Mudanças no perfil dos estudantes da UFMG
desafios para a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20463Palavras-chave:
Ensino superior, Desigualdades educacionais, Prática docente, Ações afirmativasResumo
Este texto tem como objetivo discutir a relação entre desigualdades educacionais e prática docente, diante das mudanças no perfil dos estudantes da UFMG. Como aporte teórico, considerou-se estudos do campo da Sociologia da Educação, em especial os trabalhos de Pierre Bourdieu, e da Didática do Ensino Superior. A análise foi realizada a partir dos bancos de dados cedidos pela PROGRAD/UFMG e teve como referência os anos de 2007, 2012, 2016 e 2019, que representam importantes marcos nas políticas de acesso ao ensino superior. No artigo, busca-se evidenciar as mudanças no perfil dos estudantes, ocasionadas, principalmente, pela implementação de políticas de ações afirmativas, as quais afetaram sobretudo os cursos mais seletivos, assim como as suas implicações para a prática docente. Tendo em vista que o acesso à universidade foi expandido, sendo ainda preciso garantir a permanência nesse espaço, conclui-se sobre a necessidade de viabilização de práticas pedagógicas que se orientem pela diversidade e pela inclusão social.
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