Competências em informação e digitais necessárias para atuação em ambientes digitais

Autores/as

Palabras clave:

Competências em informação, Competências digitais, Plataformas digitais.

Resumen

Este artigo constitui uma Revisão Sistemática de Literatura com o objetivo de analisar a produção acadêmico-científica sobre as competências em informação e digitais necessárias para atuar em ambientes digitais. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa documental exploratória nas bases de dados da CAPES e da Web of Science para identificar o número de artigos científicos publicados nos últimos seis anos sobre essa temática. Dos 116 artigos inicialmente levantados, procedeu-se uma análise qualitativa, utilizando a análise de conteúdo, resultando na seleção de 26 artigos para uma análise mais aprofundada. Além da apresentação das competências em informação e digitais necessárias para atuação no ciberespaço, foram realizadas reflexões sobre o tema. Concluiu-se que o objetivo do estudo foi alcançado. No entanto, foram identificadas algumas limitações. A primeira refere-se à dificuldade na localização dos artigos e entendimento dos conceitos, devido à variedade de terminologias utilizadas para representar os fenômenos, muitas das quais foram conhecidas apenas após a leitura dos artigos. Outra limitação diz respeito ao fato de o estudo ter sido realizado apenas em duas bases de dados.

Biografía del autor/a

  • Ana Cristina Marques de Carvalho, Universidade FUMEC

    Ana Cristina Marques de Carvalho é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento (PPGTICGC) pela Universidade FUMEC, Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação pela UFMG, Especialista em Gestão Estratégica com ênfase em Marketing pela UFMG, Administradora pela PUC/MG. Professora no Curso de Administração nas Faculdades Promove/MG.

    Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7215394065319641

  • Armando Sérgio de Aguiar Filho, Universidade FUMEC

    Armando Sérgio de Aguiar Filho é Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação pela UFMG, Mestre em Administração com ênfase em Gestão da Informação pela Fundação João Pinheiro, Especialista em Gestão de Negócios pelo IBMEC/MG, Especialista em Marketing pela Fundação João Pinheiro/MG e Graduado em Comunicação Social.

    É Coordenador e Professor Auxiliar no Programa de Pós Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento (PPGTICGC) na Universidade FUMEC/MG.

    Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/2895266490164675

  • Frederico Giffoni de Carvalho Dutra , Universidade FUMEC

    Frederico Giffoni de Carvalho Dutra é Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento pela UFMG, Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pela UFMG, Especialista em Gestão Estratégica e Administrador.

    É Professor Visitante no Programa de Pós Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento (PPGTICGC) na Universidade FUMEC/MG.

    Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/2119057158182202

Referencias

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION [ALA]. Information literacy competency standards for higher education. Chicago: Association of Collegeand Research Libraries, 2000. Disponível em: https://repository.arizona.edu/bitstream/handle/10150/105645/standards.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 nov. 2023.

BALI, Maha. Reimagining digital literacies from a feminist perspective in a postcolonial context. Media and Communication, [s.l.], v. 7, n. 2, p. 69-81, 2019.Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/handle/document/63005. Acesso em: 17 fev .2024.

BEJAKOVIĆ, Predrag; MRNJAVAC, Željko. The importance of digital literacy on the labour market. Employee Relations: The International Journal, [s.l.], v. 42, n. 4, p. 921-932, 2020.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em Informação: cenários e espectros. Memória e Informação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 29-50, 2018. Disponível em: http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/47. Acesso em: 06 dez. 2023.

BRYANOV, Kirill; VZIATYSHEVA, Victoria. Determinants of individuals’ belief in fake news: a scoping review determinants of belief in fake news. PLoS One, [s.l.], v. 16, n. 6, 2021. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0253717. Acesso em: 17 fev. 2024.

CANANÉA, Lílian Viana Teixeira; ROCHA, Maria Meriane Vieira; TARGINO, Maria das Graças. Maternidade em pauta: Reflexões sobre ativismo digital e sua relação com a competência em informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, [s.l.], v. 8, n. 3, p. 20-39, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7864485. Acesso em: 17 fev. 2024.

CARRETERO, Stephanie; VUORIKARI, Riina; PUNIE, Yves. DigComp 2.1: The digital competence framework for citizens. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017. Disponível em: https://apo.org.au/sites/default/files/resource-files/2017-05/apo-nid221736.pdf. Acesso em: 17 fev. 2024.

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica, 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

COELHO, Marlene Morbeck. Competência informacional no ambiente de trabalho: percepção do bibliotecário de órgão público. 2008. 238 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7935/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20%2027%2007%2009.pdf. Acesso em 16 nov. 2023.

