Uma ontologia para integrar dados de evasão escolar, desempenho acadêmico e distribuição de auxílios socioeconômicos

estudo de caso no IFMG

Autores

Palavras-chave:

Ontologias, Organização do conhecimento, Representação do conhecimento, Integração semântica de dados

Resumo

O emprego massivo de tecnologias computacionais por organizações dos mais variados ramos de atuação está ligado, em especial, com o surgimento cada vez mais frequente de ambientes que requerem dos gestores extrema capacidade decisória, mesclando qualidade e agilidade. Em cenários marcados por decisões subsidiadas por dados, é fundamental o apoio de artefatos que contribuam para integrar fontes heterogêneas de dados nas organizações, tais como as ontologias. Este artigo apresenta como elaborar uma ontologia de domínio para organizar o conhecimento relacionado com evasão escolar, desempenho acadêmico e distribuição de auxílios socioeconômicos em uma Instituição Federal de Ensino Superior, bem como integrar os dados de tais construtos. A metodologia empregada, com destaque para a abordagem SABiO, forneceu o suporte necessário para todo o processo de desenvolvimento da ontologia de domínio. Como principais resultados, houve a integração dos dados de quatro fontes heterogêneas em conformidade com a ontologia especificada, permitindo a recuperação de informações que responderam as questões de competência que indicam a coerência entre o propósito da ontologia e a realidade do seu escopo. Quanto aos dados institucionais analisados, ficou evidente a importância dos auxílios socioeconômicos distribuídos para a redução da evasão escolar e aumento do desempenho acadêmico dos estudantes.

Biografia do Autor

  • Eduardo Cardoso Melo, IFMG

    Professor efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) na área de Computação.

    Mestre em Ciência da Computação pela UFSJ e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da UFMG.

    http://lattes.cnpq.br/2909298539007416

  • Marcello Peixoto Bax, UFMG

    Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC, Nível 5 CAPES) da Escola de Ciência da Informação - ECI, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

    Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Montpellier II, França.

    http://lattes.cnpq.br/1864473087690223

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Publicado

2025-03-06

Como Citar

Uma ontologia para integrar dados de evasão escolar, desempenho acadêmico e distribuição de auxílios socioeconômicos: estudo de caso no IFMG. (2025). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 30, e51965. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/51965