Na busca de um modelo semântico da área de saúde para criação de sistema de conversação para classificação de doenças
Palavras-chave:
Ontologia, Sistema de resposta a perguntas, Sistemas conversacionais, Terminologia clínica, Interoperabilidade semânticaResumo
Na área de saúde, há diversos desafios no estabelecimento de me-canismos que padronizem a atuação dos profissionais e que promovam a integração entre os sistemas utilizados. As ontologias são artefatos voltados para representação de conhecimento com um potencial para auxiliar nas iniciativas neste sentido. Com o apoio das tecnologias baseadas em inteligência artificial, é possível fornecer ferramentas efetivas na resolução de problemas deste contexto. Este trabalho busca definir a estrutura de um modelo semântico baseado em ontologias de domínio que suportem a implementação de um sistema de conversação voltado a fornece respostas a perguntas na área de saúde, com foco no diagnóstico de doenças e classificação de outros problemas de saúde. A proposta envolve bases terminológicas como a Classificação Internacional de Doenças (CID) e a Systematized Nomenclature of Medicine - Clinical Terms (SNOMED CT).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.