Impacto da disseminação da informação sobre transtorno do espectro autista
Palavras-chave:
Disseminação da informação, Acesso à informação, Informação em saúde, Transtorno do espectro autista, Usos e usuários da informaçãoResumo
Várias intervenções podem melhorar a vida e o bem estar de pessoas com transtorno do espectro autista. No entanto, muitas decisões precisam ser informadas e compartilhadas entre profissionais de saúde, famílias e pessoas nessa condição. Este estudo quantitativo longitudinal focou na análise do impacto da disseminação de oito conteúdos informacionais sobre autismo durante a consulta psicológica para 73 familiares e cuidadores de crianças e adolescentes autistas, na Região Norte do Brasil, durante 10 semanas. A maioria dos participantes foram mulheres pardas com ensino médio completo e renda média de três salários mínimos. Das 584 avaliações emitidas pelos 73 participantes sobre os oito conteúdos informacionais, 583 (99,8%) indicam que o conteúdo recebido foi compreendido bem ou muito bem. Adicionalmente, a maior parte das avaliações expressou que a informação recebida ajudou o participante a compreender melhor o autismo (435, 74,6%) e que estará melhor preparado para discutir o autismo com alguém (361, 61,9%). Em relação ao canal de comunicação preferido para receber informações, os participantes indicam o WhatsApp (72,6%) e o Instagram (46,6%). Pelo exposto, a disseminação da informação sobre autismo trouxe um impacto positivo para os participantes, agregando a eles ainda a vontade de seguir estudando ou aprendendo sobre o tema.
Referências
ABOMELHA, Faris M.; ALDHALAAN, Hesham; GHAZIUDDIN, Mohammad; AL-TASSAN, Nada A.; AL-MUBARAK, Bashayer R. Autism and ADHD in the era of big data; an overview of digital resources for patient, genetic and clinical trials information. Genes, [s.l.], v. 13, n. 9, p. 1551, 2022. DOI https://doi.org/10.3390/genes13091551.
ALLEN-MEARES, Paula; MACDONALD, Megan; MCGEE, Kristin. Autism spectrum disorder updates–relevant information for early interventionists to consider. Frontiers in public health, [s.l.], v. 4, [s.n.], p. 236, 2016. DOI https://doi.org/10.3389/fpubh.2016.00236.
ALNEMARY, Fahad M.; ALNEMARY, Faisal M.; ALAMRI, Abdulrahman S.; ALAMRI, Yassar A. Characteristics of arabic websites with information on autism. Neurosciences Journal, [s.l.], v. 22, n. 2, p. 143-145, 2017. DOI 10.17712/nsj.2017.2.20160574.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2014. 992 p.
ARASTOO, Sara; ABDULLAH, Maryam M.; YOUSSEF, Julie; GUO, Yuqing; SCHUCK, Sabrina E. B.; GOLDBERG, Wendy A.; DONNELLY, Joseph; LAKES, Kimberley D. The relative utility of concurrent sources of information for diagnosis of autism spectrum disorder in early childhood. Frontiers in Pediatrics, [s.l.], v. 8, [s.n.], p. 486, 2020. DOI https://doi.org/10.3389/fped.2020.00486.
BEN SAID, Mohamed; ROBEL, Laurence; GOLSE, Bernard; JAIS, Jean Philippe. Strengthening data confidentiality and integrity protection in the context of a multi-centric information system dedicated to autism spectrum disorder. In: GUNDLAPALLI, Adi V; JAULENT, Marie-Christine; ZHAO, Dongsheng. MEDINFO 2017: precision Healthcare through Informatics. [s.l.]: IOS Press, 2017. p. 1133-1137. DOI 10.3233/978-1-61499-830-3-1133.
BRUGHA, Traolach S.; MCMANUS, Sally; BANKART, John; SCOTT, Fiona; PURDON, Susan; SMITH, Jane; BEBBINGTON, Paul; JENKINS, Rachel; MELTZER, Howard. Epidemiology of autism spectrum disorders in adults in the community in England. Archives of General Psychiatry, [s.l.], v. 68, n. 5, p. 459-465, 2011. DOI 10.1001/archgenpsychiatry.2011.38.
BUCKLAND, Michael K. Information and society. Cambridge: MIT Press, 2017.
CHANG, Lenisa V. Information, education, and health behaviors: evidence from the MMR vaccine autism controversy. Health Economics, [s.l.], v. 27, n. 7, p. 1043-1062, 2018. DOI 10.1002/hec.3645.
