As contribuições da World Class Manufacturing para a operacionalização da gestão do conhecimento nas organizações

Autores

  • Rafael de Carvalho Mendes Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-4303-7044
  • Max Cirino de Mattos Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Gestão do Conhecimento do Grupo, World-Class Manufacturing

Resumo

Este estudo apresenta um resultado associado à pesquisa de Mendes (2017), relacionada à proposta de uma metodologia para a integração entre a Gestão do Conhecimento (GC) e a World Class Manufacturing (WCM), que apresentou os resultados de uma investigação inicial de natureza teórico-conceitual visando desenvolver uma visão abrangente sobre a GC e WCM, e como esses construtos se relacionam. Apesar da identificação de contribuições mútuas entre os dois construtos, até 2016, havia sido identificado apenas um artigo abordando de forma explícita a interação entre as teorias, sendo que, a partir de uma aproximação inicial, Mendes e Mattos (2017) propuseram sequenciar essa pesquisa propondo modelos ou extensão de métodos e ferramentas relacionados à GC e WCM. Este estudo visa trazer à luz vozes relacionadas à operacionalização da GC, identificadas na WCM, que podem auxiliar Gestores no que tange à prática de mapeamento, partilha e utilização do conhecimento nas organizações. Como resultado, foram identificadas dez vozes relacionadas a dois Pilares do WCM, Focused Improvement (FI) e People Development (PD), sendo apresentadas com destaque três destas vozes do Pilar PD que abrangem alguns aspectos relevantes das teorias relacionadas à GC como mapeamento e disseminação do conhecimento e a sua avaliação.

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

MENDES, R. de C.; CIRINO DE MATTOS, M. As contribuições da World Class Manufacturing para a operacionalização da gestão do conhecimento nas organizações. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], n. Especial, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37179. Acesso em: 18 maio. 2022.