Mediação da informação no processo de criação e implantação da cisterna enquanto tecnologia social

Autores

  • Luana Maria Cavalcanti Bispo Universidade Federal da Paraíba
  • Gisele Rocha Côrtes Universidade Federal da Paraiba

Palavras-chave:

Tecnologia Social , Mediação da Informação, Cisterna

Resumo

Este artigo analisou o processo de mediação da informação na produção de cisternas enquanto Tecnologia Social, buscando identificar as cinco dimensões — dialógica, estética, ética, formativa e política - presentes nas descrições das Tecnologias Sociais disponíveis na base de dados Transforma: Rede de Tecnologia Social, vinculada à Fundação Banco do Brasil. A metodologia adotada foi uma revisão sistemática, utilizando a palavra-chave 'cisterna' para a recuperação das Tecnologias Sociais. Foram inicialmente identificadas 24 Tecnologias Sociais, mas apenas 15 foram analisadas, considerando que as demais apresentavam descrições genéricas que não atendiam ao escopo da pesquisa. Os resultados revelaram que as cinco dimensões propostas foram contempladas durante o processo de mediação da informação, reforçando o protagonismo social ao promover o envolvimento ativo das comunidades beneficiárias. Essa mediação possibilitou um processo dialético, de compartilhamento, tanto das técnicas e metodologias aplicadas pelos proponentes (majoritariamente associações e cooperativas) quanto do saber empírico oriundo das vivências das pessoas moradoras, evidenciando o potencial das Tecnologias Sociais em promover transformações sociais significativas.

 

Biografia do Autor

  • Luana Maria Cavalcanti Bispo, Universidade Federal da Paraíba

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela UFPB. Mestre em História pela UFPB. Possui graduação em Biblioteconomia e História. Tem experiência na área de Assessoria pedagógica na Secretaria de Educação de João Pessoa e na Abril Educação, além de experiências de sala de aula em metodologias de pesquisas cientificas, Ensino de História, Informação e Memória, Educação Patrimonial, Educação em Direitos Humanos. Possui experiência na modalidade de Educação a Distância em cursos de graduação e pós-graduação. Publicações em periódicos. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Mediação, Representação da Informação e Marcadores Sociais da Diferença (GeMINAS) (Texto informado pelo autor)

  • Gisele Rocha Côrtes, Universidade Federal da Paraiba

    Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com Mestrado também em Sociologia pela mesma instituição. Possui graduação em Pedagogia (1996) e Ciências Sociais (1998), ambas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente, é professora associada IV do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB (PPGCI/UFPB). Sua atuação abrange os seguintes temas: Organização, Acesso e Disseminação da Informação, Mediação da Informação, Protagonismo Social, Relações de Gênero, Mulher, Ciência e Informação Étnico-Racial.Foi Coordenadora do GT3 - Mediação, Circulação e Apropriação da Informação da ANCIB (Gestão 2021-2023) e é líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Mediação, Representação da Informação e Marcadores Sociais da Diferença (GeMINAS). 

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

Mediação da informação no processo de criação e implantação da cisterna enquanto tecnologia social. (2025). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 30, e58097. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/58097