Heterônimos, personas ou máscaras de Irving
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.8.14.22-28Palabras clave:
Identidade, Heterônimo, Poesia CanadenseResumen
O controverso e polêmico poeta judeu canadense de origem romena, Irving Layton, travou uma batalha pessoana em relação a sua identidade artística e pessoal. Não apenas elementos religiosos e familiares são presença marcante em seus escritos, como também neles experiências mais íntimas e pessoais fornecem um tom híbrido e ao mesmo tempo único à sua poesia moderna e desafiadora. A dúvida que normalmente paira sobre os leitores é quem é esse autor multifacetado, esse conjunto de vozes que traz à tona coisas banais, singelas e perturbadoras. Como que ele consegue em alguns versos tratar de coisas tão distintas e em outros criar um amálgama de ideias que parecem estar assim fossilizadas há milênios. Do olhar cheio de desejo carnal lançado a uma aluna de literatura ao sofrimento pela ligação étnico-cultural e religiosa com as vítimas da Shoá, tudo que vem à tona nos poemas é resultado de seus heterônimos, de suas personas ou apenas máscaras que escondem o homem por trás do poeta ou tudo ao mesmo tempo. É isso que aqui apresento.
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Referencias
CAMERON, Elspeth. Irving Layton. A portrait. Toronto: Stoddart, 1985.
LAYTON, Irving. Waiting for the Messiah: A Memoir. Toronto: McClelland & Stewart, 2006.
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