007, quem diria, acabou em Bnei Brak

o cinema para ortodoxos judeus

Auteurs

  • Bruno Jose Szlak Centro de Estudos Judaicos - FFLCH USP

DOI :

https://doi.org/10.35699/1982-3053.2020.23803

Mots-clés :

Judaísmo, Ultraortodoxia, Cinema

Résumé

Filmes produzidos por ultra-ortodoxos judeus adquiriram nos primeiros anos do século XXI um espaço importante no interior de suas próprias comunidades. Eles refletem as relações entre as comunidades ultra-ortodoxas e o Estado de Israel e a ideologia sionista. Apropriando-se do gênero hollywoodiano dos filmes de ação, ainda que dentro de seus muros, estes filmes oferecem uma alternativa visual onde são discutidos os aspectos conflitantes e as negociações entre setores tão diferentes na sociedade israelense. Paralelamente, as narrativas apresentadas trazem discussão sobre o corpo masculino ultra-ortodoxo, seu lugar imaginário na sociedade israelense e as fantasias de transgressão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARAN, Gideon. The Haredi Body: Chapters from Ethnography. In: SIVAN, Emmanuel, CAPLAN, Kimmy (Ed.). Preparation in Israeli Haredim: Integration Without Assimilation? Jerusalem: Van Leer Institute/Hakibbutz Hameuchad Publishing House, 2003. p. 118-119.

BOYARIN, Daniel. Carnal Israel: Reading Sex in Talmudic Culture. Berkeley: University of California Press, 1993.

ELBERG-SCHWARTZ, Howard. People of the Body: Jews and Judaism from an Embodied Perspective. Albany: State University of New York Press, 1992.

ELIMELECH, Vered. Attitudes to the Other in the Haredi Society as reflected in Haredi Cinema. In: CAPLAN, Kimmy; STADLER, Nurit (Ed.). From Survival to Consolidation: Changes in the Israeli Haredi Society and Its Scholarly Study. Tel Aviv: Van Leer Jerusalem Institute/Hakibutz Hameuchad Publishing House, 2012.

ELSEASSAR, Thomas. European Cinema: Face to Face with Hollywood. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2005.

FERREE, M., LORBER, M., HESS, B. Revisioning Gender. Thousand Oaks: Sage Publications, 1999.

FRIEDMAN, Michael. Haredi Society: Origins, Trends, and Processes. Jerusalem: Jerusalem Institute of Israel Studies, 1991.

FRIEDMAN, Yael, HAKAK, Yohai. Jewish Revenge: Haredi Action in the Zionist Sphere. Jewish Film & New Media: An International Journal, v. 3, n. 1, p. 48-76, Spring 2015.

GINSBURG, Faye. Mediating Culture: Indigenous Media, Ethnographic Film and the Production of Identity. In: AEKEW, Kelly, WILK, Richard R. (Ed.). The Antropology of Media: A Reader, Oxford: Blackwell, 2002.

HAKAK, Yohai. Spirituality and Worldliness in Lithuanian Yeshivas. Jerusalém: Floersheimer Institute for Policy Studies, 2005.

HAKAK, Yohai. Who Shapes Haredi Bodies: Religious Discourse or Secular Men?, Journal of Men, Masculinities and Spiritualities, p. 100-120, 3 fev. 2009.

PARCHEK, Roni. Haregesh Hadati Bakolnoa Haisraeli. In: GERTZ, Nurit, LUBIN Orly, NE’EMAN, Jud (Ed.). Mabatim Fictiviim al Kolnoa Israeli. Tel Aviv: Open University, 1991. p. 328-341.

PURSE, Lisa. Contemporary Action Cinema. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2011.

SHOHAT, Ella. Israeli Cinema: East/West and the Politics of Representation, Austin: University of Texas Press, 1989.

SLOTKIN, Richard. Gunfigther Nation: The Myth of the Frontier in Twentieth Century America. New York: Maxwell Macmillan International, 1992.

TOPEL, Marta. A ortodoxia judaica e seus descontentes: dissidência religiosa no Israel Contemporâneo. São Paulo: AnnaBlume, 2011.

TURNER, B. The Body and Society. Londres: Sage Publications, 1996.

VINIG, Marylin. Orthodox Cinema (Hakolnoa haredi).Tel Aviv: Resling, 2011.

Téléchargements

Publiée

2020-11-30

Comment citer

Szlak, B. J. (2020). 007, quem diria, acabou em Bnei Brak: o cinema para ortodoxos judeus. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 14(27), 16–32. https://doi.org/10.35699/1982-3053.2020.23803

Numéro

Rubrique

Artigo-Dossiê