Uma análise altmétrica de publicações científicas sobre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade

Autores

  • Rafael de Carvalho Mendes Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-4303-7044
  • Yluska Bambirra Assunção Universidade Federal de Minas Gerais
  • Max Cirino de Mattos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mario Sérgio Teixeira Marques SKEMA Business School https://orcid.org/0000-0002-7233-4355

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2022.40905

Palavras-chave:

Comunicação Científica, Métricas de impacto científico, Revisão de Literatura, Altmetria

Resumo

A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade se mostram temas atuais no meio acadêmico. A fim de avaliar o impacto destes construtos sob o ponto de vista da altmetria em comparação à métrica de número de citações, o artigo discute a aplicação da altmetria a partir do uso das ferramentas Dimensions e Altmetric Explorer para a coleta e a análise dos resultados. Foram selecionados 2.089 artigos “open access”, com os termos de busca “interdisciplinaridade” e “transdisciplinaridade”, presentes no título e/ou resumos e publicados entre 2014 e 2020. A análise altmétrica revelou grande número de menções aos temas, com expressivo crescimento ao longo do tempo. Observou-se grande potencial dos indicadores altmétricos como ferramenta complementar na seleção de trabalhos científicos para revisões sistemáticas de literatura. Percebe-se uma vantagem da altmetria sobre os demais indicadores em termos de agilidade de resposta ao impacto, qualificação do público atingido e canais de divulgação científica; proposta que vem de encontro ao contexto atual e à produção de conhecimento em tempo real. Cumprindo o objetivo proposto, o estudo demonstrou a relevância do impacto social dos artigos nos temas pesquisados, e que os indicadores altmétricos contribuem com a análise do impacto da ciência na sociedade. Sugere-se a continuidade de estudos sobre a altmetria, bem como  a disseminação das ferramentas aqui utilizadas, para melhor entendimento e consolidação dessa métrica no universo acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVARENGA, A. T. DE; SOMMERMAN, A.; ALVAREZ, A. M. DE S. Congressos internacionais sobre transdisciplinaridade: reflexões sobre emergências e convergências de ideias e ideais na direção de uma nova ciência moderna. Saúde e Sociedade, v. 14, n. 3, p. 9-29, 2005. Disponível em: . Acesso em: 08 jun. 2021.

ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de. Estudos métricos da informação na web e o papel dos profissionais da informação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, [s. l.], v. 10, n. 1, 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pbcib/article/view/23229>. Acesso em: 9 maio. 2019.

Brandão, C. A. L. Knowing and Thinking Tomorrow. Em S. D. J. Pena, Themes In Transdisciplinary Research (Edição: 1). Editora UFMG, 2010.

CASTELLÀ, C. O.; LÓPEZ-BORRULL, A.; ABADAL, E. The challenges facing library and information science journals: Editors’ opinions. Learned Publishing, v. 29, n. 2, p. 89–94, 2016.

DIANA, T.; GORDON, A. Intellectual Leadership of Leonardo da Vinci: A Bibliometric Study. 2018.

Dimensions. [s.d.]. Disponível em: <https://www.Dimensions.ai/>. Acesso em: 4 maio. 2019.

DINSMORE, Adam; ALLEN, Liz; DOLBY, Kevin. Alternative Perspectives on Impact: The Potential of ALMs and Altmetrics to Inform Funders about Research Impact. PLoS Biology, [s. l.], v. 12, n. 11, p. e1002003, 2014.

DOMINGUES, Ivan. Conhecimento e transdisciplinaridade. [s.l.] : Editora UFMG, 2001.

Explorer for Publishers – Altmetric. [s.d.]. Disponível em: <https://www.altmetric.com/products/explorer-for-publishers/>. Acesso em: 4 maio. 2019.

Facilitating Interdisciplinary Research (p. 11153). National Academies Press. https://doi.org/10.17226/11153, 2004.

Gibbons, M., Limoges, C., Nowotny, H., Schwartzman, S., Scott, P., & Trow, M. The New Production of Knowledge: Dynamics of Science and Research in Contemporary Societies. SAGE Publications Ltd., 2002.

