Pelas lentes de Machado de Assis
considerações sobre o ensaio “Antônio José”
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2025.59290Palavras-chave:
Antônio José da Silva, Machado de Assis, TeatroResumo
Machado de Assis era um apreciador das óperas joco-sérias do dramaturgo luso-brasileiro Antônio José da Silva, mais conhecido pelo apelido de “O Judeu”. O Bruxo do Cosme Velho semeou, por sua obra, várias referências tanto às comédias zombeteiras, quanto à sua vida trágica, já que ele fora vítima da Inquisição. Interessa-nos neste artigo analisar o ensaio crítico-poético intitulado “Antônio José”, enfocando, principalmente, a apreciação que Machado elabora sobre a peça Guerras do Alecrim e Manjerona, bem como os comentários sobre a condenação de Antônio José pelo Tribunal do Santo Ofício.
Downloads
Referências
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Obra completa de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
AZEVEDO, J. Lúcio. Novas Epanáforas. Lisboa: Clássica Editora, 1932.
BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance II: as formas do tempo e do cronotopo. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018.
BARATA, José Oliveira. História do teatro em Portugal: Séc. XVIII: António José da Silva. Lisboa: Difel, 1998.
CASTELO, José Aderaldo. Ideário crítico de Machado de Assis: Breve contribuição para o estudo de sua obra. In: CASTELO, José Aderaldo. Machado de Assis em linha. Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, p. 1-14, dezembro, 2013.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho de citação. Tradução: Cleonice Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
ECO, Umberto. Porquê O nome da Rosa? Lisboa: Difel, 1984.
FARIA, João Roberto. Machado de Assis: tradutor de teatro. Machado de Assis em linha, Rio de Janeiro, ano 3, n. 6, p. 48-60, dezembro, 2010.
MASSA, Jean-Michel. A juventude de Machado de Assis. Tradução: Marco Aurélio de Moura Mato. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides. José Olympio: Rio de Janeiro, 1977.
MONTENEGRO, Pedro Paulo. Machado de Assis: O crítico literário. Academia Cearense de Letras: Outras Publicações, Fortaleza, [20--], p. 69-74. Disponível em: https://academiacearensedeletras.org.br/outras-publicacoes/. Acesso em: 3 maio 2025.
NOVINSKY, Anita. A Inquisição. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução: Maria Lúcia Pereira et al. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PEREIRA, Kenia Maria de Almeida. Guerras do Alecrim e Manjerona: entre o jogo do entrudo e as artimanhas do coração. In: SILVA, Antônio José da. Guerras do Alecrim e Manjerona. Introdução, comentários e notas: Kenia Maria de Almeida Pereira. Uberlândia: EDUFU, 2012. p. 7-25.
PEREIRA, Paulo Roberto. Introdução e notas. In: SILVA, Antônio José da. As comédias de Antônio José, o Judeu. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
PEREIRA, Paulo Roberto. Prefácio de Guerras do Alecrim e Manjerona. In: SILVA, Antônio José da. Guerras do Alecrim e Manjerona. Organização: Paulo Roberto Pereira. Rio de Janeiro: Biblioteca Reprográfica Xerox, 1987. p. 1-5.
REBELLO, Luiz Francisco. Breve história do teatro português. Lisboa: Publicações Europa/América, 2000.
SILVA, Antônio José da. Anfitrião ou Júpiter e Alcmena. In: TAVARES, José Pereira (org.). Obras completas de Antônio José da Silva. Lisboa: Sá da Costa, 1958.
SILVA, Antônio José da. Guerras do Alecrim e Manjerona. Introdução, comentários e notas: Kenia Maria de Almeida Pereira. Uberlândia: EDUFU, 2012.
SILVEIRA, Francisco Maciel. Concerto barroco às óperas do Judeu. São Paulo: EDUSP, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.