Os saberes psicológicos e a formação de professores em Minas Gerais entre o final do século XIX e o início do século XX

  • Deolinda Armani Turci Universidade Federal de Minas Gerais
  • Erika Lourenço Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: história da Psicologia, educação, formação de professores, escola normal, avaliações

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar os saberes psicológicos que circularam na Escola Normal de Ouro Preto entre 1890 e 1930. Para o trabalho utilizamos o referencial teórico da história da Psicologia e a análise documental. Os documentos consultados foram localizados em três acervos: no Arquivo Público Mineiro; em arquivo referente à Escola Normal de Ouro Preto, que atualmente se encontra na Escola Estadual Dom Veloso em Ouro Preto; e na biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. O principal objeto de análise foram as avaliações dos alunos e os resultados mostraram que desde a década de 1880, com a inclusão de matérias de cunho pedagógico no currículo da Escola Normal de Ouro Preto, havia a circulação de diferentes saberes psicológicos, tais como memória e faculdades intelectuais, que auxiliaram na formação de professores e que a Psicologia como área específica de conhecimento também já fazia parte desta formação.

Biografia do Autor

Deolinda Armani Turci, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e doutoranda no mesmo programa. É professora da Faculdade Pitágoras - Unidade Venda Nova e trabalha com pesquisas em História da Psicologia e Psicologia Escolar e Educacional. E-mail: deoarmani@gmail.com

Erika Lourenço, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Psicologia. Realiza pesquisas em História da Psicologia no Brasil e em Minas Gerais. E-mail: erikalourenco.mail@gmail.com

Referências

Fontes primárias

Avaliações:

Avaliação de Pedagogia da aluna Alzira C. Baptista (1896). Em Atas, pareceres e avaliações de caligrafia, geometria, francês, ginástica, instrução moral e cívica, música e pedagogia de alunos da Escola Normal de Ouro Preto. Disponível no Arquivo Público Mineiro, SI série 4, subsérie 2, Cx 06, Pc 07.

Avaliação de Pedagogia da aluna Angelina Quites (1904). Em Programas, editais e avaliações de história, geografia, português, aritmética, pedagogia, química, desenho, botânica e francês de alunos da Escola Normal de Ouro Preto. Disponível no Arquivo Público Mineiro, SI série 4, subsérie 2, Cx: 11, PC: 02.

Avaliação de Pedagogia do aluno Antonio Alves dos Santos (1903). Em Programas, editais e avaliações de história, geografia, português, aritmética, pedagogia, química, desenho, botânica e francês de alunos da Escola Normal de Ouro Preto. Disponível no Arquivo Público Mineiro, SI série 4, subsérie 2, Cx 11, Pc 03.

Avaliação de Pedagogia da aluna Francisca Apollinaria Duarte Pinto (s.n). Em Pareceres e avaliações de caligrafia, pedagogia, aritmética, geometria, música, geografia e álgebra de alunos da Escola Normal de Ouro Preto. Disponível no Arquivo Público Mineiro, SI série 4, subsérie 2, Cx 03, Pc 07.

Avaliação de Pedagogia da aluna Francisca Penido (1892). Em Avaliações de instrução moral e cívica, química, pedagogia e caligrafia de alunos da Escola Normal de Ouro Preto. Disponível no Arquivo Público Mineiro, SI série 4, subsérie 2, Cx: 01 Pc: 03.

Avaliação de Pedagogia da aluna Maria Brigida de Medeiros (1894). Em Pareceres e avaliações de caligrafia, pedagogia, aritmética, geometria, música, geografia e álgebra de alunos da Escola Normal de Ouro Preto. Disponível no Arquivo Público Mineiro, SI série 4, subsérie 2, Cx 03, Pc 07.

Avaliação de Pedagogia da aluna Maria Celestina da Silva Brandão (1895). Em Atas de exame e avaliações de pedagogia, geografia e corografia de alunos da Escola Normal de Ouro Preto. Disponível no Arquivo Público Mineiro, SI série 4, subsérie 2, Cx 04, Pc 05.

