O serialismo e o atonalismo livre aportam na MPB

as canções do LP Clara Crocodilo de Arrigo Barnabé

Autores

  • André Cavazotti Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Serialismo, Atonalismo, MPB, Música popular brasileira, Rock, Arrigo Barnabé, Clara Crocodilo

Resumo

Neste estudo, observa-se a relação da utilização dos processos seriais nas canções do LP Clara Crocodilo de Arrigo Barnabé com o conteúdo sociológico das letras, onde a marginália da cidade de São Paulo na década de 70 é retratada. Conclui-se também que os processos seriais são utilizados como afronta ao tonalismo, como uma conotação da distorção e da desintegração do centro tonal; paralelamente, no texto poético, o ser humano é retratado em sua forma distorcida e desintegrada.

Biografia do Autor

  • André Cavazotti, Universidade Federal de Minas Gerais

    André Cavazotti, natural de Londrina, Paraná, é Professor de Análise Musical e Violino na Escola de Música da UFMG, com bolsa recém-doutor pela FAPEMIG. Doutor em Música (1998, bolsa do CNPq) pela Boston University, EUA, sua tese de doutorado consiste em um estudo estilístico sobre as Sonatas para violino e pianode M. Camargo Guarnieri. Mestre em Música pela UFRGS, estudou violino com o Prof. Marcello Guerchfeld e, sob orientacão do Dr. Celso Loureiro Chaves, defendeu sua dissertacão de mestrado, que é uma investigação sobre a utilização de processos seriais nas canções do LP Clara Crocodilo de Arrigo Barnabé.

Referências

ARANTES, José Tadeu. Arrigo: a música como um formoso crocodilo. Movimento, São Paulo, (300): 17-18, mar. 1981.

BARNABÉ, Arrigo. Clara crocodilo. LP 813.598-11. São Paulo: Nosso Estúdio, 1980.

CARVALHO, Ilmar. Arrigo Barnabé: profeta maldito da megalópole. Pasquim, Rio de Janeiro, 16(798): 8-9, out. 1984.

DIAS, José Américo. Arrigo Barnabé. Canja, São Paulo, 1(18): 9-11, fev. 1981; 1(19): 14-9, mar. 1981.

FALA, Arrigo! Pasquim, Rio de Janeiro, 14(711):8-10, fev. 1983.

FIORILLO, Marília Pacheco. Arrigo, o desbravador. Veja, São Paulo (644): 46-47, jan. 1981.

GRIFFITHS, Paul. A Música Moderna: Uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987.

MEYER, Leonard. Music, the Arts and Ideas; patterns and predictions in Twentieth-Century culture. Chicago: The University of Chicago Press, 1967.

NAZÁRIO, Luiz. Da natureza dos monstros. São Paulo: ?, 1983, p.29-34.

PAIVA, Saviano. História Ilustrada dos Filmes Brasileiros; 1929-1988. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.

RAMOS, Luciano. Guia Completo de Filmes para TV e Vídeo. São Paulo: Nova Cultural, 1990.

RAUCHHAUPT, Ursula von. Die Streichquartette der Weiner Schule: Schoenberg, Berg, Webern. Eine Dokumentation. Munique: V. Ellerman, 1971.

SILVA, André Cavazotti e. “Processos seriais na obra de Arrigo Barnabé: As Oito Canções do LP Clara Crocodilo”, diss. de mestr., UFRGS, 1994.

SOUZA, Okky de. O filho da Tropicália. Veja, São Paulo (745): 3-6, dez. 1982.

WUORINEN, Charles. Simple Composition. New York: Schirmer Books, 1988.

Downloads

Publicado

2000-06-15

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Serialismo E O Atonalismo Livre Aportam Na MPB : As canções Do LP Clara Crocodilo De Arrigo Barnabé”. 2000. Per Musi, nº 01 (junho): 1-11. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38321.

Artigos Semelhantes

1-10 de 379

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.