Possíveis contribuições da análise crítica do neoliberalismo aos estudos em comunicação científica

Autores

Palavras-chave:

Teoria Crítica, Comunicação científica, Informação científica, Neoliberalismo

Resumo

A Ciência da Informação é vista como um campo novo na área das ciências sociais aplicadas e, devido ao seu caráter interdisciplinar, recebe consideráveis contribuições de diversos campos do conhecimento. Neste trabalho, visamos aproximar os estudos em comunicação das análises críticas do neoliberalismo, conforme abordado pelos pesquisadores Dardot e Laval. Assim, apresentamos uma explanação sobre a história da Ciência da Informação no Brasil, destacando como a comunicação científica se insere na área, e caracterizamos o que entendemos por teorias críticas, abarcando a Escola de Frankfurt e o pensamento pós-moderno. Como resultado, identificamos oito pontos nos quais podem ser feitas contribuições: 1) Mercantilização da Informação Científica; 2) Financiamento da Ciência; 3) Produtividade Acadêmica, Pressão por Publicações e Cultura da Produção Científica; 4) Avaliação da Produção Científica; 5) Métricas de Impacto; 6) O Cientista Enquanto Empreendedor de Si; 7) Desigualdades Sociais na Universidade Neoliberal; 8) Práticas de Ciência Aberta e Formas Alternativas de Publicação Científica. Ao final, apresentamos apontamentos sobre os potenciais de pesquisa para os estudos em comunicação científica decorrentes dessa aproximação teórica.

Biografia do Autor

  • Maria Elisabeth Vasconcellos Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atualmente cursando mestrado em ciência da informação pela UFRGS. Interesso-me pelas discussões sociopolíticas relacionadas à informação científica, especificamente os efeitos do neoliberalismo na comunicação científica brasileira. Atuo em projetos relacionados à informação científica em repositórios digitais, tendo trabalhado com um guia de implementação do Repositório de Dados Dataverse. Realizo estudos críticos em ciência da informação e outros aspectos sociológicos e filosóficos aplicados à informação científica.
  • Fabiano Couto Corrêa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Atua nos cursos de graduação de Biblioteconomia presencial e à distância, e como titular no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRGS (PGCIN) e colaborador da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC).Tem como principais temas de interesse e pesquisa: Gestão de Dados Científicos, Capitalismo de Vigilância, Colonialismo Digital, Indicadores e métricas de produção científica, Aprendizagem Colaborativa e Ciência Aberta. Líder do Grupo de Pesquisa DataLab: Laboratório de Dados, Métricas Institucionais e Reprodutibilidade Científica. É editor da Biblios Journal of Librarianship and Information Science. Atua como conselheiro e gestor da Biblioteca e projetos de incentivo à leitura junto ao Instituto Misturaí, Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos. Foi professor da Universidade Federal do Rio Grande (2008-2018), onde coordenou o Curso de Biblioteconomia e editor da Revista BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestre em Ciência da Informação com bolsa CAPES pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutor com bolsa CNPq em Información y documentación en la Sociedad del Conocimiento (2017) pela Universitat de Barcelona (recebendo a honraria "Sobresaliente Cum Laude"); título revalidado em 2017 no Brasil como Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG). Foi coordenador do serviço de atendimento da Biblioteca Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (2003-2008).Exerce cargos administrativos de impacto social e acadêmico, incluindo a liderança de grupos de pesquisa, além de consultorias ad-hoc para a CAPES, CNPq e IBICT. 

Referências

ANDRADE, Daniel Pereira. Rodadas históricas de neoliberalização no Brasil. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, São Carlos, v. 12, n. 3, 2022. Disponível em: https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/1181. Acesso em: 23 set. 2024

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Uma história intelectual da ciência da informação em três tempos. RACIn – Revista Analisando em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 5, n. 2, p. 10-29, jul./dez. 2017. Disponível em: http://arquivologiauepb.com.br/racin/edicoes/v5_n2/racin_v5_n2_artigo01.pdf. Acesso em: 19 dez. 2024

AYLESWORTH. Gary. Postmodernism. In: STANFORD ENCYCLOPEDIA OF PHILOSOPHY. Stanford: Stanford University, 2015. Disponível em: https://plato.stanford.edu/entries/postmodernism/. Acesso em: 23 set. 2024

BARRETO, Aldo de Albuquerque. Uma história da Ciência da Informação. In: TOUTAIN, Lídia Maria Batista Brandão (org.). Para entender a Ciência da Informação. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 13-34. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ufba/145. Acesso em: 19 dez. 2024

BAWDEN, David; ROBINSON, Lyn. Introduction to Information Science. London: Facet Publishing, 2012.

BORKO, Harold. Information science: What is it? American Documentation, [S. l.], v. 19, n. 1, jan. 1968. p. 3-5.

