Acessibilidade, pessoas com deficiência, museus e exposições on-line

tendências em uma revisão bibliográfica

Autores/as

Palabras clave:

Acessibilidade, Museus, Tecnologia Assistiva, Inclusão digital, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumen

Visando compreender as relações entre acessibilidade, pessoas com deficiência, museus e exposições on-line, conduzimos uma revisão bibliográfica sistematizada nas bases PublicAcessibilidade e Periódicos Capes. Após aplicação dos critérios de exclusão, analisamos 18 textos por meio da leitura integral e sua associação com o processamento textual dos seus resumos no software de análises qualitativas IRAMUTEQ. Cinco classes emergiram: 1, Visitantes com deficiência: experiência e informação on-line; 2, Tecnologias digitais e provisão de acessibilidade; 3, Websites: técnicas e ferramentas de acessibilidade; 4, Perspectivas educacionais; 5, Desenvolvimento, implementação e interpretação de exposições on-line. Os resultados indicam práticas e tendências na promoção de acessibilidade em museus on-line por meio de relatos de desenvolvimento e avaliação de websites e exposições, em uma perspectiva majoritariamente técnica, agregado a discussões teóricas e empíricas sobre a influência de recursos de acessibilidade na inclusão de PcD. Nos textos selecionados, identificamos, também, que há lacunas quando se trata da abordagem da experiência de visitação de PcD a exposições on-line. Frisamos, por fim, que apesar de extremamente importantes, as investigações nesse universo não devem se concentrar apenas em tecnicalidades, mas que ainda é necessário estudar, refletir e discutir implicações sociais e históricas dessa relação, especialmente para garantir que PcD sejam protagonistas e participantes ativos tanto da prática, quanto da teoria.

Biografía del autor/a

  • Letícia Marinho, Fundación Oswaldo Cruz

    Maestría en Divulgación de la Ciencia, Tecnología y Salud por la Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz. Divulgadora científica del Hub Fiocruz en The Global Health Network de la Vicepresidencia de Educación, Información y Comunicación de la Fiocruz (VPEIC). Miembro del grupo de investigación y estudio Museos y Centros de Ciencias Accesibles (MCCAC), galardonado con el Premio Cimuset en 2023 en Seúl. Es bachiller y licenciada en Ciencias Biológicas y Biología por la Universidad Federal del Estado de Río de Janeiro (UNIRIO). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3461311830715841.

  • Jessica Norberto Rocha, Fundación Cecierj

    Divulgadora científica e investigadora de la Fundación Centro de Ciencias y Educación Superior a Distancia del Estado de Río de Janeiro (Fundación Cecierj). Becaria de Productividad en Divulgación Científica del CNPq y Joven Científico de Nuestro Estado FAPERJ. Becario de la Agencia Norteamericana de Investigación Fulbright en el Museo de Ciencias (Boston - EUA) (2021). Coordinadora del grupo de investigación Museos y Centros de Ciencias Accesibles (MCCAC), galardonado con el Premio Cimuset 2023 en Seúl. Profesora del Doctorado y Maestría en Enseñanza en Biociencias y Salud (Fiocruz/IOC), de la Maestría en Divulgación de la Ciencia, Tecnología y Salud (Fiocruz/COC), de la Especialización en Divulgación y Popularización de la Ciencia (Fiocruz/COC) y la Especialización en Enseñanza de Ciencias: énfasis en Biología y Química (IFRJ/Maracanã). Doctora en Educación por la Universidad de São Paulo (USP), Máster en Divulgación Científica y Cultural por la Universidad Estadual de Campinas (Unicamp), licenciado en Letras por la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG), con período sándwich de un año en el Kings College de Londres (Reino Unido). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9146559931407210.

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Publicado

2024-11-07

Cómo citar

Acessibilidade, pessoas com deficiência, museus e exposições on-line: tendências em uma revisão bibliográfica. (2024). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 29, e51471. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/51471