DOYLE, Christina. S. Information literacy in an information society: a concept for the information age. New York: ERIC Clearinghouse on Information & Technology, 1994. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Z1IJ6A97WnsC&oi=fnd&pg=PP1&dq=%22Information+literacy+in+an+information+society:+a+concept+for+the+information+age.+%22&ots=cDMvYM3bMa&sig=d9hgdRAAQV7av8l8iNMQykEWD2w#v=onepage&q=%22Information%20literacy%20in%20an%20information%20society%3A%20a%20concept%20for%20the%20information%20age.%20%22&f=false. Acesso em: 17 fev. 2024.

DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JR., José Antonio Valle. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A Information Literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001.156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: https://skat.ihmc.us/rid=1KR7VCSQX-236FRSG-5T42/DUDZIAK(2001)-Dudziak2.pdf. Acesso em: 17 fev. 2024.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília (DF), v. 32, n. 1, p. 23-35, jan. / abr. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/xDBTqDKvmcsvMnmwLWprjmG/?lang=pt&format=html. Acesso em: 17 fev. 2024.

ERSTAD, Ola. Educating the digital generation. Nordic journal of digital literacy, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 56-71, 2010. Disponível em: https://www.idunn.no/doi/full/10.18261/ISSN1891-943X-2010-01-05. Acesso em: 17 fev. 2024.

ESHET-ALKALAI, Yoram. Thinking in the digital era: a revised model for digital literacy. Issues in informing science and information technology, [s.l.], v. 9, n. 2, p. 267-276, 2012. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=p5fnRLNu8ncC&oi=fnd&pg=PA267&dq=%22Thinking+in+the+digital+era:+A+revised+model+for+digital+literacy%22&ots=zNpsqIDEsX&sig=8Ks_AP1YSCvB46hbLt-YKHzzRhQ#v=onepage&q=%22Thinking%20in%20the%20digital%20era%3A%20A%20revised%20model%20for%20digital%20literacy%22&f=false. Acesso em: 17 fev. 2024.

ESHET-ALKALAI, Yoram. Digital literacy: a conceptual framework for survival skills in the digital era. Journal of educational multimedia and hypermedia, [s.l.], v. 13, n. 1, p. 93-106, 2004.

ESHET-ALKALAI, Yoram; SOFFER, Oren. Guest editorial-Navigating in the digital era: Digital literacy: Socio-cultural and educational aspects. Educational Technology & Society, [s.l.], v. 15, n. 2, p. 1-2, 2012.

EUROPEAN COMMISSION. Digital Economy and Society Index (DESI)- Human Capital. [s.l.]: European Commission, 2021.

GERLIN, Meri Nadia Marques; MATTA, Marta Leandro; NUNES, Denise Bacellar. Programa de formação em competência em informação: redes de cooperação entre os sujeitos que atuam em espaços de informação, educação e cultura. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília (DF), v. 12, n. 2, p. 493-514, 2019.Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/22032. Acesso em: 17 fev. 2024.

GODEIRO, Rebeka Maria Carvalho Santos; GALLOTTI, Monica Marques Carvalho; MOREIRA, Luciana de Albuquerque. Mapeamento da produção científica nacional sobre competência em informação indexada na base de dados Dimensions: contributos para uma análise de domínio. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 9, n. 1/3, p. 1-12, 2023. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/14081. Acesso em: 17 fev. 2024.

GOUVEIA, Luiz Borges. Competências críticas para a Sociedade da Informação e do conhecimento. Porto: UFP, 2002. Disponível em: http://homepage.ufp.pt/lmbg/formacao/msc_competencias_book.pdf. Acesso em: 05 fev. 2024.

GOUVEIA, Luis Borges; SILVA, Armando Malheiro da. Método e infocomunicação: introdução à dinâmica quadripolar da pesquisa. Belo Horizonte: Conhecimento Editora: 2023. 158p.

GUMBI, Nametshego; GUMBI, Lucas; TWINOMURINZI, Hossana. Towards sustainable digital agriculture for smallholder farmers: a systematic literature review. Sustainability, [s.l.], v. 15, n. 16, p. 12530, 2023. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/15/16/12530. Acesso em: 17 fev. 2024.

GUNDUZALP, Seda. 21st Century skills for sustainable education: prediction level of teachers' information literacy skills on their digital literacy skills. Discourse and Communication for Sustainable Education, [s.l.], v. 12, n. 1, p. 85-101, 2021.

HADAD, Shlomit; WATTED, Abeer; BLAU, Ina. Cultural background in digital literacy of elementary and middle school students: self‐appraisal versus actual performance. Journal of Computer Assisted Learning, [s.l.], v. 39, n. 5, Oct. 2023. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jcal.12820. Acesso em: 17 fev. 2024.

