Competências em informação e digitais necessárias para atuação em ambientes digitais
Palabras clave:
Competências em informação, Competências digitais, Plataformas digitais.Resumen
Este artigo constitui uma Revisão Sistemática de Literatura com o objetivo de analisar a produção acadêmico-científica sobre as competências em informação e digitais necessárias para atuar em ambientes digitais. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa documental exploratória nas bases de dados da CAPES e da Web of Science para identificar o número de artigos científicos publicados nos últimos seis anos sobre essa temática. Dos 116 artigos inicialmente levantados, procedeu-se uma análise qualitativa, utilizando a análise de conteúdo, resultando na seleção de 26 artigos para uma análise mais aprofundada. Além da apresentação das competências em informação e digitais necessárias para atuação no ciberespaço, foram realizadas reflexões sobre o tema. Concluiu-se que o objetivo do estudo foi alcançado. No entanto, foram identificadas algumas limitações. A primeira refere-se à dificuldade na localização dos artigos e entendimento dos conceitos, devido à variedade de terminologias utilizadas para representar os fenômenos, muitas das quais foram conhecidas apenas após a leitura dos artigos. Outra limitação diz respeito ao fato de o estudo ter sido realizado apenas em duas bases de dados.
Referencias
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION [ALA]. Information literacy competency standards for higher education. Chicago: Association of Collegeand Research Libraries, 2000. Disponível em: https://repository.arizona.edu/bitstream/handle/10150/105645/standards.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 nov. 2023.
BALI, Maha. Reimagining digital literacies from a feminist perspective in a postcolonial context. Media and Communication, [s.l.], v. 7, n. 2, p. 69-81, 2019.Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/handle/document/63005. Acesso em: 17 fev .2024.
BEJAKOVIĆ, Predrag; MRNJAVAC, Željko. The importance of digital literacy on the labour market. Employee Relations: The International Journal, [s.l.], v. 42, n. 4, p. 921-932, 2020.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em Informação: cenários e espectros. Memória e Informação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 29-50, 2018. Disponível em: http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/47. Acesso em: 06 dez. 2023.
BRYANOV, Kirill; VZIATYSHEVA, Victoria. Determinants of individuals’ belief in fake news: a scoping review determinants of belief in fake news. PLoS One, [s.l.], v. 16, n. 6, 2021. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0253717. Acesso em: 17 fev. 2024.
CANANÉA, Lílian Viana Teixeira; ROCHA, Maria Meriane Vieira; TARGINO, Maria das Graças. Maternidade em pauta: Reflexões sobre ativismo digital e sua relação com a competência em informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, [s.l.], v. 8, n. 3, p. 20-39, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7864485. Acesso em: 17 fev. 2024.
CARRETERO, Stephanie; VUORIKARI, Riina; PUNIE, Yves. DigComp 2.1: The digital competence framework for citizens. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017. Disponível em: https://apo.org.au/sites/default/files/resource-files/2017-05/apo-nid221736.pdf. Acesso em: 17 fev. 2024.
CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica, 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
COELHO, Marlene Morbeck. Competência informacional no ambiente de trabalho: percepção do bibliotecário de órgão público. 2008. 238 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7935/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20%2027%2007%2009.pdf. Acesso em 16 nov. 2023.
DOYLE, Christina. S. Information literacy in an information society: a concept for the information age. New York: ERIC Clearinghouse on Information & Technology, 1994. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Z1IJ6A97WnsC&oi=fnd&pg=PP1&dq=%22Information+literacy+in+an+information+society:+a+concept+for+the+information+age.+%22&ots=cDMvYM3bMa&sig=d9hgdRAAQV7av8l8iNMQykEWD2w#v=onepage&q=%22Information%20literacy%20in%20an%20information%20society%3A%20a%20concept%20for%20the%20information%20age.%20%22&f=false. Acesso em: 17 fev. 2024.
DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JR., José Antonio Valle. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A Information Literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001.156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: https://skat.ihmc.us/rid=1KR7VCSQX-236FRSG-5T42/DUDZIAK(2001)-Dudziak2.pdf. Acesso em: 17 fev. 2024.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília (DF), v. 32, n. 1, p. 23-35, jan. / abr. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/xDBTqDKvmcsvMnmwLWprjmG/?lang=pt&format=html. Acesso em: 17 fev. 2024.