Avaliação de Pedagogia da aluna Maria Milagres (1894). Em Atas de exame e avaliações de pedagogia, geografia e corografia de alunos da Escola Normal de Ouro Preto. Disponível no Arquivo Público Mineiro, SI série 4, subsérie 2, Cx 04, Pc 05.

Avaliação de Pedagogia sem identificação (1894). Em Atas de exame e avaliações de pedagogia, geografia e corografia de alunos da Escola Normal de Ouro Preto. Disponível no Arquivo Público Mineiro, SI série 4, subsérie 2, Cx 04, Pc 05.

Avaliação de Pedagogia sem identificação (1903). Em Programas, editais e avaliações de história, geografia, português, aritmética, pedagogia, química, desenho, botânica e francês de alunos da Escola Normal de Ouro Preto. Disponível no Arquivo Público Mineiro, SI série 4, subsérie 2, Cx 11, Pc 03.

Livros de atas e registros:

Livro de Atas dos Exames Finais da Escola Normal de Ouro Preto (1916-1926). Disponível no Acervo particular da Escola Estadual Dom Veloso. Ouro Preto, MG.

Livro de Registros Gerais da Escola Normal de Ouro Preto. (1910-1929). Acervo da Escola Estadual Dom Veloso. Ouro Preto, MG.

Livros das Leis Mineiras. (1835-1929). Acervo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG.

Legislação:

Lei n.13 (1835, 28 de março). Regula a criação das cadeiras de instrução primária, o provimento e os ordenados dos professores. Ouro Preto, Província de Minas Gerais. Em Coleção das Leis e Decretos do Estado de Minas Gerais (pp 27-33). (Disponível no acervo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG).

Lei n. 311 (1846, 08 de abril). Carta de lei determinando que nas escolas de instrução primária se adote o método simultâneo, declara o ordenado, e as habilitações que deve ter o professor da escola normal criada pelo artigo 7º da Lei n.13 e contém outras disposições a respeito. Ouro Preto, Província de Minas Gerais. Em Coleção das Leis e Decretos do Estado de Minas Gerais (pp.141-146). (Disponível no acervo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG).

Lei n. 1769 (1871, 04 de abril). Altera o regulamento n. 56 de 10 de março de 1867, a Lei 1.400 de 09 de dezembro do mesmo ano e contém outras disposições a respeito da Instrução Pública. Ouro Preto, Província de Minas Gerais. Em Coleção das Leis e Decretos do Estado de Minas Gerais. (pp.27-32). (Disponível no acervo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG).

Lei n. 3201 (1904, 23 de dezembro). Modifica a Lei n.393 de 19 de setembro de 1904. Ouro Preto, Governo de Minas Gerais. Em Coleção das Leis e Decretos do Estado de Minas Gerais 1904 (pp. 45-49). (Disponível no acervo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG).

Decreto n. 3201 (1911, 23 de junho). Concede ao curso normal anexo ao Ginásio de Ouro Preto as regalias de Escola Normal. Belo Horizonte: Governo de Minas Gerais. Em Coleção das Leis e Decretos do Estado de Minas Gerais (p.302). Disponível no acervo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG).

Decreto n. 607 (1893, 27 de fevereiro). Promulga o regulamento das escolas normais. Ouro Preto, Governo de Minas Gerais. Em Coleção das Leis e Decretos do Estado de Minas Gerais (pp.171-204). Disponível no acervo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG).

Relatórios de Presidentes do Estado de Minas Gerais:

Relatório do Presidente do Estado de Minas Gerais Francisco Antonio Salles, (1906). Recuperado em 15 de março, 2014 de Center for Research Libraries, http://www-apps.crl.edu/brazil/provincial/minas_gerais

Relatório do Presidente do Estado de Minas Gerais Delfim Moreira da Costa Ribeiro. (1916). Recuperado em 15 de março, 2014 de Center for Research Libraries, http://www-apps.crl.edu/brazil/provincial/minas_gerais

Referências

Antunes, M. A. M. (1999). A psicologia no Brasil: leitura histórica sobre sua constituição. São Paulo: Unimarco/Educ.

Antunes, M. A. M. (2004). A psicologia no Brasil no século XX: desenvolvimento científico e profissional. Em M. Massimi & M. C. Guedes (Org.s). História da psicologia no Brasil: novos estudos (pp. 109-152). São Paulo: Cortez.

