Os saberes psicológicos e a formação de professores em Minas Gerais entre o final do século XIX e o início do século XX

Authors

  • Deolinda Armani Turci Universidade Federal de Minas Gerais
  • Erika Lourenço Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

história da Psicologia, educação, formação de professores, escola normal, avaliações

Abstract

Esta pesquisa teve como objetivo investigar os saberes psicológicos que circularam na Escola Normal de Ouro Preto entre 1890 e 1930. Para o trabalho utilizamos o referencial teórico da história da Psicologia e a análise documental. Os documentos consultados foram localizados em três acervos: no Arquivo Público Mineiro; em arquivo referente à Escola Normal de Ouro Preto, que atualmente se encontra na Escola Estadual Dom Veloso em Ouro Preto; e na biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. O principal objeto de análise foram as avaliações dos alunos e os resultados mostraram que desde a década de 1880, com a inclusão de matérias de cunho pedagógico no currículo da Escola Normal de Ouro Preto, havia a circulação de diferentes saberes psicológicos, tais como memória e faculdades intelectuais, que auxiliaram na formação de professores e que a Psicologia como área específica de conhecimento também já fazia parte desta formação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Deolinda Armani Turci, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e doutoranda no mesmo programa. É professora da Faculdade Pitágoras - Unidade Venda Nova e trabalha com pesquisas em História da Psicologia e Psicologia Escolar e Educacional. E-mail: deoarmani@gmail.com

Erika Lourenço, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Psicologia. Realiza pesquisas em História da Psicologia no Brasil e em Minas Gerais. E-mail: erikalourenco.mail@gmail.com

Published

2017-07-02

How to Cite

Turci, D. A., & Lourenço, E. (2017). Os saberes psicológicos e a formação de professores em Minas Gerais entre o final do século XIX e o início do século XX. Memorandum: Memory and History in Psychology, 31, 107–132. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6431

Issue

Section

Articles