ERSTAD, Ola. Educating the digital generation. Nordic journal of digital literacy, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 56-71, 2010. Disponível em: https://www.idunn.no/doi/full/10.18261/ISSN1891-943X-2010-01-05. Acesso em: 17 fev. 2024.
ESHET-ALKALAI, Yoram. Thinking in the digital era: a revised model for digital literacy. Issues in informing science and information technology, [s.l.], v. 9, n. 2, p. 267-276, 2012. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=p5fnRLNu8ncC&oi=fnd&pg=PA267&dq=%22Thinking+in+the+digital+era:+A+revised+model+for+digital+literacy%22&ots=zNpsqIDEsX&sig=8Ks_AP1YSCvB46hbLt-YKHzzRhQ#v=onepage&q=%22Thinking%20in%20the%20digital%20era%3A%20A%20revised%20model%20for%20digital%20literacy%22&f=false. Acesso em: 17 fev. 2024.
ESHET-ALKALAI, Yoram. Digital literacy: a conceptual framework for survival skills in the digital era. Journal of educational multimedia and hypermedia, [s.l.], v. 13, n. 1, p. 93-106, 2004.
ESHET-ALKALAI, Yoram; SOFFER, Oren. Guest editorial-Navigating in the digital era: Digital literacy: Socio-cultural and educational aspects. Educational Technology & Society, [s.l.], v. 15, n. 2, p. 1-2, 2012.
EUROPEAN COMMISSION. Digital Economy and Society Index (DESI)- Human Capital. [s.l.]: European Commission, 2021.
GERLIN, Meri Nadia Marques; MATTA, Marta Leandro; NUNES, Denise Bacellar. Programa de formação em competência em informação: redes de cooperação entre os sujeitos que atuam em espaços de informação, educação e cultura. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília (DF), v. 12, n. 2, p. 493-514, 2019.Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/22032. Acesso em: 17 fev. 2024.
GODEIRO, Rebeka Maria Carvalho Santos; GALLOTTI, Monica Marques Carvalho; MOREIRA, Luciana de Albuquerque. Mapeamento da produção científica nacional sobre competência em informação indexada na base de dados Dimensions: contributos para uma análise de domínio. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 9, n. 1/3, p. 1-12, 2023. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/14081. Acesso em: 17 fev. 2024.
GOUVEIA, Luiz Borges. Competências críticas para a Sociedade da Informação e do conhecimento. Porto: UFP, 2002. Disponível em: http://homepage.ufp.pt/lmbg/formacao/msc_competencias_book.pdf. Acesso em: 05 fev. 2024.
GOUVEIA, Luis Borges; SILVA, Armando Malheiro da. Método e infocomunicação: introdução à dinâmica quadripolar da pesquisa. Belo Horizonte: Conhecimento Editora: 2023. 158p.
GUMBI, Nametshego; GUMBI, Lucas; TWINOMURINZI, Hossana. Towards sustainable digital agriculture for smallholder farmers: a systematic literature review. Sustainability, [s.l.], v. 15, n. 16, p. 12530, 2023. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/15/16/12530. Acesso em: 17 fev. 2024.
GUNDUZALP, Seda. 21st Century skills for sustainable education: prediction level of teachers' information literacy skills on their digital literacy skills. Discourse and Communication for Sustainable Education, [s.l.], v. 12, n. 1, p. 85-101, 2021.
HADAD, Shlomit; WATTED, Abeer; BLAU, Ina. Cultural background in digital literacy of elementary and middle school students: self‐appraisal versus actual performance. Journal of Computer Assisted Learning, [s.l.], v. 39, n. 5, Oct. 2023. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jcal.12820. Acesso em: 17 fev. 2024.
IGLESIAS-RODRÍGUEZ, Ana et al. Design, validation and implementation of a questionnaire to assess teenagers’ digital competence in the area of communication in digital environments. Sustainability, [s.l.], v. 13, n. 12, p. 6733, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/13/12/6733. Acesso em: 17 fev. 2024.
IRFAN, Erum; ALI, Yousaf; SABIR, Muhammad. Analysing role of businesses’ investment in digital literacy: A case of Pakistan. Technological Forecasting and Social Change, [s.l.], v. 176, [s.n.], p. 121484, 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0040162522000166. Acesso em: 17 fev. 2024.
