Do mau-olhado ao feed infinito

o erotismo do olhar entre o Talmud e a Psicanálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1982-3053.2025.62318

Palavras-chave:

Pulsão Escópica, Ética Talmúdica, Algoritmos

Resumo

Na era da visibilidade total, onde o olhar é simultaneamente poder e vulnerabilidade, este artigo investiga as arquiteturas do desejo que governam o ambiente digital. Propõe-se aqui um diálogo inovador entre duas tradições de pensamento sobre o olhar: a psicanálise, que revela a pulsão escópica como força constituinte do sujeito, e o Talmud, que oferece uma complexa ética da responsabilidade visual. O estudo demonstra como as plataformas digitais operam através de uma "agência sem intenção", onde algoritmos exploram o desejo humano de ver e ser visto, gerando um "mau-olhado estrutural" — uma inveja sistémica desprovida de um sujeito malicioso. Através de conceitos como lifnei iver (a proibição de facilitar a transgressão) e tzniut (recato), o artigo não apenas critica os dark patterns e a economia da auto-objetificação, mas também esboça os princípios de um "design pelo recato". A conclusão sustenta que a chave para a agência humana na era digital não reside na supressão do desejo, mas em habitar criativamente a tensão irredutível entre a lei ética e a pulsão inconsciente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pablo Schejtman, União Israelita Porto-Alegrense (UIPA)

    Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de Belgrano e Rabino na União Israelita Porto Alegrense (UIPA).

Referências

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

BENJAMIN, J. Los lazos del amor: Psicoanálisis, feminismo y el problema de la dominación. 2. ed. Buenos Aires: Paidós, 2018.

BIRMAN, J. Mal-estar na atualidade: A psicanálise e as novas formas de subjetivação. 11. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

BLEICHMAR, S. Las teorías sexuales en psicoanálisis: Qué permanece de ellas en la práctica actual. Buenos Aires: Paidós, 2014.

BRUNO, F. Máquinas de ver, modos de ser: Vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2013.

CASTELLS, M. Redes de indignación y esperanza: Los movimientos sociales en la era de internet. 2. ed. Madrid: Alianza Editorial, 2015.

DUNKER, C. I. L. Mal-estar, sofrimento e sintoma: Uma psicopatologia do Brasil entre muros. São Paulo: Boitempo, 2015.

DUNKER, C. I. L. Reinvenção da intimidade: Políticas do sofrimento cotidiano. São Paulo: Ubu, 2017.

FERNANDES, M. H. Corpo. 4. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: STRACHEY, J. (Ed. e Trad.). Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. 7, p. 119-231. (Obra original publicada em 1905).

FREUD, S. O mal-estar na civilização. In: SOUZA, P. C. de (Trad.). Obras completas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. v. 18, p. 13-122. (Obra original publicada em 1930).

GARCIA-ROZA, L. A. Freud e o inconsciente. 24. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

HAN, B.-C. La sociedad de la transparencia. Barcelona: Herder, 2017.

HAN, B.-C. No enxame: Perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.

HARARI, Y. N. Homo Deus: Uma breve história do amanhã. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

IRIGARAY, L. Espéculo de la otra mujer. Madrid: Akal, 2017.

KEHL, M. R. O tempo e o cão: A atualidade das depressões. São Paulo: Boitempo, 2009.

KEHL, M. R. Deslocamentos do feminino: A mulher freudiana na passagem para a modernidade. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

LACAN, J. O seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. (Obra original publicada em 1964).

LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

LAPOUJADE, D. As existências mínimas. São Paulo: n-1 edições, 2017.

LEBRUN, J.-P. A perversão comum: Viver juntos sem outro. Rio de Janeiro: Campo Matêmico, 2008.

LÉVY, P. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

MELMAN, C. O homem sem gravidade: Gozar a qualquer preço. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.

MILLER, J.-A. Perspectivas dos Escritos e Outros escritos de Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

NASIO, J.-D. Meu corpo e suas imagens. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

NOVAES, J. V. O intolerável peso da feiúra: Sobre as mulheres e seus corpos. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2013.

PELBART, P. P. Ensaios do assombro. São Paulo: n-1 edições, 2019.

PRECIADO, P. B. Testo Junkie: Sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: n-1 edições, 2018.

QUINET, A. Um olhar a mais: Ver e ser visto na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

ROUDINESCO, E.; PLON, M. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

SAFATLE, V. O circuito dos afetos: Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SIBILIA, P. O show do eu: A intimidade como espetáculo. 2. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

SILVA JUNIOR, N. O silêncio do trauma: Psicanálise e literatura. Campinas: Mercado de Letras, 2017.

SOLER, C. O que Lacan dizia das mulheres. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2018.

TALMUD BAVLI. Tratado de Baba Metzia. New York: ArtScroll/Mesorah Publications, 1990.

TALMUD BAVLI. Tratado de Avodá Zará. New York: ArtScroll/Mesorah Publications, 1994.

TALMUD BAVLI. Tratado de Kidushin. New York: ArtScroll/Mesorah Publications, 2001.

TAVARES, G. M. Atlas do corpo e da imaginação. Lisboa: Caminho, 2013.

TIBURI, M. Olho de vidro: A televisão e o estado de exceção da imagem. Rio de Janeiro: Record, 2015.

TÜRCKE, C. Sociedade excitada: Filosofia da sensação. Campinas: Unicamp, 2010.

VALAS, P. As dimensões do gozo: Do mito da pulsão à deriva do gozo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

VORSATZ, I. Antígona e a ética trágica da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância: A luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.

ŽIŽEK, S. Como ler Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

Downloads

Publicado

2025-12-30

Como Citar

Do mau-olhado ao feed infinito: o erotismo do olhar entre o Talmud e a Psicanálise. (2025). Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 19(37), 161-172. https://doi.org/10.35699/1982-3053.2025.62318