MARC21 Autoridades para entidades coletivas

experiência da oficina ministrada aos alunos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2025.57407

Palavras-chave:

Catalogação, Catálogo de autoridade, MARC21, Registro de autoridade, Entidades coletivas

Resumo

O formato MARC21 é um padrão amplamente utilizado nos catálogos das bibliotecas brasileiras e estrangeiras, sendo parte essencial na rotina dos bibliotecários catalogadores. Por este motivo, o ensino deste formato na graduação se mostra essencial para que os alunos estejam familiarizados com os campos e subcampos que este formato apresenta, além de ser uma preparação fundamental para o mundo do trabalho e para a atividade profissional na área da Biblioteconomia. Para contribuir com a formação e estimular a prática do uso do formato MARC21, ofereceu-se para os alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, uma oficina sobre o MARC21 Autoridades com foco em entidades coletivas, como uma maneira de prepará-los para a vida profissional no processamento técnico de uma biblioteca. Este relato de experiência busca analisar o ponto de vista dos alunos participantes, com o propósito de apurar a eficácia da oficina para o aprendizado da representação de entidades coletivas por meio da utilização do formato MARC21 em registros de autoridades. Utilizou-se como método de avaliação um formulário on-line, enviado aos participantes via e-mail, após a realização da oficina. Os resultados apontaram que 76% dos participantes saíram da oficina muito satisfeitos e 100% concluíram que a oficina contribuiu para seu entendimento sobre o tema proposto. Conclui-se com este relato de experiência que os graduandos da universidade aprovam oficinas com atividades práticas e se mostram interessados na oferta de oficinas futuras com novos temas de catalogação.

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Biografia do Autor

  • Mylena Carvalho Moreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Graduanda do curso de Bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui ensino médio com nível técnico em Administração, pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), concluído em 2017. Possui experiência na área de Representação Descritiva.

  • Vinicius de Souza Tolentino, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Professor adjunto do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UNIRIO). Doutor e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Biblioteconomia pela UNIRIO. É 2º Líder do Grupo de Pesquisa: "Observatório de Tendências: Interoperabilidade e Metadados para Organização do Conhecimento - OTIMO©". Possui interesse de pesquisa nos seguintes temas: Organização do conhecimento, Bibliografia, Representação Descritiva, Ensino de Representação Descritiva, Padronização de metadados em sistemas de informação.

Referências

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livros

Publicado

2025-06-15

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

MARC21 Autoridades para entidades coletivas: experiência da oficina ministrada aos alunos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, p. e057407, 2025. DOI: 10.35699/2237-6658.2025.57407. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/57407. Acesso em: 8 dez. 2025.