Notícias

A Per Musi tem o prazer de anunciar a Sessão Temática Hermeto Pascoal – 90 anos de Sons, em homenagem ao legado sonoro e inventivo deste artista ímpar da música brasileira. Nascido em 22 de junho de 1936, em Lagoa da Canoa, Alagoas, Hermeto Pascoal construiu uma trajetória musical profundamente original, marcada pela experimentação, pela liberdade criativa e por uma notável contribuição à linguagem musical contemporânea. Completando 90 anos em 2026, continua em plena atividade e sua obra é fonte inesgotável de estudo, inspiração e desafio para músicos e pesquisadores. Espera-se receber artigos, resenhas, entrevistas, traduções e/ou partituras que explorem múltiplos aspectos da obra de Hermeto Pascoal a partir de perspectivas como a musicologia histórica, análise musical, composição, instrumentação, práticas de performance, técnicas estendidas, improvisação, gêneros e canções, além de estudos de caso sobre obras, arranjos ou gravações específicas — incluindo investigações sobre a "música dos ferros" e a "música da aura", entre outros aspectos de sua produção singular. Ao mesmo tempo, esta chamada propõe abordagens das múltiplas modalidades criativas de Hermeto Pascoal como músico solista, em grupo, ao vivo ou em estúdio, em turnês, como líder, sideman, compositor, arranjador e inovador da escrita musical, das formas de utilização do corpo, dos gestos, da voz, de desenhos, de meios audiovisuais etc.

Editores Convidados: Prof. Dr. Fausto Borém (PPGM/UFMG) e Prof. Dr. Fabiano Araújo Costa (PPGA/eMMa/UFES)

Prazo para submissão: 30 de novembro de 2025

Publicação da Sessão: janeiro de 2026

Diretrizes para autores: As submissões devem seguir rigorosamente as normas da Per Musi, disponíveis no link https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/about/submissions

 

Leitura sugerida:

Araújo Costa, F.; Borém, F. (2013). Variação progressiva de schoenberg em Hermeto Pascoal: análise e realização de duas lead sheets do calendário do som. Per Musi, (28), 70-95.  

Borém, F. and Araújo, F. (2010). Hermeto Pascoal: experiência de vida e a formação de sua linguagem harmônica. Per Musi, (22), 22-43.  

Borém, F. and Garcia, M. (2010). cannon de Hermeto Pascoal: aspectos musicais e religiosos em uma obra-prima para flauta. Per Musi, (22), 63-79.  

Borghi, R. M. S. de O. (2021). Forró com jazz: convivência e fricção de duas musicalidades em uma obra de Hermeto Pascoal, 31º  Congresso da ANPPOM. 

Cabral, T., Guigue, D. (2016). Entropia e Textura Rítmica na Sinfonia em Quadrinhos de Hermeto Pascoal, 27º Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, B. Horizonte.   

Chouvel, J.M., Assayag, G., Cholleton, J.P. (2002). La représentation hexagonale toroïdale, application à l’analyse harmonique de la musique d’Hermeto Pascoal. Séminaire MaMux. 

Chouvel, J.-M. (2005). Représentation harmonique hexagonale toroïde, Musimédiane (Revue audiovisuelle et multimédia d'analyse musicale), 1. 

Connell A. M. (2003). Refiguring the familiar in hermeto pascoal's "som da aura". Musical Cultures of Latin America. 197-204. 

Costa-Lima Neto, L. (2000). The Experimental Music of Hermeto Pascoal e Grupo (1981-93): A Musical System in the Making. British Journal of Ethnomusicology, 9(1), 119–142.  

Costa-Lima Neto, L. (2010a). O cantor Hermeto Pascoal: os instrumentos da voz. Per Musi, 22, 44–62. 

Costa-Lima Neto, L. (2010b). O Calendário do Som e a estética sociomusical inclusiva de Hermeto Pascoal: emboladas, polifonias e fusões paradoxais. Revista USP, 82. 

Ferreira, R. da S. (2016). Improvisação et interação na Escola Jabour. Doutorado em Música (concentração Fundamentos Teóricos), Universidade Estadual de Campinas. 

Payne N. (2022). The musicality of birds: from charles darwin to Hermeto Pascoal. Jazz Education in Research and Practice, 5–19.  

Piedade, A. T. C. (2009). A teoria das tópicas e a musicalidade brasileira: reflexões sobre a retoricidade na música. El oído pensante. Buenos Aires, v.1, n. 1, 2013. 

Rosado, A. (2019).  "Analyzing Hermeto Pascoal's Calendário do Som". LSU Doctoral Dissertations. 4799.  

Silva (da), L. A., Queiroz (de), R. B. (2020). "Reflexões do pós-nacionalismo musical: uma abordagem histórica e composicional sobre os flautistas Altamiro Carrilho, Egildo Vieira e Hermeto Pascoal." Wamon - Revista dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas, 5(2), 103–18. 

Tiné, P. (2018). O tempo de Hermeto Pascoal. Per Musi, (37).