvagem, Música, Identidade cultural judaicaResumo
Este artigo analisa o papel simbólico da música no romance *Perto do Coração Selvagem*, de Clarice Lispector, destacando sua função como elemento existencial e transcendental, vinculado à identidade cultural judaica. Investiga-se como a música ultrapassa o estético para refletir sobre pertencimento e redenção, articulando-se com a espiritualidade judaica e a interioridade emocional das personagens, sobretudo da protagonista Joana. A narrativa estrutura-se por uma "melopoética", onde ritmo, repetição e silêncios moldam a forma, abordando temas universais como exílio, memória e pertencimento. A obra dialoga interculturalmente, posicionando a música como metáfora de transcendência e resistência cultural. Com abordagem bibliográfica e analítico-comparativa, fundamenta-se em teóricos como Berta Waldman e pensadores da tradição judaica como Saadia Gaon e Gaon de Vilna. Conclui-se que Lispector utiliza a música não apenas como recurso narrativo, mas como meio de explorar a subjetividade e as epifanias da personagem principal, conectando-se a questões existenciais e interculturais.
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