Biblioterapia: o bibliotecário como agente integrador e socializador da informação

Autores/as

  • Edson Marques Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Graduando do curso de Biblioteconomia.
  • Micarla do Nascimento Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Graduanda do curso de Biblioteconomia.
  • Diego Maradona Souza da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Graduando do curso de Biblioteconomia.
  • Mona Lisa Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Graduanda do curso de Biblioteconomia.

Resumen

A Pesquisa aborda questões entre as relações estabelecidas entre a biblioterapia e a biblioteconomia na ação do profissional bibliotecário como agente promotor da socialização e de integração. Apresenta o conceito, etimologia e suas características bem como seu histórico e tipologia. Explica a origem da biblioterapia e a sua relação com a área da saúde. Apresenta os primeiros experimentos das relações estabelecidas da biblioterapia com a biblioteconomia. Analisa as divisões da biblioterapia em desenvolvimental, clínica e institucional e exemplifica esta última, com a participação do profissional bibliotecário nos serviços de biblioterapia e atendimento ao idoso institucionalizado. Enfoca a importância da leitura como complemento no processo de tratamento terapêutico. Utiliza como referencial metodológico a observância dos princípios teóricos da biblioterapia em um ambiente institucional com idosos, apenas para fins ilustrativos da prática biblioterapêutica. Conclui demonstrando o bibliotecário como um intermediador entre o paciente e o mundo da leitura através do serviço de biblioterapia. Palavras-Chave: Biblioterapia. Bibliotecário socializador. Leitura Terapêutica.

Publicado

2014-05-14

Número

Sección

GT 4 - Gestão e organização da informação e do conhecimento

Cómo citar

Biblioterapia: o bibliotecário como agente integrador e socializador da informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17365. Acesso em: 26 dec. 2024.