JULIEN, Heidi; BARKER, Susan. How high-school students find and evaluate scientific information: a basis for information literacy skills development. Library & Information Science Research, [s.l.], v. 31, n. 1, p. 12-17, 2009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0740818808001382. Acesso em: 17 fev. 2024.
KESELMAN, Alla et al. Factors influencing willingness to share health misinformation videos on the Internet: Web-based survey. Journal of medical Internet research, [s.l.], v. 23, n. 12, 2021. Disponível em: https://www.jmir.org/2021/12/e30323/. Acesso em: 17 fev. 2024.
KITCHENHAM, Barbara. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Keele: [s.n.], 2007. https://www.researchgate.net/profile/Barbara-Kitchenham/publication/302924724_Guidelines_for_performing_Systematic_Literature_Reviews_in_Software_Engineering/links/61712932766c4a211c03a6f7/Guidelines-for-performing-Systematic-Literature-Reviews-in-Software-Engineering.pdf. Acesso em: 16 de setembro de 2023.
KOZYREVA, Anastasia et al. Critical ignoring as a core competence for digital citizens. Current Directions in Psychological Science, [s.l.], v. 32, n. 1, p. 81-88, 2023. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/09637214221121570. Acesso em: 17 fev. 2024.
KOZYREVA, Anastasia; LEWANDOWSKY, Stephan; HERTWIG, Ralph. Citizens versus the internet: confronting digital challenges with cognitive tools. Psychological Science in the Public Interest, [s.l.], v. 21, n. 3, p. 103-156, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1529100620946707. Acesso em: 17 fev. 2024.
MANHIQUE, Ilídio Lobato Ernesto; LIMA, Larissa de Mello; PUERTA-DÍAZ, Mirelys. Competência informacional na perspectiva da análise do discurso: interseções teóricas e metodológicas. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 13, n. 2, p. 69-87, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/195409. Acesso em: 17 fev. 2024.
MARTZOUKOU, Konstantina et al. A study of university law students’ self-perceived digital competences. Journal of Librarianship and Information Science, [s.l.], v. 54, n. 4, p. 751-769, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/09610006211048004. Acesso em: 17 fev. 2024.
MASSINI, Aline Posse et al. Escrever na era das redes sociais: desafios e estratégias para a comunicação online, blogs, vlogs e podcasts, explorando plataformas alternativas de expressão textual. Revista Foco (Interdisciplinary Studies Journal), [s.l.], v. 16, n. 9, 2023. Disponível em: https://openurl.ebsco.com/EPDB%3Agcd%3A1%3A26023761/detailv2?sid=ebsco%3Aplink%3Ascholar&id=ebsco%3Agcd%3A173786350&crl=c. Acesso em: 17 fev. 2024.
MATA, Marta Leandro da. Competência em informação: questões terminológicas e conceituais. In: GERLIN, Meri Nadia Marques. (org.). Competência em informação e narrativa numa sociedade conectada por redes. Brasília (DF): FCI/UnB, 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/162132038.pdf#page=49. Acesso em: 06 dez. 2023.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
NICHOLS, T. Philip; STORNAIUOLO, Amy. Assembling “digital literacies”: Contingent pasts, possible futures. Media and Communication, [s.l.], v. 7, n. 2, p. 14, 2019. Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/handle/document/63014. Acesso em: 17 fev. 2024.
OTTONICAR, Selma Leticia Capinzaiki; SANTOS, Beatriz Rosa Pinheiro dos; MORAES, Isabela Santana de. Aplicabilidade da Competência em Informação e da Organização do Conhecimento no processo de Gestão da Informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 15, n. 3, p. 629, 2017.
PAGE, Matthew J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. International journal of surgery, [s.l.], v. 88, [s.n.], 2021.
ROHMAH, Lailati et al. Does digital literacy influence SDL performance of pre-service educators? Journal of Education Technology, [s.l.], v. 6, n. 4, p. 663-673, 2022. Disponível em: https://ejournal.undiksha.ac.id/index.php/JET/article/view/46592. Acesso em: 17 fev. 2024.
SANTOS, Camila Araújo dos. O protagonismo social da competência em informação (CoInfo). INFOhome, Londrina, out. 2017. Competência em Informação. Disponível em: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=1089. Acesso em: 17 nov. 2023.