IGLESIAS-RODRÍGUEZ, Ana et al. Design, validation and implementation of a questionnaire to assess teenagers’ digital competence in the area of communication in digital environments. Sustainability, [s.l.], v. 13, n. 12, p. 6733, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/13/12/6733. Acesso em: 17 fev. 2024.

IRFAN, Erum; ALI, Yousaf; SABIR, Muhammad. Analysing role of businesses’ investment in digital literacy: A case of Pakistan. Technological Forecasting and Social Change, [s.l.], v. 176, [s.n.], p. 121484, 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0040162522000166. Acesso em: 17 fev. 2024.

JULIEN, Heidi; BARKER, Susan. How high-school students find and evaluate scientific information: a basis for information literacy skills development. Library & Information Science Research, [s.l.], v. 31, n. 1, p. 12-17, 2009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0740818808001382. Acesso em: 17 fev. 2024.

KESELMAN, Alla et al. Factors influencing willingness to share health misinformation videos on the Internet: Web-based survey. Journal of medical Internet research, [s.l.], v. 23, n. 12, 2021. Disponível em: https://www.jmir.org/2021/12/e30323/. Acesso em: 17 fev. 2024.

KITCHENHAM, Barbara. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Keele: [s.n.], 2007. https://www.researchgate.net/profile/Barbara-Kitchenham/publication/302924724_Guidelines_for_performing_Systematic_Literature_Reviews_in_Software_Engineering/links/61712932766c4a211c03a6f7/Guidelines-for-performing-Systematic-Literature-Reviews-in-Software-Engineering.pdf. Acesso em: 16 de setembro de 2023.

KOZYREVA, Anastasia et al. Critical ignoring as a core competence for digital citizens. Current Directions in Psychological Science, [s.l.], v. 32, n. 1, p. 81-88, 2023. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/09637214221121570. Acesso em: 17 fev. 2024.

KOZYREVA, Anastasia; LEWANDOWSKY, Stephan; HERTWIG, Ralph. Citizens versus the internet: confronting digital challenges with cognitive tools. Psychological Science in the Public Interest, [s.l.], v. 21, n. 3, p. 103-156, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1529100620946707. Acesso em: 17 fev. 2024.

MANHIQUE, Ilídio Lobato Ernesto; LIMA, Larissa de Mello; PUERTA-DÍAZ, Mirelys. Competência informacional na perspectiva da análise do discurso: interseções teóricas e metodológicas. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 13, n. 2, p. 69-87, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/195409. Acesso em: 17 fev. 2024.

MARTZOUKOU, Konstantina et al. A study of university law students’ self-perceived digital competences. Journal of Librarianship and Information Science, [s.l.], v. 54, n. 4, p. 751-769, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/09610006211048004. Acesso em: 17 fev. 2024.

MASSINI, Aline Posse et al. Escrever na era das redes sociais: desafios e estratégias para a comunicação online, blogs, vlogs e podcasts, explorando plataformas alternativas de expressão textual. Revista Foco (Interdisciplinary Studies Journal), [s.l.], v. 16, n. 9, 2023. Disponível em: https://openurl.ebsco.com/EPDB%3Agcd%3A1%3A26023761/detailv2?sid=ebsco%3Aplink%3Ascholar&id=ebsco%3Agcd%3A173786350&crl=c. Acesso em: 17 fev. 2024.

MATA, Marta Leandro da. Competência em informação: questões terminológicas e conceituais. In: GERLIN, Meri Nadia Marques. (org.). Competência em informação e narrativa numa sociedade conectada por redes. Brasília (DF): FCI/UnB, 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/162132038.pdf#page=49. Acesso em: 06 dez. 2023.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

NICHOLS, T. Philip; STORNAIUOLO, Amy. Assembling “digital literacies”: Contingent pasts, possible futures. Media and Communication, [s.l.], v. 7, n. 2, p. 14, 2019. Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/handle/document/63014. Acesso em: 17 fev. 2024.

OTTONICAR, Selma Leticia Capinzaiki; SANTOS, Beatriz Rosa Pinheiro dos; MORAES, Isabela Santana de. Aplicabilidade da Competência em Informação e da Organização do Conhecimento no processo de Gestão da Informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 15, n. 3, p. 629, 2017.

PAGE, Matthew J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. International journal of surgery, [s.l.], v. 88, [s.n.], 2021.

ROHMAH, Lailati et al. Does digital literacy influence SDL performance of pre-service educators? Journal of Education Technology, [s.l.], v. 6, n. 4, p. 663-673, 2022. Disponível em: https://ejournal.undiksha.ac.id/index.php/JET/article/view/46592. Acesso em: 17 fev. 2024.

