007, quem diria, acabou em Bnei Brak
o cinema para ortodoxos judeus
DOI :
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2020.23803Mots-clés :
Judaísmo, Ultraortodoxia, CinemaRésumé
Filmes produzidos por ultra-ortodoxos judeus adquiriram nos primeiros anos do século XXI um espaço importante no interior de suas próprias comunidades. Eles refletem as relações entre as comunidades ultra-ortodoxas e o Estado de Israel e a ideologia sionista. Apropriando-se do gênero hollywoodiano dos filmes de ação, ainda que dentro de seus muros, estes filmes oferecem uma alternativa visual onde são discutidos os aspectos conflitantes e as negociações entre setores tão diferentes na sociedade israelense. Paralelamente, as narrativas apresentadas trazem discussão sobre o corpo masculino ultra-ortodoxo, seu lugar imaginário na sociedade israelense e as fantasias de transgressão.
Téléchargements
Références
ARAN, Gideon. The Haredi Body: Chapters from Ethnography. In: SIVAN, Emmanuel, CAPLAN, Kimmy (Ed.). Preparation in Israeli Haredim: Integration Without Assimilation? Jerusalem: Van Leer Institute/Hakibbutz Hameuchad Publishing House, 2003. p. 118-119.
BOYARIN, Daniel. Carnal Israel: Reading Sex in Talmudic Culture. Berkeley: University of California Press, 1993.
ELBERG-SCHWARTZ, Howard. People of the Body: Jews and Judaism from an Embodied Perspective. Albany: State University of New York Press, 1992.
ELIMELECH, Vered. Attitudes to the Other in the Haredi Society as reflected in Haredi Cinema. In: CAPLAN, Kimmy; STADLER, Nurit (Ed.). From Survival to Consolidation: Changes in the Israeli Haredi Society and Its Scholarly Study. Tel Aviv: Van Leer Jerusalem Institute/Hakibutz Hameuchad Publishing House, 2012.
ELSEASSAR, Thomas. European Cinema: Face to Face with Hollywood. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2005.
FERREE, M., LORBER, M., HESS, B. Revisioning Gender. Thousand Oaks: Sage Publications, 1999.
FRIEDMAN, Michael. Haredi Society: Origins, Trends, and Processes. Jerusalem: Jerusalem Institute of Israel Studies, 1991.
FRIEDMAN, Yael, HAKAK, Yohai. Jewish Revenge: Haredi Action in the Zionist Sphere. Jewish Film & New Media: An International Journal, v. 3, n. 1, p. 48-76, Spring 2015.
GINSBURG, Faye. Mediating Culture: Indigenous Media, Ethnographic Film and the Production of Identity. In: AEKEW, Kelly, WILK, Richard R. (Ed.). The Antropology of Media: A Reader, Oxford: Blackwell, 2002.
HAKAK, Yohai. Spirituality and Worldliness in Lithuanian Yeshivas. Jerusalém: Floersheimer Institute for Policy Studies, 2005.
HAKAK, Yohai. Who Shapes Haredi Bodies: Religious Discourse or Secular Men?, Journal of Men, Masculinities and Spiritualities, p. 100-120, 3 fev. 2009.
PARCHEK, Roni. Haregesh Hadati Bakolnoa Haisraeli. In: GERTZ, Nurit, LUBIN Orly, NE’EMAN, Jud (Ed.). Mabatim Fictiviim al Kolnoa Israeli. Tel Aviv: Open University, 1991. p. 328-341.
PURSE, Lisa. Contemporary Action Cinema. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2011.
SHOHAT, Ella. Israeli Cinema: East/West and the Politics of Representation, Austin: University of Texas Press, 1989.
SLOTKIN, Richard. Gunfigther Nation: The Myth of the Frontier in Twentieth Century America. New York: Maxwell Macmillan International, 1992.
TOPEL, Marta. A ortodoxia judaica e seus descontentes: dissidência religiosa no Israel Contemporâneo. São Paulo: AnnaBlume, 2011.
TURNER, B. The Body and Society. Londres: Sage Publications, 1996.
VINIG, Marylin. Orthodox Cinema (Hakolnoa haredi).Tel Aviv: Resling, 2011.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Bruno Jose Szlak 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.