Produção científica dos bolsistas de produtividade em pesquisa do conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico em ciência da informação

evidências de perfil genealógico intelectual

Autores

Palavras-chave:

Análise de citação, Ciência da Informação, Genealogia intelectual, Pesquisadores do CNPq, Produção científica

Resumo

Estudo com o objetivo apresentar o reconhecimento de um perfil de relações e de estruturas genealógicas intelectuais representado na produção científica periódica dos bolsistas de produtividade em Ciência da Informação Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico no Brasil. Oferece resultados iniciais de pesquisa, destacando os teóricos seminais e fundantes por meio da análise de sua produção científica, publicada em artigos indexados na Base de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Descreve os esforços de construção e utilização de uma Base de Bolsistas de Produtividade em Pesquisa na Ciência da Informação, idealizada e criada para abrigar os dados estruturados da produção por eles publicada, como registro de memória científica representativa de um grupo privilegiado de pesquisadores. Percebe expressões de saber e relações diferenciadas a partir da análise de citações, identificando ramos teóricos e influências intelectuais em análise diacrônica e de conjuntura. Conclui apontando as possibilidades advindas do enfoque teórico metodológico, realçando as identidades entre pesquisadores e seus referenciais.

Biografia do Autor

  • Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco

    É graduada e licenciada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1964), graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Paraná (1963). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1981), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991), pós-doutora pela Universidad Autónoma de Madrid (1995).Atualmente é professora Permanente na qualidade de Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. É Membro do Conselho Assessor da Revista Brasileira de Biblioteconomia, da Revista Educação Temática Digital - ETD e da IRIS - Revista de Informação, Memória e Tecnologia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Pesquisa e Produção Científica, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cultura, práticas escolares e educação histórica, do Grupo de Estudos métricos da Informação e do grupo SCIENTIA. Avaliadora de instituições de educação superior e de cursos de graduação do Ministério de Educação, com experiência na área de Ciência da Informação e Educação, com ênfase em Metodologia e Produção Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, manuais didáticos, metodologia científica, educação e pesquisa em ciência da informação. Presidiu a Comissão Editorial responsável pela criação da Editora da Universidade Federal, da qual foi a primeira diretora. Idealizou, projetou, implantou o coordenou a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). 

    http://lattes.cnpq.br/1526528881898399

Referências

ALVES, Bruno Henrique. Sociologia de Pierre Bourdieu e os pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq em Ciência da Informação. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/152704/alves_bh_dr_mar.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 17 ago. 2020.

ANDRADE, Mario. Poesias completas. Belo Horizonte: ltatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 1987.

ANDRAOS, John. Scientific genealogies of physical and mechanistic organic chemists. Canadian journal of chemistry, Ottawa, v. 83, n. 9, p. 1400-1414, 2005. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.538.1964&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.

BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

BOURDIEU, Pierre. Lições da aula. São Paulo: Ática, 1988.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude; CHAMBOREDON, Jean-Claude. El oficio de sociólogo. Buenos Aires: Siglo XXI, 2008.

BRASIL. Lei nº 1.310, de 15 de janeiro de 1951. Cria o Conselho Nacional de Pesquisas, e dá outras providências. Rio de Janeiro: Casa Civil, 1951. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l1310.htm. Acessado em: 15 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Critérios de Julgamento dos Comitês de Assessoramento. 2015. Disponível em: http://cnpq.br/criterios-de-julgamento. Acesso em: 9 abr. 2020.

BROWN, Herbert Charles. The nonclassical ion problem. New York: Plenum Press, 1977.

BUFREM, Leilah Santiago. A prática da pesquisa e os quadros teóricos concorrentes no campo de produção científica em ciência da informação. Revista P2P e INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 35-58, 2017. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/3983. Acesso em: 27 fev. 2023.

BUFREM, Leilah Santiago. Habermas e a ciência da informação no Brasil: influências teóricas do filósofo sobre pesquisadores. Logeion: filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 9, [s.n.], p. 238-268, 2022. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6133. Acesso em: 27 fev. 2023.

BUFREM, Leilah Santiago; FREITAS, Juliana Lazzarotto; GABRIEL JÚNIOR, Rene Faustino. Produção científica sobre estudos métricos: configurações temáticas e de autoria (1972-2013). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014, Belo Horizonte. Anais[...]. Belo Horizonte: UFMG, 2014. Disponível em: http://200.20.0.78/repositorios/bitstream/handle/123456789/3175/2014_GT7-CO_16.pdf?sequence=1. Acesso em: 17 ago. 2020.

