Machado, Jó e o enigma do sofrimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1982-3053.2026.65388

Palavras-chave:

Machado de Assis, Livro de Jó, Intertextualidade

Resumo

A resenha analisa o livro Machado de Assis e o livro de Jó, de Kenia Maria de Almeida Pereira, que investiga as relações intertextuais entre a obra machadiana e a tradição da Bíblia hebraica, com ênfase na reelaboração do capítulo 38 do Livro de Jó no poema “Soneto”. A autora demonstra que Machado de Assis estabelece um diálogo simultaneamente paródico e parafrásico com o texto bíblico, oscilando entre a afinidade reverente e a carnavalização. O estudo abrange tanto a poesia quanto a prosa do escritor, identificando a presença do imaginário de Jó em diferentes obras e evidenciando a centralidade do tema do sofrimento na construção de sua poética. Ao articular literatura brasileira, tradição bíblica e teoria literária, o livro contribui para os estudos machadianos e para as interfaces entre literatura e Bíblia hebraica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luana Vitória Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

    Mestranda em Estudos Literários no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL- UFU).

Referências

PEREIRA, Kenia Maria de Almeida. Machado de Assis e o livro de Jó. Uberlândia: Editora Projetium, 2025. 80 p.

Downloads

Publicado

2026-06-05

Como Citar

Machado, Jó e o enigma do sofrimento. (2026). Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 20(38), 242-244. https://doi.org/10.35699/1982-3053.2026.65388