SANTOS, Carolina Orrico. Os Fluxos e as Competências Informacionais: o processo de formulação de políticas públicas de saúde do Conselho Estadual de Saúde do Estado da Bahia. 2019. 167 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34850/1/TESE Carolina Orrico vf.pdf. Acesso em 17 nov.2023.
SHCHERBAKOVA, Tatyana et al. Semantic features of students’ attitude to interaction in the digital educational environment. E3S Web of Conferences, [s.l.], v. 258, [s.n.], 2021.
SILVA, Ketia Kellen Araújo da et al. Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil: MCompDigEAD. Revista Latinoamericana de Tecnologia Educativa, [s.l.], v. 19, n. 1, p.1-18, 2020. Disponível em: https://dehesa.unex.es/bitstream/10662/11781/1/1695-288X_19_1_45.pdf. Acesso em 06 dez. 2023.
SILVA, Ketia Kellen Araújo da; BEHAR, Patrícia Alejandra. MCompDigEAD: Modelo de Competências Digitais em Educação a Distância com foco no aluno. [s.l.]: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: http://nuted.ufrgs.br/MCompDigEAD.pdf. Acesso em: 16 fev. 2024.
SILVA, Kétia Kellen Araújo da; BEHAR, Patrícia Alejandra. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, [s.l.], v. 35, [s.n.], 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/wPS3NwLTxtKgZBmpQyNfdVg/?lang=pt. Acesso em: 17 fev. 2024.
SILVA, Rosemeire de Souza Vieira et al. Capacidades Digitais Aplicáveis ao Setor Educacional. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 99-128, 2022. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/2145. Acesso em: 17 fev. 2024.
SRIWISATHIYAKUN, Kanyarat; DHAMANITAYAKUL, Chawaporn. Enhancing digital literacy with an intelligent conversational agent for senior citizens in Thailand. Education and Information Technologies, [s.l.], v. 27, n. 5, p. 6251-6271, 2022. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10639-021-10862-z. Acesso em: 17 fev. 2024.
TIAINEN, Minna et al. The definitions of health care and social welfare informatics competencies. Finnish Journal of eHealth and eWelfare, [s.l.], v. 13, n. 2, p. 147–159, 2021.Disponível em: https://journal.fi/finjehew/article/view/100690. Acesso em: 17 fev. 2024.
VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The platform society: public values in a connective world. OPxford: Oxford University Press, 2018. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/The_Platform_Society/xLhwDwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&dq=The+platform+society:+Public+values+in+a+connective+world.&printsec=frontcover. Acesso em: 04 de out. 2023.
VUORIKARI, Riina et al. DigComp 2.0: The digital competence framework for citizens. Update phase 1: the conceptual reference model. [s.l.]: Publications Office of the European Union, 2016. Disponível em: http://digcomp.org.pl/wp-content/uploads/2017/11/DIGCOMP-2.0-en.pdf. Acesso em: 15 fev. 2024.
WANG, Rui et al. e-Tourism Information Literacy and Its Role in Driving Tourist Satisfaction With Online Travel Information: a qualitative comparative analysis. Journal of Travel Research, [s.l.], v. 63, n. 4, 2023.
WATARI, Angela Vicente Alonso et al. A informação no contexto das redes sociais digitais: a competência em informação e digital como estratégia de combate à desinformação. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 7, p. 4, 2022.
YASHALOVA, N. N.; SHREIDER, N. V.; YAKOVLEVA, E. N. Digital literacy in society: The situation, problems, and prospects at the current stage of scientific and technical progress. Scientific and Technical Information Processing, [s.l.], v. 46, p. 213-218, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.3103/S014768821904004X. Acesso em: 17 fev. 2024.
ZUCATTO, Luis Carlos; FREITAS, Rodrigo Uszacki Carvalho de ; MARZZONI, David Nogueira Silva. Pesquisa básica e pesquisa aplicada: uma análise a partir da produção científica sobre COVID-19. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 11. 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10179. Acesso em: 17 fev. 2024.
ZURKOWSKI, Paul G. The information service environment relationships and priorities. Related Paper n. 5. Washington, (DC): National Commission of Libraries anda Information Science, 1974. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf. Acesso em: 23 nov. 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Perspectivas em Ciência da Informação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.