Gonçalves, A. INTERDISCIPLINARES METHODOLOGIES FOR HIGHER EDUCATION AND RESEARCH - FROM UNDERGRADUATE TO GRADUATE SOME POSSIBLE PATHS. 08, 8, 2018.

Gonçalves Filho, C., Regina Veit, M., & Rafael Reis Monteiro, P. INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA, ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO E EMPREENDEDORISMO: IDENTIFICAÇÃO DE CLUSTERS DE EMPRESAS E TESTE DE MODELO DE PREDIÇÃO DO DESEMPENHO NOS NEGÓCIOS. Review of Administration and Innovation - RAI, 10(2), 81–101. https://doi.org/10.5773/rai.v10i2.765, 2013.

GOUVEIA, Fábio Castro; GOUVEIA, Fábio Castro. Altmetrics and the interface between science and society. Trabalho, Educação e Saúde, [s. l.], v. 14, n. 3, p. 643–645, 2016.

HAUSTEIN, S. SIG/MET: METRICS 2015: Workshop on Informetric and Scientometric Research. 2016.

JABUR, Naeema H. et al. Altmetrics indicators for measuring the readers’ intentions towards the highly cited articles in knowledge sharing. Advances in Social Sciences Research Journal, [s. l.], n. 24, p. 9, 2017.

MARICATO, João de Melo; MARTINS, Dalton Lopes. Altmetria: complexidades, desafios e novas formas de mensuração e compreensão da comunicação científica na web social. Biblios, [s. l.], n. 68, p. 48–68, 2017.

MARQUES, Mário Sergio Teixeira; MATTOS, Max Cirino De; ASSUNÇÃO, Bambirra Assunção. Projeto interdisciplinar no ensino superior: análise da percepção de coordenadores e docentes em uma instituição privada | Revista Competência. [s. l.], 2018. Disponível em: <http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC/article/view/682>. Acesso em: 11 maio. 2019.

PATTHI, Basavaraj. Altmetrics – A Collated Adjunct Beyond Citations for Scholarly Impact: A Systematic Review. JOURNAL OF CLINICAL AND DIAGNOSTIC RESEARCH, [s.l.], 2017. Disponível em: <http://jcdr.net/article_fulltext.asp?issn=0973- 709x&year=2017&volume=11&issue=6&page=ZE16&issn=0973-709x&id=10078>. Acesso em: 28 mar. 2019.

POMBO, O. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em revista, v. 1, n. 1, 2006. Disponível em: . Acesso em: 5 jun. 2021.

PRIEM, Jason et al. Altmetrics: A Manifesto. altmetrics.org, [s. l.], 2010.

PRIEM, Jason; PIWOWAR, Heather A.; HEMMINGER, Bradley M. Altmetrics in the wild: Using social media to explore scholarly impact. arXiv:1203.4745 [cs], [s. l.], 2012. Disponível em: <http://arxiv.org/abs/1203.4745>. Acesso em: 10 maio. 2019.

PRIEM, J. I like the term# article level metrics, but it fails to imply* diversity* of measures. Lately, I’m liking# altmetrics. Twitter, 28 set. 2010.

SOMMERMAN, Américo; MELLO, Maria F. de; BARROS, Vitória M. de (Orgs.). Educação e transdisciplinaridade II. Coordenação Executiva do CETRANS. São Paulo: TRIOM, 2002.

SORENSEN, V. Citizenship, media and the technology. In: PENA, S. D. J. (Org.). Themes in Transdisciplinary Research. Belo Horizonte: Edi¬tora UFMG, 2010.

VANTI, Nadia et al. Altmetrics: Social media metrics for a more democratic Science.

Transinformação, [s. l.], v. 28, n. 3, p. 349–358, 2016.

Downloads

Publicado

2023-01-17

Como Citar

MENDES, R. de C.; ASSUNÇÃO, Y. B.; MATTOS, M. C. de; MARQUES, M. S. T. Uma análise altmétrica de publicações científicas sobre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, 2023. DOI: 10.35699/2237-6658.2022.40905. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/40905. Acesso em: 20 abr. 2024.