Microblogs em bibliotecas e unidades de informação: uma análise de critérios de qualidade
Abstract
Aborda a percepção da crescente quantidade de serviços de informação e comunicação em disponibilidade na web para a sociedade contemporânea, formada em especial por usuários da web 2.0. Destaca que a nova geração da internet em meio a web 2.0 transforma comportamentos e idéias com relação ao acesso e uso da informação, baseada em ferramentas colaborativas para os usuários. Relata o uso do microblog como uma ferramenta web 2.0 utilizada para o intercambio de informações instantâneas entre os usuários dentro de suas áreas de interesse. Conceitua e caracteriza o microblog. Analisa os recursos disponíveis no microblog twitter. Utiliza como metodologia uma avaliação de perfis de bibliotecas no twitter. Objetiva identificar perfis de bibliotecas no twitter, que utilizam este microblog como uma ferramenta de comunicação e prestação de serviços para os estudantes e profissionais de suas respectivas instituições de ensino. Utiliza uma metodologia de avaliação que tem como base os critérios de avaliação de fontes de informação na internet propostas por Tomaél, Alcará e Silva (2008). Constata que o microblog é uma ferramenta que auxilia as unidades de informação na disseminação da informação e em novas práticas para a prestação de serviços, como também aproxima às unidades de informação aos usuários e melhora seu relacionamento. Palavras – chave: Microblogs. Web 2.0. Serviços de informação e comunicação.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.