SANTOS, Camila Araújo dos. O protagonismo social da competência em informação (CoInfo). INFOhome, Londrina, out. 2017. Competência em Informação. Disponível em: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=1089. Acesso em: 17 nov. 2023.

SANTOS, Carolina Orrico. Os Fluxos e as Competências Informacionais: o processo de formulação de políticas públicas de saúde do Conselho Estadual de Saúde do Estado da Bahia. 2019. 167 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34850/1/TESE Carolina Orrico vf.pdf. Acesso em 17 nov.2023.

SHCHERBAKOVA, Tatyana et al. Semantic features of students’ attitude to interaction in the digital educational environment. E3S Web of Conferences, [s.l.], v. 258, [s.n.], 2021.

SILVA, Ketia Kellen Araújo da et al. Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil: MCompDigEAD. Revista Latinoamericana de Tecnologia Educativa, [s.l.], v. 19, n. 1, p.1-18, 2020. Disponível em: https://dehesa.unex.es/bitstream/10662/11781/1/1695-288X_19_1_45.pdf. Acesso em 06 dez. 2023.

SILVA, Ketia Kellen Araújo da; BEHAR, Patrícia Alejandra. MCompDigEAD: Modelo de Competências Digitais em Educação a Distância com foco no aluno. [s.l.]: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: http://nuted.ufrgs.br/MCompDigEAD.pdf. Acesso em: 16 fev. 2024.

SILVA, Kétia Kellen Araújo da; BEHAR, Patrícia Alejandra. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, [s.l.], v. 35, [s.n.], 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/wPS3NwLTxtKgZBmpQyNfdVg/?lang=pt. Acesso em: 17 fev. 2024.

SILVA, Rosemeire de Souza Vieira et al. Capacidades Digitais Aplicáveis ao Setor Educacional. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 99-128, 2022. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/2145. Acesso em: 17 fev. 2024.

SRIWISATHIYAKUN, Kanyarat; DHAMANITAYAKUL, Chawaporn. Enhancing digital literacy with an intelligent conversational agent for senior citizens in Thailand. Education and Information Technologies, [s.l.], v. 27, n. 5, p. 6251-6271, 2022. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10639-021-10862-z. Acesso em: 17 fev. 2024.

TIAINEN, Minna et al. The definitions of health care and social welfare informatics competencies. Finnish Journal of eHealth and eWelfare, [s.l.], v. 13, n. 2, p. 147–159, 2021.Disponível em: https://journal.fi/finjehew/article/view/100690. Acesso em: 17 fev. 2024.

VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The platform society: public values in a connective world. OPxford: Oxford University Press, 2018. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/The_Platform_Society/xLhwDwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&dq=The+platform+society:+Public+values+in+a+connective+world.&printsec=frontcover. Acesso em: 04 de out. 2023.

VUORIKARI, Riina et al. DigComp 2.0: The digital competence framework for citizens. Update phase 1: the conceptual reference model. [s.l.]: Publications Office of the European Union, 2016. Disponível em: http://digcomp.org.pl/wp-content/uploads/2017/11/DIGCOMP-2.0-en.pdf. Acesso em: 15 fev. 2024.

WANG, Rui et al. e-Tourism Information Literacy and Its Role in Driving Tourist Satisfaction With Online Travel Information: a qualitative comparative analysis. Journal of Travel Research, [s.l.], v. 63, n. 4, 2023.

WATARI, Angela Vicente Alonso et al. A informação no contexto das redes sociais digitais: a competência em informação e digital como estratégia de combate à desinformação. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 7, p. 4, 2022.

YASHALOVA, N. N.; SHREIDER, N. V.; YAKOVLEVA, E. N. Digital literacy in society: The situation, problems, and prospects at the current stage of scientific and technical progress. Scientific and Technical Information Processing, [s.l.], v. 46, p. 213-218, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.3103/S014768821904004X. Acesso em: 17 fev. 2024.

ZUCATTO, Luis Carlos; FREITAS, Rodrigo Uszacki Carvalho de ; MARZZONI, David Nogueira Silva. Pesquisa básica e pesquisa aplicada: uma análise a partir da produção científica sobre COVID-19. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 11. 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10179. Acesso em: 17 fev. 2024.

ZURKOWSKI, Paul G. The information service environment relationships and priorities. Related Paper n. 5. Washington, (DC): National Commission of Libraries anda Information Science, 1974. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf. Acesso em: 23 nov. 2023.

Publicado

2025-03-06

Cómo citar

Competências em informação e digitais necessárias para atuação em ambientes digitais. (2025). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 30, e53087. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/53087