Araújo, J. C. S., Freitas, A. G. B. F. & Lopes, A. P. C. (Org.s). (2008). As Escolas Normais no Brasil: do Império à República. Campinas, SP: Alínea.

Assis, R. M. & Martins, J. S. (2012) Faculdades da alma e suas implicações para a educação: saberes divulgados no século XIX. Revista Educação e Pesquisa (São Paulo), 38(1), 97-113. Recuperado em 12 de março, 2015, de www.revistas.usp.br/ep/article/view/28328

Cambi, F. (1999). História da pedagogia. São Paulo: Unesp.

Cartolano, M. T. P. (1994). Benjamin Constant e a instrução pública no início da República. Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Campinas, Campinas, SP.

Certeau, M. (1982). A escrita da história (M. L. Menezes, Trad.). Rio de Janeiro: Forense-Universitária. (Original publicado em 1975).

Dias, M. H. (2008). Escola Normal de São Paulo do Império: entre a metáfora das luzes e a história republicana. Em J. C. S. Araújo, A. G. B. F. Freitas & A. P. C Lopes (Org.s). As Escolas Normais no Brasil: do Império à República (pp. 75-89). Campinas, SP: Alínea.

Durães, S. J. (2002). Escolarização das diferenças: qualificação do trabalho docente e gênero em Minas Gerais (1860-1905). Tese de doutorado, Departamento de Educação: História, Política e Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP.

Masiero, A. L. (2002) “Psicologia das raças” e religiosidade no Brasil: uma intersecção histórica. Revista Psicologia: Ciência e profissão, 22(1), 66-79. Recuperado em 21 de outubro, 2016, de www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932002000100008

Massimi, M. (1989). A psicologia em instituições de ensino brasileiras do século XIX. Tese de doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

Massimi, M. (2010) Métodos de investigação em história da psicologia. Revista Psicologia em Pesquisa, 4(2). Recuperado em 13 de abril, 2014, de www.ufjf.br/Psicologiaempesquisa/files/2011/01/v4n2a03.pdf

Mendonça, S. (2013). Herbert Spencer e os princípios dirigentes da educação intelectual. Em Anais da XXXVI Reunião Anual da ANPED. Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: desafios para as políticas educacionais. Goiânia: UFG. Recuperado em 04 de junho, 2014, de 36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aavaliaçãodos/gt17_trabalhos_pdfs/ gt17_2701_texto.pdf

Romanelli, O. O. (1986). História da educação no Brasil (8a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Rudolfer, N. S. (1961). Introdução à psicologia educacional (2a ed.). (Atualidades Pedagógicas, vol. 30). São Paulo: Companhia Editora Nacional.

Saviani, D. (2008). A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados.

Schaffrath, M. A. S. (2009). Escola Normal: o projeto das elites brasileiras para a formação de professores. Em Anais do I Encontro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Artes (pp. 142-152). Curitiba: Faculdade de Artes do Paraná. Recuperado em 13 de outubro, 2013, de www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/Arquivos2009/Extensao/I_encontro_inter_artes /20_Marlete_Schaffrath.pdf

Turci, D. A. (2014). Os saberes psicológicos na Escola Normal de Ouro Preto entre 1890 a 1930. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.

Villela, H. O. S. (2000). O mestre-escola e a professora. Em E. M. T. L. Lopes, L. M. Faria Filho & C. G. Veiga (Org.s). 500 anos de educação no Brasil (pp. 94-134). Belo Horizonte: Autêntica.

Villela, H. O. S. (2008). A primeira Escola Normal do Brasil: concepções sobre a institucionalização da formação docente no século XIX. Em J. C. S. Araújo, A. G. B. F. Freitas & A. P. C. Lopes (Org.s). As escolas normais no Brasil: do Império à República (pp. 61-74). Campinas, SP: Alínea.

Publicado
2017-07-02
Como Citar
Turci, D. A., & Lourenço, E. (2017). Os saberes psicológicos e a formação de professores em Minas Gerais entre o final do século XIX e o início do século XX. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 31, 107-132. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6431
Seção
Artigos