CHEN, Lei-Shih; MIN, Jungkyung; ZHAO, Shixi; YEH, Yu-Chen; HUANG, Tse-Yang. Information needs in genetic testing: A needs assessment survey among Taiwanese parents of children with autism spectrum disorders. Autism, [s.l.], v. 23, n. 4, p. 902-909, 2019. DOI 10.1177/1362361318778903.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; CARMONA, Fabio; GRAD, Roland; PLUYE, Pierre; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Disseminating health evidence summaries to increase evidence use in health care. Revista de Saúde Pública, [s.l.], v. 52, [s.n.], 2018. DOI 10.11606/S1518-8787.2018052000418.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques; GRAD, Roland; PLUYE, Pierre. The Clinical Relevance of Information Index (CRII): assessing the relevance of health information to the clinical practice. Health Information and Libraries Journal, [s.l.], v. 30, n. 2, p. 110-120, 2013. DOI https://doi.org/10.1111/hir.12021.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; FABIÁN RAMÍREZ, Cesar Antonio; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Tipologia de informação demandada sobre transtorno do espectro autista. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO [ENANCIB], 24., 2024, Vitória. Anais […]. Vitória: ENANCIB, 2024. Disponível em: https://brapci.inf.br/v/342217. Acesso em: 3 abr. 2025.
GRAD, Roland; PLUYE, Pierre; REPCHINSKY, Carol A.; JOVAISAS, Barbara; MARLOW, Bernard; RICARTE, Ivan Luiz Marques; GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; SHULHA, Michael; BONAR, James de Gaspé. Physician assessments of the value of therapeutic information delivered via e-mail. Canadian Family Physician, [s.l.], v. 60, n.5, p. e258-e262, 2014. Disponível em: https://www.cfp.ca/content/60/5/e258.short. Acesso em: 6 jul. 2024.
GRANIKOV, Vera; GRAD, Roland; EL SHERIF, Reem; SHULHA, Michael; CHAPUT, Genevieve; DORAY, Genevieve; LAGARDE, François; ROCHETTE, Annie; TANG, David Li; PLUYE, Pierre. The Information Assessment Method: over 15 years of research evaluating the value of health information. Education for Information, [s.l.], v. 36, n. 1, p. 7-18, 2020. DOI https://doi.org/10.3233/EFI-19034.
HYMAN, Susan L. LEVY, Susan E.; MYERS, Scott M. Identification, evaluation, and management of children with autism spectrum disorder. Pediatrics, [s.l.], v. 145, n. 1, 2020. DOI 10.1542/peds.2019-3447.
JOBS, Elisabeth Nilsson; BÖLTE, Sven; FALCK-YTTER, Terje. Spotting signs of autism in 3-year-olds: comparing information from parents and preschool staff. Journal of Autism and Developmental Disorders, [s.l.], v. 49, [s.n.], p. 1232-1241, 2019. DOI 10.1007/s10803-018-3821-5.
JOHANNESSEN, Jarle; NAERLAND, Terje; HOPE, Sigrun; TORSKE, Tonje; KAALE, Anett; WIRGENES, Katrine V.; MALT, Eva; DJUROVIC, Srdjan; RIETSCHEL, Marcella; ANDREASSEN, Ole A. Attitudes among parents of persons with autism spectrum disorder towards information about genetic risk and future health. European Journal of Human Genetics, [s.l.], v. 30, n. 10, p. 1138-1146, 2022. DOI 10.1038/s41431-021-00966-y.
LI, Ming; AMUTA, Ann; XU, Lei; DHAR, Shweta U.; TALWAR, Divya; JUNG, Eunju; CHEN, Lei-Shih. Autism genetic testing information needs among parents of affected children: a qualitative study. Patient education and counseling, [s.l.], v. 99, n. 6, p. 1011-1016, 2016. DOI 10.1016/j.pec.2015.12.023.
LONG, Kristin A.; GORDILLO, Monica; ORSMOND, Gael I. Improving the validity and generalizability of adult autism research through incorporating family and cultural contexts. Autism Adulthood, [s.l.], v. 1, n.3, p.177-184, 2020. DOI https://doi.org/10.1089/aut.2019.0061.
LORD, Catherine; ELSABBAGH, Mayada; BAIRD, Gillian; VEENSTRA-VANDERWEELE, Jeremy. Autism spectrum disorder. The Lancet, [s.l.], v. 392, n. 10146, p. 508-520, 2018. DOI 10.1016/S0140-6736(18)31129-2.
MORAU, Estelle; CARO Working Group. Labour epidural analgesia and autism: give the right information to mothers! Anaesthesia, Critical Care & Pain Medicine, [s.l.], v. 40, n. 1, p. 100779, 2021. DOI 10.1016/j.accpm.2020.11.002.
POP-JORDANOVA, Nada; ZORCEC, Tatjana. Does the m-chat-r give important information for the diagnosis of the autism spectrum disorder? Prilozi, [s.l.], v. 42, n. 1, p. 67-75, 2021. DOI https://doi.org/10.2478/prilozi-2021-0005.
PRYCHODCO, Robson Celestino; BITTENCOURT, Zelia Zilda Lourenço de Camargo. Redes sociais sobre transtorno do espectro autista no Facebook como suporte interpessoal: implicações nos processos de governança em saúde. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Manguinhos, v. 13, n. 4, 2019. DOI https://doi.org/10.29397/reciis.v13i4.1670.
RIBEIRO, Natasha Coutinho Revoredo; LÜCK, Esther Hermes. A biblioterapia como recurso auxiliar no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Informação & Informação, Londrina, v. 26, n. 2, p. 231-255, 2021. DOI https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p231.
