Contribuições cristãs-novas na arquitetura brasileira

hipóteses sobre a capela de Santo Antônio, em São Roque-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1982-3053.2024.55492

Palavras-chave:

Cristãos-novos, Arquitetura, Mestiçagem

Resumo

Desvendar as contribuições cristãs-novas no processo de mestiçagem da cultura brasileira exige, em primeiro lugar, o estudo de uma contra-história em um mundo subterrâneo. Para tanto, é necessário trabalhar com vestígios, detalhes, pormenores, pequenas pistas indiciais que levem à construção de hipóteses, pois quase nunca existem documentos oficiais e provas palpáveis. Em segundo lugar, essa história subterrânea está imersa em uma cultura mestiça operada de maneira barroca, com os ilusionismos do paradoxo, das aproximações conflitantes, do relacionamento díspar e inusitado entre uma coisa e sua oposição, através das infinitas possibilidades que se apresentam entre, além e aquém das identidades e das oposições. Nesse contexto, se buscará evidências, através da análise de pequenos signos e da elaboração de diversas hipóteses da participação da cultura cristã-nova na composição mestiça da arquitetura popular brasileira, a partir do olhar atento para a capela de Santo Antônio, na cidade de São Roque, Estado de São Paulo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Lucas Vieira Nogueira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Referências

AMARAL, Araci Abreu. A hispanidade em São Paulo: da casa rural à Capela de Santo Antônio. São Paulo: Nobel: Ed. da Universidade de São Paulo, 1981.

BOGACIOVAS, Marcelo Meira Amaral. Tribulações do povo de Israel na São Paulo Colonial. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Dissertação de mestrado, 2006.

BOGACIOVAS, Marcelo Meira Amaral. Uma família paulista quatrocentona de origem cristã-nova: os Pedrosos e Vazes de Barros in SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS INQUISITORIAIS. Salvador, agosto de 2011.

ECO, Umberto. O Signo de Três. São Paulo: Perspectiva, 2008.

ESPADA LIMA, Henrique. A micro-história italiana: escalas, indícios e singularidade. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2006.

GOMES, Sergio Rugik. A arquitetura das sinagogas: exemplos relevantes e sua transformação no tempo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Dissertação de mestrado, São Paulo, 2011.

LAPLANTINE, François; NOUSS, Alexis. A mestiçagem. Lisboa: Instituto Piaget, 2017.

LEME, Pedro Taques de Almeida Paes. Nobiliarquia Paulistana Histórica e Genealógica. Volume III, pp. 208-209.

MARIANNO FILHO, José. Influências Muçulmanas na architectura tradicional brasileira. Rio de Janeiro: Ed. A Noite, 1943.

PINHEIRO, Amálio. América Latina: Barroco, cidade, jornal. - São Paulo: Intermeios, 2013.

SEIDMAN, Richard. O oráculo da cabala: ensinamentos místicos das letras hebraicas. São Paulo: Pensamento, 2005.

SGARBOSSA, Mario e GIOVANNINI, Luigi. Il Santo del Giorno. Roma: Edizioni Paoline, 1981.

SILVA, Marcos. A Assinatura de João Ramalho e o seu Significado Histórico in Cultura, memória e poder: história e historiografia. Organizadores: Antônio Fernando de Araújo Sá, Bruno Gonçalves Alvaro. Recife: Editora UFPE, 2016.

SILVA, Marcos. SANTANA, Vitória Santos. A deusa judia que se exilou no sertão: etno-história de um mito cabalista. Natal : Sebo Vermelho, 2022.

VALADARES, Paulo. A “gente de Palmares” e os outros: Sobrevivências judaicas em Sergipe. São Paulo: Lura Editorial, 2018.

ZANETTINI, Paulo Eduardo. Maloqueiros e seus palácios de barro: o cotidiano doméstico na casa bandeirista. Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Tese de Doutorado, São Paulo, 2005.

Downloads

Publicado

2025-06-01

Edição

Seção

Artigo-Varia

Como Citar

Contribuições cristãs-novas na arquitetura brasileira: hipóteses sobre a capela de Santo Antônio, em São Roque-SP. (2025). Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 18(35), 198-218. https://doi.org/10.35699/1982-3053.2024.55492