Comportamento para se informar em Museus

reflexões sobre a necessidade, busca e uso da informação pelo público usuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2022.36237

Palavras-chave:

estudos de usuários, comportamento informacional em museus, modelos de comportamento para se informar

Resumo

Estudar o comportamento para se informar do visitante de museus – à luz da Ciência da Informação - consiste na problemática deste artigo. Objetiva-se, portanto, selecionar trabalhos dedicados à compreensão dos processos de identificação da necessidade, busca e uso de informação, debatendo-as no âmbito do museu e seus sistemas de informação ao público. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se as palavras-chaves “comportamento informacional”, “modelos de busca e uso de informações”, “modelos de comportamento para se informar” e “comportamento para se informar em museus”, nas bases Scopus, Scielo e Google Scholar. Como resultado, propõe-se um modelo de comportamento para se informar do público museal, salientando os aspectos cognitivos, emocionais e situacionais que gravitam na prática informacional nesses ambientes. Justifica-se, pois apresenta noções relevantes aos gestores dessas entidades, levantando discussões sobre quais fatores determinam a relação do visitante de museu na sua busca por informação, corroborando o levantamento de insights para a melhoria dos serviços informacionais destes espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Fernandes Dutra, Universidade Federal de Minas Gerais

Turismóloga pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro dos grupos de pesquisa Turismo, economia, cultura e território (CNPq) e Estudos em Museologia, Arte e Estética na Tecnologia, Educação e Ciência (MUSAETEC - ECI UFMG).

Frederico César Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, Bacharel em Ciências Econômicas pela FACE-UFMG, e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pelo CEPEAD-UFMG. Educador há 19 anos, atualmente como Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola de Ciência da Informação, Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação (DTGI), e como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Gestão & Tecnologia da Informação e Comunicação (GETIC). Membro do Comitê Editorial da Revista REUNA (desde março de 2020), e produtor de conteúdo em mídias digitais, além de atuar como palestrante.

Referências

BARBOSA, T. K. Oferta e demanda de informação da Biblioteca Virtual em Saúde: BVS Bioética e Diplomacia em Saúde. Dissertação Mestrado Ciência da Informação – Universidade de Brasília. Brasília, 2012.

BELKIN, N. J. Anomalous states of knowledge as a basis for information retrieval. Canadian Journal of Information Science, v.5, p.133-143, 1980.

CHOO, C. W. Research in information and Knowledge Management. Brasília-DF, 2006.

DANTAS, E. B. Gestão da informação sobre a satisfação de clientes e orientação para o Mercado. Tese (Doutorado em CI) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

DERVIN, B. From the mind’ eye of the user: the Sense-Making qualitative-quantitative methodology. In: GLAZIER, J.D., POWELL, R.R. (orgs.). Qualitative Research in Information Management. Englewood: Libraries, p.61-84, 1992.

FERNÁNDEZ, L. A. Introducción a la nueva museología. Madrid: Alianza Editorial, 1999.

FERREIRA, S. M. S. P. Novos paradigmas e novos usuários de informação. Ciência da Informação - Vol 25, 2, 1995.

FORMULÁRIO DE VISITAÇÃO ANUAL (FVA) - Resultados 2017. Disponível em: < https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2018/07/RESULTADOS-FVA-20171.pdf> Acesso: 11/10/2020.

GARCIA, G. P. C.; SANTANA, Y. D. Os usuários da Informação no arquivo: perspectivas de aproximação e aplicação no âmbito dos estudos da Ciência da Informação. V. 8, 2; 2018; e-Ciencias de la Información.

GOUVEIA JUNIOR, M.; GALINDO, M. Sistemas memorias como disseminadores de informação. TransInformação, Campinas, 24(3):207-217, 2012.

ICOM, International Council of Museums. Declaração de Quebec – Quebec, 1984.

KUHLTHAU, C. C. A Principle of Uncertainty for Information Seeking. Journal of Documentation, v.49, n.4, p.339-355, 1993.

MARQUES, I. C. O museu como sistema de informação. Dissertação Mestrado em Museologia –Universidade do Porto. Portugal, 2010.

NASCIMENTO, N. M.; VITORIANO, M. C. C. P. Comportamento informacional nas organizações: a busca e o uso de informações no processo de avaliação documental. ÁGORA, Florianópolis, v. 27, n. 54, p. 126-157, 2017.

OHTOSHI, P. H. O comportamento informacional: estudo com especialistas em segurança da informação e criptografia integrantes da RENASIC/COMSIC. Dissertação (Mestrado Ciência da Informação) Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

PADILHA, R. C.; CAFÉ, L.; SILVA, E. L. O papel das instituições museológicas na sociedade da informação/conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, n.2, p.68-82, 2014.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Rio Grande do Sul, 2013.

ROLIM, E. A.; CENDON, B. V. Modelos teóricos de estudos de usuários na ciência da informação. DataGramaZero, v.14 n.2 2013.

TAYLOR, R.S. Information Use Environments. In: DERVIN, B.; VOIGT, M.J. (Orgs.). Progress in Communication Science. Norwood: Ablex, p.217-255, 1991.

WILSON, T. D. Models in information behavior reserch. Journal of Documentation, London, v.55, n.3, p.249-270, 1999.

WILSON, T. D. On user studies and information needs. Journal of Documentation, London, v. 37, n.1, p. 3-15, 1981.

Downloads

Publicado

2022-08-09

Como Citar

DUTRA, L. F.; PEREIRA, F. C. M. Comportamento para se informar em Museus: reflexões sobre a necessidade, busca e uso da informação pelo público usuário. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, 2022. DOI: 10.35699/2237-6658.2022.36237. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/36237. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)