Indicadores para a Competência em Informação no Brasil: virtudes, tendências e possibilidades

Autores

Palavras-chave:

competência em informação; competência em informação – Brasil; indicadores de competência em informação; vulnerabilidade social.

Resumo

Propósito: neste trabalho, nos dedicamos às virtudes, tendências e possibilidades disponíveis na literatura brasileira sobre a formulação de indicadores na área da Ciência da Informação aplicáveis à competência em informação. Estamos interessados em reconhecer, por meio de teorias e conceitos sobre indicadores sociais e de vulnerabilidade social, quais podem servir à avaliação da competência em informação. Material e métodos: pesquisa com abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, e para a estruturação e análise dos dados bibliográficos e documentais, utiliza a redação descritiva, pela via da categorização. Resultados e conclusões: os primeiros resultados fornecem um mapeamento das virtudes e tendências disponíveis na literatura brasileira sobre indicadores na área da Ciência da Informação aplicáveis à competência em informação e apontam que indicadores de pobreza, insegurança alimentar e desenvolvimento humano (e de vulnerabilidade social) e indicadores ambientais, podem servir à avaliação da competência em informação. Também já se percebe que é pela via do acesso (a informações e serviços, por exemplo) que se pode empreender uma conexão útil à utilização de indicadores na avaliação da competência em informação.

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Biografia do Autor

Elizete Vieira Vitorino

Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação (CIN) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da UFSC.

Pós-doutora pela Universidade do Porto. Doutora e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Graduada em Biblioteconomia pela UFSC. Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn). 

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Publicado

2022-06-07

Como Citar

Vieira Vitorino, E. (2022). Indicadores para a Competência em Informação no Brasil: virtudes, tendências e possibilidades. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39996

Edição

Seção

Seção 1: Apontamentos e tendências teóricas em Competência em Informação