BUFREM, Leilah Santiago; SOBRAL, Natanael Vitor. Indícios de transgeracionalidade nas práticas de citação dos bolsistas de produtividade em pesquisa da área de Ciência da Informação. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 8., 2022, Maceió. Anais [...]. Maceió: UFAL, 2022. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br/download/219958. Acesso em: 14 fev. 2025.

CARNOY, Martin. El trabajo flexible en la era de la información. Madrid: Alianza Editorial, 2007.

CASTANHA, Rafael Gutierrez. Acoplamento bibliográfico entre autores, identidade científica e genealogia acadêmica: um estudo a partir de Jacob Palis Junior. Informação & Informação, Londrina, v. 27, n. 3, p. 241–261, 2022. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/47226. Acesso em: 12 fev. 2025.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO [CNPq]. Resolução CNPq nº 12, de 9 de agosto de 2024. Diário Oficial da União, Brasília (DF), n. 159, 1 p., 2024.

COSTA, Luciana Ferreira. Genealogia acadêmica da professora emérita Francisca Arruda Ramalho. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...] Londrina: UEL, 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIX_ENANCIB/xixenancib/paper/view/839. Acesso em: 14 fev. 2025

CRUZ, Tatyane Lúcia; SILVA, Fabio Mascarenhas e; BUFREM, Leilah Santiago. Influências intelectuais na Ciência da Informação: proposta de análise de citação. Informação & Informação, Londrina, v. 27, n. 3, p. 518–534, 2023. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/47218. Acesso em: 12 fev. 2025.

ELLIS, David; COX, Deborah; HALL, Katherine. A comparison of the information seeking patterns of researchers in the physical and social sciences. Journal of Documentation, [s.l.], v. 49, n. 4, p. 356-369, 1993. Disponível em: https://research.manchester.ac.uk/en/publications/a-comparison-of-the-information-seeking-patterns-of-researchers-i. Acesso em: 14 fev. 2025

FREIRE, Isa Maria; ARAUJO, Vania Maria Rodrigues Hermes de. Tecendo a rede de Wersig com os indícios de Ginzburg. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, 2001. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/228/1/FREIREDataGrama2001.pdf. Acesso em: 14 fev. 2025.

FUJINO, Asa; PRAZERES, Ana Paula Pereira; OLIVEIRA, Laucivaldo Cardoso. Apropriação do conceito de gestão do conhecimento na ciência da informação: um estudo a partir da análise de citações. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 08., 2007, Salvador. Anais [...] Salvador: UFBA, 2007. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/viiienancib/paper/viewFile/2931/2058. Acesso em: 14 fev. 2025.

GOETHE, Johann Wolfgang von. As afinidades eletivas. São Paulo: Penguin, 2014.

GUIMARÃES, José Augusto Chaves; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini; MATOS, Daniela Fernanda Oliveira. Produção científica de bolsistas pesquisa em ciência da informação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) – um estudo com artigos de periódicos. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, 7 p., 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/8279. Acesso em: 10 ago. 2020.

HAYASHI, Yusuke; IKEDA, Mitsuru; MIZOGUCHI, Riichiro. An intellectual genealogy graph affording a fine prospect of organizational learning. In: International Conference on Intelligent Tutoring Systems, 6., 2002, Heidelberg. Proceedings [...] Heidelberg: Springer, 2002. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.5555/648031.746148. Acesso em: 14 fev. 2025

HJØRLAND, Birger. Documents, memory institutions and information Science. Journal of Documentation, [s.l.], v. 56, n. 1, p. 27-4, 2000. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/eum0000000007107/full/html. Acesso em: 14 fev. 2024.

HOWARTH, Lynne. Metadata and bibliographic control: soul-mates or two solitudes? Cataloging & classification, New York, v. 40, n. 3, p. 37-56, 2005. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1300/J104v40n03_03. Acesso em: 14 fev. 2024.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LAERA, Alejandra; KOHAN, Martin (Comps.). Las brújulas del extraviado: para una lectura integral de Esteban Echeverría. Rosario: Beatriz Viterbo, 2006.

LLYOD, Christopher. As estruturas da história. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

LOMBARDI, José Claudinei. Reflexões sobre educação e ensino na obra de Marx e Engels. 2010. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNICAMP-30_cfd71e7e297ce3d7cbb2775d5ea5321a. Acesso em: 14 fev. 2025.

LUBEK, Ian et al. Faculty genealogies in five Canadian Universities: Historic‐graphical and pedagogical concerns. Journal of the History of the Behavioral Sciences, New York, v. 31, n. 1, p. 52-72, 1995. Disponível em: https://www.academia.edu/118430670/Faculty_genealogies_in_five_Canadian_Universities_Historic_graphical_and_pedagogical_concerns. Acesso em: 14 fev. 2025.

