Comportamento para se informar em Museus
reflexões sobre a necessidade, busca e uso da informação pelo público usuário
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2022.36237Palabras clave:
estudos de usuários, comportamento informacional em museus, modelos de comportamento para se informarResumen
Estudar o comportamento para se informar do visitante de museus – à luz da Ciência da Informação - consiste na problemática deste artigo. Objetiva-se, portanto, selecionar trabalhos dedicados à compreensão dos processos de identificação da necessidade, busca e uso de informação, debatendo-as no âmbito do museu e seus sistemas de informação ao público. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se as palavras-chaves “comportamento informacional”, “modelos de busca e uso de informações”, “modelos de comportamento para se informar” e “comportamento para se informar em museus”, nas bases Scopus, Scielo e Google Scholar. Como resultado, propõe-se um modelo de comportamento para se informar do público museal, salientando os aspectos cognitivos, emocionais e situacionais que gravitam na prática informacional nesses ambientes. Justifica-se, pois apresenta noções relevantes aos gestores dessas entidades, levantando discussões sobre quais fatores determinam a relação do visitante de museu na sua busca por informação, corroborando o levantamento de insights para a melhoria dos serviços informacionais destes espaços.
Descargas
Citas
BARBOSA, T. K. Oferta e demanda de informação da Biblioteca Virtual em Saúde: BVS Bioética e Diplomacia em Saúde. Dissertação Mestrado Ciência da Informação – Universidade de Brasília. Brasília, 2012.
BELKIN, N. J. Anomalous states of knowledge as a basis for information retrieval. Canadian Journal of Information Science, v.5, p.133-143, 1980.
CHOO, C. W. Research in information and Knowledge Management. Brasília-DF, 2006.
DANTAS, E. B. Gestão da informação sobre a satisfação de clientes e orientação para o Mercado. Tese (Doutorado em CI) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
DERVIN, B. From the mind’ eye of the user: the Sense-Making qualitative-quantitative methodology. In: GLAZIER, J.D., POWELL, R.R. (orgs.). Qualitative Research in Information Management. Englewood: Libraries, p.61-84, 1992.
FERNÁNDEZ, L. A. Introducción a la nueva museología. Madrid: Alianza Editorial, 1999.
FERREIRA, S. M. S. P. Novos paradigmas e novos usuários de informação. Ciência da Informação - Vol 25, 2, 1995.
FORMULÁRIO DE VISITAÇÃO ANUAL (FVA) - Resultados 2017. Disponível em: < https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2018/07/RESULTADOS-FVA-20171.pdf> Acesso: 11/10/2020.
GARCIA, G. P. C.; SANTANA, Y. D. Os usuários da Informação no arquivo: perspectivas de aproximação e aplicação no âmbito dos estudos da Ciência da Informação. V. 8, 2; 2018; e-Ciencias de la Información.
GOUVEIA JUNIOR, M.; GALINDO, M. Sistemas memorias como disseminadores de informação. TransInformação, Campinas, 24(3):207-217, 2012.
ICOM, International Council of Museums. Declaração de Quebec – Quebec, 1984.
KUHLTHAU, C. C. A Principle of Uncertainty for Information Seeking. Journal of Documentation, v.49, n.4, p.339-355, 1993.
MARQUES, I. C. O museu como sistema de informação. Dissertação Mestrado em Museologia –Universidade do Porto. Portugal, 2010.
NASCIMENTO, N. M.; VITORIANO, M. C. C. P. Comportamento informacional nas organizações: a busca e o uso de informações no processo de avaliação documental. ÁGORA, Florianópolis, v. 27, n. 54, p. 126-157, 2017.
OHTOSHI, P. H. O comportamento informacional: estudo com especialistas em segurança da informação e criptografia integrantes da RENASIC/COMSIC. Dissertação (Mestrado Ciência da Informação) Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
PADILHA, R. C.; CAFÉ, L.; SILVA, E. L. O papel das instituições museológicas na sociedade da informação/conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, n.2, p.68-82, 2014.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Rio Grande do Sul, 2013.
ROLIM, E. A.; CENDON, B. V. Modelos teóricos de estudos de usuários na ciência da informação. DataGramaZero, v.14 n.2 2013.
TAYLOR, R.S. Information Use Environments. In: DERVIN, B.; VOIGT, M.J. (Orgs.). Progress in Communication Science. Norwood: Ablex, p.217-255, 1991.
WILSON, T. D. Models in information behavior reserch. Journal of Documentation, London, v.55, n.3, p.249-270, 1999.
WILSON, T. D. On user studies and information needs. Journal of Documentation, London, v. 37, n.1, p. 3-15, 1981.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.