Acessibilidade, pessoas com deficiência, museus e exposições on-line

tendências em uma revisão bibliográfica

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Museus, Tecnologia Assistiva, Inclusão digital, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

Visando compreender as relações entre acessibilidade, pessoas com deficiência, museus e exposições on-line, conduzimos uma revisão bibliográfica sistematizada nas bases PublicAcessibilidade e Periódicos Capes. Após aplicação dos critérios de exclusão, analisamos 18 textos por meio da leitura integral e sua associação com o processamento textual dos seus resumos no software de análises qualitativas IRAMUTEQ. Cinco classes emergiram: 1, Visitantes com deficiência: experiência e informação on-line; 2, Tecnologias digitais e provisão de acessibilidade; 3, Websites: técnicas e ferramentas de acessibilidade; 4, Perspectivas educacionais; 5, Desenvolvimento, implementação e interpretação de exposições on-line. Os resultados indicam práticas e tendências na promoção de acessibilidade em museus on-line por meio de relatos de desenvolvimento e avaliação de websites e exposições, em uma perspectiva majoritariamente técnica, agregado a discussões teóricas e empíricas sobre a influência de recursos de acessibilidade na inclusão de PcD. Nos textos selecionados, identificamos, também, que há lacunas quando se trata da abordagem da experiência de visitação de PcD a exposições on-line. Frisamos, por fim, que apesar de extremamente importantes, as investigações nesse universo não devem se concentrar apenas em tecnicalidades, mas que ainda é necessário estudar, refletir e discutir implicações sociais e históricas dessa relação, especialmente para garantir que PcD sejam protagonistas e participantes ativos tanto da prática, quanto da teoria.

Biografia do Autor

  • Letícia Marinho, Fundação Oswaldo Cruz

    Mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde na Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz. Divulgadora científica no Hub Fiocruz na The Global Health Network da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC). Membro do grupo de pesquisa e estudos Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC), contemplado com o Cimuset Award em 2023 em Seoul. Bacharela em Ciências Biológicas e Licenciada em Biologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3461311830715841.

  • Jessica Norberto Rocha, Fundação Cecierj

    Divulgadora Científica e pesquisadora da Fundação Centro de Ciências e de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj). Bolsista Produtividade CNPq em Divulgação Científica e Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Grantee da Agência Norte-americana de pesquisa Fulbright no Museum of Science (Boston- EUA) (2021). Coordenadora do grupo de pesquisa Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC), contemplado com o Cimuset Award em 2023 em Seoul. Professora do Doutorado e Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde (Fiocruz/IOC), do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Fiocruz/COC), da Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência (Fiocruz/COC) e da Especialização em Ensino de Ciências: ênfase em Biologia e Química (IFRJ/Maracanã). Doutora em Educação na Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche de um ano na Kings College London (UK). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9146559931407210.

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Publicado

2024-11-07

Como Citar

Acessibilidade, pessoas com deficiência, museus e exposições on-line: tendências em uma revisão bibliográfica. (2024). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 29, e51471. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/51471