Ilse Weber: um refúgio no céu de Theresienstad

Autores

  • Carlos Morales

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.7.12.20-32

Palavras-chave:

Gueto, Literatura, Música

Resumo

Ilse Weber (1903-1944) teve um papel muito importante no campo de Theresienstadt. Sua reputação como o poeta e dramaturga do mundo infantil facilitou, sem uma dúvida, uma integração rápida no círculo dos artistas e dos intelectuais checos que sobreviviam como podiam nesse “gueto especial”. Convertida em enfermeira da comunidade judaica do campo, durante quase os dois anos que durou sua residência no inferno, ela usou a literatura como uma ferramenta terapêutica orientanda para, quase obsessivamente, oferecer um pouco de sentido às vidas humilhadas daqueles que estavam amontoados na enfermaria miserável que estava sob sua responsabilidade e, de uma maneira muito especial, paliava com violão na mão, o desconcerto emocional profundo das crianças que esperaram a morte em Theresienstadt.

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Biografia do Autor

  • Carlos Morales
    Poeta, autor de El libro del Santo Lapicero, 2000, e Salmo, 2005, dentre outros títulos. Editou Poesía secreta, de Federico Muelas, El cántio de la Creación, de Carlos de la Rica e Coexistence, uma antologia de poetas árabes e hebreus que trabalham pela reconciliação. Dirigiu El toro de barro, a segunda coleção mais antiga da Espanha, Cuadernos Sefardíes, com M. Matitiahu e a Biblioteca del Holocausto, com J. Vandor. Atualmente, codirige com Juan Ramón Mansilla a revista Hilos de araña. Na televisão, dirigiu o programa "El suelo perdido" na TV Toledo.

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Publicado

2013-03-30

Como Citar

Ilse Weber: um refúgio no céu de Theresienstad. (2013). Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 7(12), 20-32. https://doi.org/10.17851/1982-3053.7.12.20-32