CAPURRO, Rafael. Epistemologia e ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO [ENANCIB], 5., 2003, Belo Horizonte. Anais […]. Belo Horizonte: ENANCIB, 2003. Disponível em: http://www.capurro.de/enancib_p.htm. Acesso em: 19 dez. 2024

CELIKATES, Robin; FLYNN, Jeffrey. Critical Theory (Frankfurt School). In: STANFORD ENCYCLOPEDIA OF PHILOSOPHY. Stanford: Stanford University, 2023. Disponível em: https://plato.stanford.edu/entries/critical-theory/. Acesso em: 23 set. 2024

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR [CAPES]. Execução orçamentária da CAPES é a maior dos últimos 7 anos, Agência Gov, Brasília, 12 abr. 2024. Educação. Disponível em: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202404/execucao-orcamentaria-da-capes-e-a-maior-dos-ultimos-7-anos. Acesso em: 23 set. 2024

COSTA, Michelli Pereira da; LEITE, Fernando César Lima. Repositórios institucionais da América Latina e o acesso aberto. Brasília (DF): IBICT, 2017. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23202. Acesso em: 19 dez. 2024.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO [ENANCIB]. Políticas das Modalidades. [S.l.]: ANCIB, 2024. Disponível em: https://ancib.org/enancib/index.php/enancib/xxivenancib/schedConf/trackPolicies. Acesso em: 23 set. 2024

FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. O Campo da Informação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 15, n. 4, p. 1-7, 2020. Disponível em: https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/56989. Acesso em: 19 dez. 2024

FUCHS, Christian. Critical theory of Communication: new readings of Lukács, Adorno, Marcuse, Honneth and Habermas in the Age of the Internet. London: University of Westminster Press, 2016.

INKPEN, Rob; GAUCI, Ritienne; GIBSON, Andy. The values of open data. The Royal Geographical Society, [S.l.], v. 53, n. 2, 2020, p. 240-246. Disponível em: https://rgs-ibg.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/area.12682. Acesso em: 23 set. 2024.

MADIKIZELA-MADIYA, Nomanesi. Transforming higher education spaces through ethical research publication: a critique of the publish or perish aphorism. Higher Education Research & Development, [S.l.], v. 42, n. 1, 2022, p. 186–199. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/07294360.2022.2048634. Acesso em: 23 set. 2024.

MOSKOVKIN, Vladimir; SERKINA, Olesya. Is sustainable development of scientific systems possible in the neo-liberal agenda? Ethics in Science and Environmental Politics, [S.l.], v. 16, n. 1, 2016, p. 1-9. Disponível em: https://www.int-res.com/articles/esep2016/16/e016p001.pdf. Acesso em: 23 set. 2024

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento. Ciência da Informação, Brasília (DF), v. 35, n. 2, p. 27–38, maio 2006. DOI https://doi.org/10.1590/S0100-19652006000200004.

NWAGWU, Williams Ezinwa. Knowledge production ethos and Open Access publishing: Africa in focus. Canadian Journal of Information and Library Science, [S.l.], v. 42, n. 3-4, p. 249-277, 2018. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/743055/pdf. Acesso em: 23 set. 2024

ODDONE, Nanci Elizabeth. O IBBD e a informação científica: uma perspectiva histórica para a ciência da informação no Brasil. Ciência da Informação, Brasília (DF), v. 35, n. 1, p. 45-56, 2006. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1152. Acesso em: 19 dez. 2024

OLIVEIRA, Nythamar Fernandes de. XX Colóquio Habermas e XI Colóquio de Filosofia da Informação. [S.l.]: Colóquio Habermas, 2024. Disponível em: https://coloquiohabermas.wordpress.com. Acesso em: 23 set. 2024.

PACKER, Abel Laerte. The SciELO Open Access: a gold way from the South. Canadian Journal of Higher Education, [S.l.], v. 44, n. 1, p. 34-49, 2014. Disponível em: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/PACKER-A.L.-The-SciELO-Open-Acess.pdf. Acesso em: 19 dez. 2024

PALHARES, Isabela. Orçamento do conhecimento encolheu R$ 117 bilhões na última década no Brasil. Folha de São Paulo, São Paulo, 10 dez. 2023. Educação. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/12/orcamento-do-conhecimento-encolheu-r-117-bilhoes-na-ultima-decada-no-brasil.shtml. Acesso em: 23 set. 2024

PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Mutações da Ciência da informação e reflexos nas mandalas interdisplinares. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 28, n. 3, p. 115-134, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/43317. Acesso em: 19 dez. 2024

RANGEL DE CASTILHOS, Carla Viganigo et al. Reflexões a respeito do financiamento das iniciativas de acesso aberto: analisando as políticas de taxas de processamento de artigos e de financiamento público em periódicos brasileiros. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 25, p. 631–642, 2022. DOI https://doi.org/10.5216/ci.v25.70326.

REGO, Teresa Cristina. Produtivismo, pesquisa e comunicação científica: entre o veneno e o remédio. Educação e Pesquisa, [S.l.], v. 40, n. 2, p. 325–346, abr. 2014. DOI https://doi.org/10.1590/S1517-97022014061843.

ROSS-HELLAUER, Tony et al. Dynamics of cumulative advantage and threats to equity in open science: a scoping review. Royal Society Open Science, [S.l.], v. 9, n. 1, 2022. Disponível em: https://royalsocietypublishing.org/doi/full/10.1098/rsos.211032. Acesso em: 23 set. 2024.

STANFORD UNIVERSITY. Stanford Encyclopedia of Philosophy. Stanford: Stanford University, 2024. Disponível em: https://plato.stanford.edu/index.html. Acesso em: 23 set. 2024

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO [UNIFESP]. Financiamento da Ciência e Tecnologia e da Educação Superior Pública. São Paulo: UNIFESP, 2024. Disponível em: https://fcti-souciencia.unifesp.br. Acesso em: 11 dez. 2024

Publicado

2025-04-22

Como Citar

Possíveis contribuições da análise crítica do neoliberalismo aos estudos em comunicação científica. (2025). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 30, e56896. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/56896