Teaching history of psychology to beggining students

Experience report

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2025.53486

Keywords:

history of psychology, beginning students, pedagogical actions

Abstract

The paper aims to present the performance of two professors of the History of Psychology discipline developed in two private universities in the city of São Paulo and the compromise of the learning process of beginning students of the course in question. It is a subject of dense theoretical nature for students starting the course and the methodologies that were used enabled future psychologists to enter the academic universe and to arouse their curiosity and interest in the psychological area that requires the development of philosophical, historical, psychic and social knowledge, and perspectives about different moments. As a result, it is noted that students began to have new perspectives on human problems and their historical construction, in addition to knowing the related epistemological bases and the challenges that are currently faced by Psychology.

Author Biographies

  • Luciane Helena Mendes de Miranda, UNIP SP

    Doutora (2020) e mestra (2015) em Educação: Psicologia da Educação, ambos pela PUC-SP. Graduada em Psicologia e Pedagogia, tem especialização em Psicopedagogia e em Psicoterapia breve de base psicanalítica. Atua como docente e supervisora clínica na Universidade Paulista. Atende em consultório como psicóloga e psicopedagoga de crianças, jovens e adultos, na modalidade individual e casa. Dedica-se a pesquisas com ênfase nos seguintes temas: Educação Especial e Inclusiva, formação docente e vulnerabilidades no ambiente escolar. É integrante do grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica - CEPId/ PUC-SP.

  • Rodrigo Toledo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade de São Caetano do Sul

    Doutor em Educação: Psicologia da Educação, Mestre em Educação, Psicólogo Escolar e Licenciado em Filosofia. Atua como Docente no campo da Psicologia Escolar e Educacional, Direitos Humanos e Políticas Públicas, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Coordenador do Grupo de Pesquisa Psicologia, Profissionalidade e Direitos Humanos alocado na USCS. Pesquisador dos grupos DSIGUAL (Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões) e GECOMP (Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Comunidade e Políticas Públicas). Tem experiência no desenvolvimento de ações, programas e intervenções em contextos educativos e comunitários. Especializou-se nas áreas da Psicologia Escolar e sua interface com os seguintes temas: enfrentamento das desigualdades educacionais, enfrentamento do preconceito e da discriminação contra a população LGBTQIA+, educação antirracista, enfrentamento da violência escolar, atendimento a queixa escolar, clima e convivência escolar, formação em Psicologia, ética profissional.

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Published

2025-07-30

Issue

Section

Formação e ensino de História da Psicologia em países ibero-americanos

How to Cite

Teaching history of psychology to beggining students: Experience report. (2025). Memorandum: Memory and History in Psychology , 42, e53486. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2025.53486