Na busca de um modelo semântico da área de saúde para criação de sistema de conversação para classificação de doenças

Autores

  • Rommel Vieira Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maurício Barcellos Almeida Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ontologia, Sistema de resposta a perguntas, Sistemas conversacionais, Terminologia clínica, Interoperabilidade semântica

Resumo

Na área de saúde, há diversos desafios no estabelecimento de me-canismos que padronizem a atuação dos profissionais e que promovam a integração entre os sistemas utilizados. As ontologias são artefatos voltados para representação de conhecimento com um potencial para auxiliar nas iniciativas neste sentido. Com o apoio das tecnologias baseadas em inteligência artificial, é possível fornecer ferramentas efetivas na resolução de problemas deste contexto. Este trabalho busca definir a estrutura de um modelo semântico baseado em ontologias de domínio que suportem a implementação de um sistema de conversação voltado a fornece respostas a perguntas na área de saúde, com foco no diagnóstico de doenças e classificação de outros problemas de saúde. A proposta envolve bases terminológicas como a Classificação Internacional de Doenças (CID) e a Systematized Nomenclature of Medicine - Clinical Terms (SNOMED CT).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-03

Como Citar

CARNEIRO , R. V. .; ALMEIDA , M. B. Na busca de um modelo semântico da área de saúde para criação de sistema de conversação para classificação de doenças. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/19178. Acesso em: 18 abr. 2024.