Os saberes psicológicos e a formação de professores em Minas Gerais entre o final do século XIX e o início do século XX

Autori

  • Deolinda Armani Turci Universidade Federal de Minas Gerais
  • Erika Lourenço Universidade Federal de Minas Gerais

Parole chiave:

história da Psicologia, educação, formação de professores, escola normal, avaliações

Abstract

Esta pesquisa teve como objetivo investigar os saberes psicológicos que circularam na Escola Normal de Ouro Preto entre 1890 e 1930. Para o trabalho utilizamos o referencial teórico da história da Psicologia e a análise documental. Os documentos consultados foram localizados em três acervos: no Arquivo Público Mineiro; em arquivo referente à Escola Normal de Ouro Preto, que atualmente se encontra na Escola Estadual Dom Veloso em Ouro Preto; e na biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. O principal objeto de análise foram as avaliações dos alunos e os resultados mostraram que desde a década de 1880, com a inclusão de matérias de cunho pedagógico no currículo da Escola Normal de Ouro Preto, havia a circulação de diferentes saberes psicológicos, tais como memória e faculdades intelectuais, que auxiliaram na formação de professores e que a Psicologia como área específica de conhecimento também já fazia parte desta formação.

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Biografie autore

Deolinda Armani Turci, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e doutoranda no mesmo programa. É professora da Faculdade Pitágoras - Unidade Venda Nova e trabalha com pesquisas em História da Psicologia e Psicologia Escolar e Educacional. E-mail: deoarmani@gmail.com

Erika Lourenço, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Psicologia. Realiza pesquisas em História da Psicologia no Brasil e em Minas Gerais. E-mail: erikalourenco.mail@gmail.com

Pubblicato

2017-07-02

Come citare

Turci, D. A., & Lourenço, E. (2017). Os saberes psicológicos e a formação de professores em Minas Gerais entre o final do século XIX e o início do século XX. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 31, 107–132. Recuperato da https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6431

Fascicolo

Sezione

Artigos