Esther e Tamar
erotismo e transgressão em O ciclo das águas e Manual da paixão solitária, de Moacyr Scliar
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2025.62085Palavras-chave:
Esther, Tamar, ErotismoResumo
Este artigo objetiva analisar duas personagens femininas da obra de Moacyr Scliar que vivenciam desafios e transgressões a fim de experienciar o erotismo: Esther, de O ciclo das águas, e Tamar, de Manual da paixão solitária. Essas mulheres, que estão à margem em seus papéis sociais, são trazidas para o centro da narrativa em atitudes que desafiam tradições e normas para o seu gênero. Sendo Esther uma jovem judia que é enganada e levada à prostituição, e Tamar uma personagem bíblica mencionada no livro de Gênesis, que, a fim de garantir a sua subsistência, arquiteta um plano para engravidar do sogro, ambas transgridem imposições presentes em seus contextos, encontrando protagonismo e experienciando o erotismo, circunstâncias interditas ainda para o feminino em vários âmbitos de nossa sociedade de base judaico-cristã.
Downloads
Referências
ALTER, Robert. A Arte da Narrativa Bíblica. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
DELUMEAU, Jean. História do medo no ocidente 1300-1800: uma cidade sitiada. Tradução de Maria Lucia Machado; Tradução de notas: Heloísa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução de Antonio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM, 1987.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo II: a experiência vivida. Tradução de Sérgio Milliet. 2. ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.
BÍBLIA ONLINE. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/. Acesso em: 04 ago. 2025.
BIRMAN, Joel. Cartografias do feminino. São Paulo: Editora 34, 1999.
BIRMAN, Joel. Gramáticas do erotismo [recurso eletrônico]: a feminilidade e as suas formas de subjetividade em psicanálise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017. recurso digital.
DURIGAN, Jesus Antônio. Erotismo e literatura. São Paulo: Ática, 1985.
RIOT-SARCEY, Michèle. Poder(es). Tradução de Francisco Ribeiro Silva Júnior. In: HIRATA, Helena et al. (Orgs.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009, p. 183-188.
SCLIAR, Moacyr. A condição judaica. Porto Alegre: L&PM, 1985.
SCLIAR, Moacyr. Manual da paixão solitária. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SCLIAR, Moacyr. O ciclo das águas. Porto Alegre: L&PM, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor cede os direitos autorais à revista Arquivo Maaravi. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico estão sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.