RIBEIRO, Natasha Coutinho Revoredo; MARTELETO, Regina Maria. Grupos de Familiares de Autistas na Reivindicação de Direitos. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, [s.l.], v. 16, p. 1-25, 2023. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/605/556. Acesso em: 6 jul. 2024.
ROCHA, Marisa Lopes da; AGUIAR, Katia Faria de. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicologia Ciência e Profissão, [s.l.], v. 23, n. 4, p. 64-73, 2003. DOI https://doi.org/10.1590/S1414-98932003000400010.
SALOMONE, Erica et al. Use of early intervention for young children with autism spectrum disorder across Europe. Autism, [s.l.], v. 20, n. 2, p. 233-249, 2016. DOI https://doi.org/10.1177/1362361315577218.
SAM, Ann M.; COX, Ann W.; SAVAGE, Melissa N.; WATERS, Victoria; ODOM, Samuel L. Disseminating information on evidence-based practices for children and youth with autism spectrum disorder: AFIRM. Journal of Autism and Developmental Disorders, [s.l.], v. 50, p. 1931-1940, 2020. DOI 10.1007/s10803-019-03945-x.
SAMPAIO, Renata Kelly Oliveira; FARIAS, Gabriela Belmont de. Biblioteca escolar inclusiva: análise acerca do transtorno do espectro autista. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marilia, v. 14, n. 3, jul./set. 2020. DOI https://doi.org/10.36311/1940-1640.2020.v14n3.10302.
SANTOS, Marcos Pastana; DINIZ, Cládice Nóbile; FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 1863-1882, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/906. Acesso em: 12 jun. 2024.
SCHELLY, David; GONZÁLEZ, Patricia Jiménez; SOLÍS, Pedro J. Barriers to an information effect on diagnostic disparities of autism spectrum disorder in young children. Health Services Research and Managerial Epidemiology, [s.l.], v. 6, [s.n.],2019. DOI 10.1177/2333392819853058.
SMITH, Caroline A.; PARTON, Chloe; KING, Marlee; GALLEGO, Gisselle. Parents’ experiences of information-seeking and decision-making regarding complementary medicine for children with autism spectrum disorder: a qualitative study. BMC Complementary Medicine and Therapies, [s.l.], v. 20, p. 1-13, 2020. DOI 10.1186/s12906-019-2805-0.
SOLOMON, Dasha; PANTALONE, David W.; FAJA, Susan. Autism and adult sex education: A literature review using the information–motivation–behavioral skills framework. Sexuality and Disability, [s.l.], v. 37, p. 339-351, 2019. DOI 10.1007/s11195-019-09591-6.
SOUTHBY, Kris; ROBINSON, Olivia. Information, advocacy and signposting as a low-level support for adults with high-functioning autism spectrum disorder: An example from the UK. Journal of Autism and Developmental Disorders, [s.l.], v. 48, p. 511-519, 2018. DOI 10.1007/s10803-017-3331-x.
SUHRHEINRICH, Jessica; NAHMIAS, Allison S.; YU, Yue; Melgarejo, Melina; SCHETTER, Patricia; HOLT, Tana C.; STAHMER, Aubyn C. Practice-driven research for statewide scale up: Implementation outcomes of the California Autism Professional Training and Information Network. Autism, [s.l.], v. 26, n. 3, p. 727-736, 2022. DOI https://doi.org/10.1177/13623613211068224.
THORSTEINSSON, Einar B.; DRAPER, Anja; LYKINS, Amy D. To vaccinate or not: the relative impact of attitudes toward autism spectrum disorders and the ability to interpret scientific information on vaccination decisions. International Journal of Environmental Research and Public Health, [s.l.], v. 17, n. 7, p. 2542, 2020. DOI 10.3390/ijerph17072542.
TOSCANO, Rafael Moura; BECKER, Valdecir. Mapeamento sistemático: sistemas audiovisuais para o ensino de crianças com o transtorno do espectro autista. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Manguinhos, v. 13, n. 2, 2019. DOI https://doi.org/10.29397/reciis.v13i2.1487.
VALLE, Fernanda; SALDANHA, Gustavo da Silva. (Des)Informação em saúde: o autismo no espelho da classificação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 20., 2019, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: ENANCIB, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/122500. Acesso em: 12 jun. 2024.
WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo. Reflexões sobre o currículo funcional/natural e o PECS-Adaptado no processo de inclusão do aluno com autismo. Inclusão Social, [s.l.], v. 10, n. 2, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/72558. Acesso em: 12 jun. 2024.
WEISSHEIMER, Gisele; MAZZA, Verônica de Azevedo; SANTANA, Julia Mazul; RUTHES, Victoria B. T. N. M.; FREITAS, Cibelly Aliny Siqueira. Information demands from families of children with autism spectrum disorder. Revista Brasileira de Enfermagem, [s.l.], v. 74, n. 5, 2021. DOI https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0642.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Perspectivas em Ciência da Informação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
