Pelas lentes de Machado de Assis
considerações sobre o ensaio “Antônio José”
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2025.59290Palavras-chave:
Antônio José da Silva, Machado de Assis, TeatroResumo
Machado de Assis era um apreciador das óperas joco-sérias do dramaturgo luso-brasileiro Antônio José da Silva, mais conhecido pelo apelido de “O Judeu”. O Bruxo do Cosme Velho semeou, por sua obra, várias referências tanto às comédias zombeteiras, quanto à sua vida trágica, já que ele fora vítima da Inquisição. Interessa-nos neste artigo analisar o ensaio crítico-poético intitulado “Antônio José”, enfocando, principalmente, a apreciação que Machado elabora sobre a peça Guerras do Alecrim e Manjerona, bem como os comentários sobre a condenação de Antônio José pelo Tribunal do Santo Ofício.
Downloads
Referências
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Obra completa de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
AZEVEDO, J. Lúcio. Novas Epanáforas. Lisboa: Clássica Editora, 1932.
BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance II: as formas do tempo e do cronotopo. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018.
BARATA, José Oliveira. História do teatro em Portugal: Séc. XVIII: António José da Silva. Lisboa: Difel, 1998.
CASTELO, José Aderaldo. Ideário crítico de Machado de Assis: Breve contribuição para o estudo de sua obra. In: CASTELO, José Aderaldo. Machado de Assis em linha. Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, p. 1-14, dezembro, 2013.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho de citação. Tradução: Cleonice Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
ECO, Umberto. Porquê O nome da Rosa? Lisboa: Difel, 1984.
FARIA, João Roberto. Machado de Assis: tradutor de teatro. Machado de Assis em linha, Rio de Janeiro, ano 3, n. 6, p. 48-60, dezembro, 2010.
MASSA, Jean-Michel. A juventude de Machado de Assis. Tradução: Marco Aurélio de Moura Mato. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides. José Olympio: Rio de Janeiro, 1977.
MONTENEGRO, Pedro Paulo. Machado de Assis: O crítico literário. Academia Cearense de Letras: Outras Publicações, Fortaleza, [20--], p. 69-74. Disponível em: https://academiacearensedeletras.org.br/outras-publicacoes/. Acesso em: 3 maio 2025.
NOVINSKY, Anita. A Inquisição. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução: Maria Lúcia Pereira et al. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PEREIRA, Kenia Maria de Almeida. Guerras do Alecrim e Manjerona: entre o jogo do entrudo e as artimanhas do coração. In: SILVA, Antônio José da. Guerras do Alecrim e Manjerona. Introdução, comentários e notas: Kenia Maria de Almeida Pereira. Uberlândia: EDUFU, 2012. p. 7-25.
PEREIRA, Paulo Roberto. Introdução e notas. In: SILVA, Antônio José da. As comédias de Antônio José, o Judeu. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
PEREIRA, Paulo Roberto. Prefácio de Guerras do Alecrim e Manjerona. In: SILVA, Antônio José da. Guerras do Alecrim e Manjerona. Organização: Paulo Roberto Pereira. Rio de Janeiro: Biblioteca Reprográfica Xerox, 1987. p. 1-5.
REBELLO, Luiz Francisco. Breve história do teatro português. Lisboa: Publicações Europa/América, 2000.
SILVA, Antônio José da. Anfitrião ou Júpiter e Alcmena. In: TAVARES, José Pereira (org.). Obras completas de Antônio José da Silva. Lisboa: Sá da Costa, 1958.
SILVA, Antônio José da. Guerras do Alecrim e Manjerona. Introdução, comentários e notas: Kenia Maria de Almeida Pereira. Uberlândia: EDUFU, 2012.
SILVEIRA, Francisco Maciel. Concerto barroco às óperas do Judeu. São Paulo: EDUSP, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor cede os direitos autorais à revista Arquivo Maaravi. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico estão sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.



