Arquitetura e vontade de poder
A simbólica dos espaços e dos objetos nos discursos de Lavoura arcaica
DOI :
https://doi.org/10.17851/2358-9787.34.1.%25pMots-clés :
Lavoura arcaica, discursos, arquitetura, poder, ordemRésumé
Para além da análise dos discursos antagônicos de poder que regem a Lavoura arcaica, interessa-nos identificar neles as tentativas de organizações espaciais, cujo estudo é imprescindível para a leitura e a compreensão pormenorizada do romance. A integração entre espaço, homem, linguagem e a própria articulação da narrativa é total: descrever o espaço é falar do homem que ali habita e apresentar o homem é introduzir seus ambientes. Por isso, utilizamo-nos das noções de Mircea Eliade, sobre sagrado e profano, caos e cosmos e sobrenatura, e de Bachelard, sobre os espaços, a fim de extrair das incursões “cenográficas” do narrador a constituição simbólica dos espaços das Casas (seja a Casa do pai, a casa velha ou o quarto de pensão de André), identificando o que de comum ou de distinto existe entre eles.
Références
AZEVEDO, Daiane Crivelaro de. Tradição e Ruptura: a (des)ordem como cicatriz na literatura de Raduan Nassar. 2015. 148 p. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015.
AZEVEDO, Estevão. “Geometria Barroca do Destino: Erostismo e Reescritura em ‘Lavoura arcaica’”. In: O Corpo Erótico das Palavras. São Paulo: Editora Perspectiva, 2019, pp. 71-182.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. Antônio da Costa Leal e Lídia do Valle Santos Leal. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BACHELARD, Gaston. A Terra e os Devaneios do repouso. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2019.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o Profano. Trad. Rogério Fernandes. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2020.
ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. Trad. Pola Civelli. São Paulo: Editora Perspectiva, 2019.
NASSAR, Raduan. Lavoura arcaica. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos Ídolos. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia de bolso, 2020.
QUINTELLA, Carolina Raquel do Amaral. Colheita maldita: nova ordem e repressão em Lavoura arcaica, de Raduan Nassar. 2022, 182 p. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2022.



