Ensino de história da psicologia para os estudantes iniciantes

Relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2025.53486

Palabras clave:

história da psicologia, estudantes iniciantes, ações pedagógicas

Resumen

O artigo tem como objetivo norteador apresentar a atuação de dois docentes da disciplina de História da Psicologia, desenvolvida em duas universidades privadas da cidade de São Paulo, e o comprometimento do processo de aprendizagem dos estudantes iniciantes do curso em questão. Trata-se de uma matéria de denso cunho teórico para alunos iniciantes no curso e foram utilizadas metodologias que possibilitaram aos futuros psicólogos adentrarem no universo acadêmico e lhes fossem despertadas a curiosidade e o interesse pela área psicológica, que requer o desenvolvimento de saberes e perspectivas filosóficas, históricas, psíquicas e sociais sobre momentos diversos. Como resultado, nota-se que os discentes começaram a ter novas perspectivas diante dos problemas humanos e sua construção histórica, além de conhecerem as bases epistemológicas relacionadas e os desafios que se colocam atualmente para a Psicologia.

Biografía del autor/a

  • Luciane Helena Mendes de Miranda, UNIP SP

    Doutora (2020) e mestra (2015) em Educação: Psicologia da Educação, ambos pela PUC-SP. Graduada em Psicologia e Pedagogia, tem especialização em Psicopedagogia e em Psicoterapia breve de base psicanalítica. Atua como docente e supervisora clínica na Universidade Paulista. Atende em consultório como psicóloga e psicopedagoga de crianças, jovens e adultos, na modalidade individual e casa. Dedica-se a pesquisas com ênfase nos seguintes temas: Educação Especial e Inclusiva, formação docente e vulnerabilidades no ambiente escolar. É integrante do grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica - CEPId/ PUC-SP.

  • Rodrigo Toledo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade de São Caetano do Sul

    Doutor em Educação: Psicologia da Educação, Mestre em Educação, Psicólogo Escolar e Licenciado em Filosofia. Atua como Docente no campo da Psicologia Escolar e Educacional, Direitos Humanos e Políticas Públicas, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Coordenador do Grupo de Pesquisa Psicologia, Profissionalidade e Direitos Humanos alocado na USCS. Pesquisador dos grupos DSIGUAL (Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões) e GECOMP (Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Comunidade e Políticas Públicas). Tem experiência no desenvolvimento de ações, programas e intervenções em contextos educativos e comunitários. Especializou-se nas áreas da Psicologia Escolar e sua interface com os seguintes temas: enfrentamento das desigualdades educacionais, enfrentamento do preconceito e da discriminação contra a população LGBTQIA+, educação antirracista, enfrentamento da violência escolar, atendimento a queixa escolar, clima e convivência escolar, formação em Psicologia, ética profissional.

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Publicado

2025-07-30

Número

Sección

Formação e ensino de História da Psicologia em países ibero-americanos

Cómo citar

Ensino de história da psicologia para os estudantes iniciantes: Relato de experiência. (2025). Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 42, e53486. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2025.53486