MAINARDES, Jefferson. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico metodológicas. Contrapontos, Itajaí, v. 9, n. 1, p. 4-16, 2009. Disponível em: http://ri.uepg.br/riuepg/bitstream/handle/123456789/240/ARTIGO_An%c3%a1lisePoliticasEducacionais.pdf?sequence=1. Acesso em: 17 ago. 2020.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro III – o processo global de produção capitalista. Ed. Friedrich Engels. São Paulo: Editora Boitempo, 2017.

MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília (DF): Briquet de Lemos, 1999.

MENA-CHALCO, Jesús Pascual; CESAR-JUNIOR, Roberto Marcondes. Prospecção de dados acadêmicos de currículos Lattes através de script Lattes. In: HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; LETA, Jaqueline(org.). Bibliometria e Cientometria: reflexões teóricas e interfaces. São Carlos: Pedro & João, 2011.

MENA-CHALCO, Jesús Pascual. Genealogia acadêmica: uma ferramenta para investigar a origem, evolução e disseminação de áreas do conhecimento. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 5., 2016, São Paulo. Anais[...] São Paulo: ECAUSP, 2016.

MERTON, Robert King. Sociologia: teoria e estrutura. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

MIYAHARA, Edson Kiyohiro. Genealogia Acadêmica Lattes. 2011. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://bcc.ime.usp.br/tccs/2011/edson/pdfs/Genealogia%20Acad%C3%AAmica%20Lattes%20-%20monografia.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.

NASCIMENTO, Bruna Silva do. A produção científica dos bolsistas de produtividade do CNPQ: trajetórias da elite consagrada no campo da educação no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/47357/R%20-%20T%20-%20BRUNA%20SILVA%20DO%20NASCIMENTO.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 17 ago. 2020.

OLINTO, Gilda. Bolsas de Pesquisador do CNPq: informações sobre política de C&T a partir da base que contém os dados cadastrais dos bolsistas. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, 2003. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/article/download/7511. Acesso em: 16 ago. 2020.

OLIVEIRA, Daniela Carla. Práticas de leitura nas escolas itinerantes do Paraná. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/37345/R%20-%20T%20-%20DANIELA%20CARLA%20DE%20OLIVEIRA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 17 ago. 2020.

PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro; SILVA, Giselle Santos. Cartografia histórica e conceitual da bibliometria/informetria no Brasil. In: Conferência Ibero-Americana de publicações eletrônicas no contexto da comunicação científica, 2., 2008. Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://cipecc2008.ibict.br/index.php/CIPECC2008/cipecc2008. Acesso em: 21 set. 2023.

POLANCO, Xavier. Aux sources de la scientométrie. Solaris, Rennes, v. 2, 1995.

ROSSI, Luciano; MENA-CHALCO, Jesús Pascual. Caracterização de árvores de genealogia acadêmica por meio de métricas em grafos. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação [CSBC], 34., 2014, Brasília. Anais [...] Brasília: Sociedade brasileira de Computação, 2014. Disponível em: http://www.each.usp.br/digiampietri/BraSNAM/2014/p02.pdf. Acesso em: 1 jul. 2016.

SILVA, Cláudio Nei Nascimento; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Prestígio e produção na ciência brasileira: os bolsistas de produtividade e a produtividade dos bolsistas. Informação & Informação, Londrina. v. 22, n. 2, p. 340-355, 2017. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/31457/22014. Acesso em: 16 ago. 2020.

SMIRAGLIA, Richard. The Elements of Knowledge Organization. New York: Springer: Forthcoming, 2014.

SUGIMOTO, Cassidy. Academic Genealogy. In: CRONIN, Blaise; SUGIMOTO, Cassidy. Beyond Bibliometrics: harnessing multidimensional indicators of scholarly impact. Cambridge: The Mit Press, 2014.

TOBIN, Robert. The minority voice: Hubert Butler and Southern Irish Protestantism, 1900-1991. [s.l.]: Oxford University Press, 2012.

WERSIG, Gernot. Information Science: The study of postmodern knowledge usage. Information Processing & Management, [s.l.], v. 29, n. 2, p. 229-239, 1993. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/030645739390006Y. Acesso em: 14 fev. 2025.

WHITE, Howard. Authors as citers over time. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New York, v. 52, n. 2, p. 87-108, 2001. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/1097-4571%282000%299999%3A9999%3C%3A%3AAID-ASI1542%3E3.0.CO%3B2-T. Acesso em: 14 fev. 2025.

Publicado

2025-02-21

Como Citar

Produção científica dos bolsistas de produtividade em pesquisa do conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico em ciência da informação: evidências de perfil genealógico intelectual. (2025). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 30, e53304. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/53304