Procedimentos para a adoção de revisão por pares aberta em periódicos científicos

relatos de experiências dos editores

Autores

Palavras-chave:

revisão por pares aberta, diretrizes para revisão aberta, directory of open access journals, periódicos científicos

Resumo

Investiga os procedimentos adotados por periódicos científicos indexados no Directory of Open Access Journals (DOAJ) para implementar a revisão por pares aberta e relata as percepções dos editores sobre essa prática. A pesquisa adota uma abordagem quanti-qualitativa, de natureza bibliográfica, documental e survey, com coleta de dados realizada por meio de questionários aplicados a editores. A análise foi conduzida com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Quanto aos procedimentos para adoção da revisão aberta, a maioria dos editores declarou seguir modelos próprios e utilizar ferramentas acessíveis como Google Drive, Open Journal Systems, Publons e repositórios de preprints, como bioRxiv, PsyArXiv, MedRxiv e EGUsphere, sem recorrer a tecnologias complexas. Os participantes destacaram o papel fundamental da mediação editorial no processo e demonstraram interesse em manter práticas avaliativas mais transparentes. Conclui-se que a revisão por pares aberta é compreendida como um conceito de múltiplas aplicabilidades, viável mesmo sem infraestrutura tecnológica sofisticada, apresentando resultados positivos para os periódicos que a adotam. A pesquisa também evidencia que sua adoção ocorre de forma heterogênea, sendo o anonimato opcional apontado como fator essencial para que autores e avaliadores se sintam seguros e livres de pressões durante o processo.

Biografia do Autor

  • Francisca Clotilde de Andrade Maia, Universidade Federal do Ceará

    Bibliotecária/Documentalista na Universidade Federal do Ceará. Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (2023). Secretária editorial da Revista Informação em Pauta. Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2020). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica entre os anuênios 2018-2019 e 2019-2020. É integrante do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI) certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

    http://lattes.cnpq.br/2936260587863041

  • Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal do Ceará.

    Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - (PQ 2). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e professora do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA), com período sanduíche na Università della Calabria (Unical) na Itália, fomentado pela Capes. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Graduada em Comunicação Social (Habilitação: Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

    http://lattes.cnpq.br/3383299470190507

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Publicado

2025-04-29

Como Citar

Procedimentos para a adoção de revisão por pares aberta em periódicos científicos: relatos de experiências dos editores. (2025). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 30, e52559. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/52559