Reorganizando Brundibár
um exercício de resistência e um antídoto para a intolerância
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2020.21744Palavras-chave:
Hans Krása, Holocausto, MúsicaResumo
Este texto reporta o que foi o projeto ‘Projeto Brundibár – Porque intolerância não é coisa do passado’, realizado no CMJF em 2007, que culminou com a produção da ópera homônima de Hans Krasa. pelos alunos do colégio. Considerando-se o contexto em que esta obra se tornou mais conhecida, o Holocausto, o texto reflete sobre as relações entre estética e ética, especialmente no que diz respeito à memória de eventos traumáticos para e com crianças. O entendimento que norteou todo o projeto, o de que as artes em geral, e a música em particular, podem funcionar como um verdadeiro antídoto contra a intolerância e a violência dela decorrente.
Downloads
Referências
GILBERT, Shirli. 2005. Music in the Holocaust: Confronting Life in the Nazi Ghettos and Camps. New York, Oxford Univ. Press.
GRANT, James P.; UNICEF. 1994. I Dream of Peace: Images of War by Children of Former
Yugoslavia. New York: Harper Collins.
KARAS, Joza. 1993 La Musique à Terezín, 1941-1945. Paris: Gallimard.
KLINGER, João; Klinger, Eva. 2008. Nosso Legado. Uma história de fé, coragem e determinação. São Paulo: Limiar.
KRÁSA, Hans. Brundibár. Partitura. (Libretto by Adolf Hoffmeister). (1993) Prague: Tempo.
TOLTZ, Joseph. 2004. “Music: An Active Toll of Deception? The case of Brundibár in
Terezín”. Context; vols 27 & 28. Pp. 43-50.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.