MARC21 Autoridades para entidades coletivas
experiência da oficina ministrada aos alunos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2025.57407Palavras-chave:
Catalogação, Catálogo de autoridade, MARC21, Registro de autoridade, Entidades coletivasResumo
O formato MARC21 é um padrão amplamente utilizado nos catálogos das bibliotecas brasileiras e estrangeiras, sendo parte essencial na rotina dos bibliotecários catalogadores. Por este motivo, o ensino deste formato na graduação se mostra essencial para que os alunos estejam familiarizados com os campos e subcampos que este formato apresenta, além de ser uma preparação fundamental para o mundo do trabalho e para a atividade profissional na área da Biblioteconomia. Para contribuir com a formação e estimular a prática do uso do formato MARC21, ofereceu-se para os alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, uma oficina sobre o MARC21 Autoridades com foco em entidades coletivas, como uma maneira de prepará-los para a vida profissional no processamento técnico de uma biblioteca. Este relato de experiência busca analisar o ponto de vista dos alunos participantes, com o propósito de apurar a eficácia da oficina para o aprendizado da representação de entidades coletivas por meio da utilização do formato MARC21 em registros de autoridades. Utilizou-se como método de avaliação um formulário on-line, enviado aos participantes via e-mail, após a realização da oficina. Os resultados apontaram que 76% dos participantes saíram da oficina muito satisfeitos e 100% concluíram que a oficina contribuiu para seu entendimento sobre o tema proposto. Conclui-se com este relato de experiência que os graduandos da universidade aprovam oficinas com atividades práticas e se mostram interessados na oferta de oficinas futuras com novos temas de catalogação.
Downloads
Referências
ASSUMPÇÃO, Fabrício Silva. AACR2, MARC 21 e controle de autoridade: um guia de estudo. Florianópolis, 2020. Disponível em: https://fabricioassumpcao.com/guia-de-estudo. Acesso em: 24 mar. 2025.
BIBLIOTECA NACIONAL. Acervo digital. Disponível em: https://acervo.bn.gov.br/sophia_web. Acesso em: 19 maio 2025.
CÓDIGO de catalogação anglo-americano. 2. ed. rev. 2002. São Paulo: FEBAB; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004. Folhas soltas; 30 cm.
DUMER, Luciana; ALBUQUERQUE, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de. MARC21 e outros formatos de intercâmbio bibliográfico. João Pessoa: Editora UFPB, 2020. 188 p., il. ISBN 9788523715144. Disponível em: https://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/download/179/911/7524-1?inline=1. Acesso em: 8 jan. 2025.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS E INSTITUIÇÕES. MARC 21 Autoridade. Disponível em: https://marc.febab.org/. Acesso em: 22 jan. 2025.
LIBRARY OF CONGRESS. Library of Congress Authorities. Disponível em: https://authorities.loc.gov/. Acesso em: 19 maio 2025.
MOREIRA, Mylena Carvalho; TOLENTINO, Vinicius de Souza. Oficina sobre MARC21 Autoridades para entidades coletivas. Rio de Janeiro, RJ. 18 out. 2024. Apresentação do Power Point. 31 slides. color.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO. Divisão de Bibliotecas e Documentação. Marc21: formato bibliográfico. 2017. Disponível em: http://www.dbd.puc-rio.br/MARC21/conteudo.html. Acesso em: 22 jan. 2025.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Escola de Biblioteconomia. Projeto pedagógico do curso de bacharelado em Biblioteconomia. 2010. Disponível em: https://www.unirio.br/cchs/eb/arquivos/Projeto%20Politico%20Pedagogico%20Bacharelado%20-%2031.05.2010.pdf. Acesso em: 22 jan. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mylena Carvalho Moreira, Vinicius de Souza Tolentino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.















