Comportamento para se informar em Museus

reflexões sobre a necessidade, busca e uso da informação pelo público usuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2022.36237

Palavras-chave:

estudos de usuários, comportamento informacional em museus, modelos de comportamento para se informar

Resumo

Estudar o comportamento para se informar do visitante de museus – à luz da Ciência da Informação - consiste na problemática deste artigo. Objetiva-se, portanto, selecionar trabalhos dedicados à compreensão dos processos de identificação da necessidade, busca e uso de informação, debatendo-as no âmbito do museu e seus sistemas de informação ao público. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se as palavras-chaves “comportamento informacional”, “modelos de busca e uso de informações”, “modelos de comportamento para se informar” e “comportamento para se informar em museus”, nas bases Scopus, Scielo e Google Scholar. Como resultado, propõe-se um modelo de comportamento para se informar do público museal, salientando os aspectos cognitivos, emocionais e situacionais que gravitam na prática informacional nesses ambientes. Justifica-se, pois apresenta noções relevantes aos gestores dessas entidades, levantando discussões sobre quais fatores determinam a relação do visitante de museu na sua busca por informação, corroborando o levantamento de insights para a melhoria dos serviços informacionais destes espaços.

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Biografia do Autor

Larissa Fernandes Dutra, Universidade Federal de Minas Gerais

Turismóloga pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro dos grupos de pesquisa Turismo, economia, cultura e território (CNPq) e Estudos em Museologia, Arte e Estética na Tecnologia, Educação e Ciência (MUSAETEC - ECI UFMG).

Frederico César Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, Bacharel em Ciências Econômicas pela FACE-UFMG, e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pelo CEPEAD-UFMG. Educador há 19 anos, atualmente como Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola de Ciência da Informação, Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação (DTGI), e como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Gestão & Tecnologia da Informação e Comunicação (GETIC). Membro do Comitê Editorial da Revista REUNA (desde março de 2020), e produtor de conteúdo em mídias digitais, além de atuar como palestrante.

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Publicado

2022-08-09

Como Citar

DUTRA, L. F.; PEREIRA, F. C. M. Comportamento para se informar em Museus: reflexões sobre a necessidade, busca e uso da informação pelo público usuário. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, 2022. DOI: 10.35699/2237-6658.2022.36237. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/36237. Acesso em: 29 mar. 2024.

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