Na busca de um modelo semântico da área de saúde para criação de sistema de conversação para classificação de doenças

Autores/as

  • Rommel Vieira Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maurício Barcellos Almeida Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Ontologia, Sistema de resposta a perguntas, Sistemas conversacionais, Terminologia clínica, Interoperabilidade semântica

Resumen

Na área de saúde, há diversos desafios no estabelecimento de me-canismos que padronizem a atuação dos profissionais e que promovam a integração entre os sistemas utilizados. As ontologias são artefatos voltados para representação de conhecimento com um potencial para auxiliar nas iniciativas neste sentido. Com o apoio das tecnologias baseadas em inteligência artificial, é possível fornecer ferramentas efetivas na resolução de problemas deste contexto. Este trabalho busca definir a estrutura de um modelo semântico baseado em ontologias de domínio que suportem a implementação de um sistema de conversação voltado a fornece respostas a perguntas na área de saúde, com foco no diagnóstico de doenças e classificação de outros problemas de saúde. A proposta envolve bases terminológicas como a Classificação Internacional de Doenças (CID) e a Systematized Nomenclature of Medicine - Clinical Terms (SNOMED CT).

Publicado

2020-02-03

Cómo citar

Na busca de um modelo semântico da área de saúde para criação de sistema de conversação para classificação de doenças. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/19178. Acesso em: 28 dec. 2024.