Execução/Interpretação musical

uma abordagem filosófica

Autores

  • Sandra Neves Abdo Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Obra, Execução/interpretação, Fidelidade, Licença interpretativa

Resumo

Este artigo discute o estatuto hermenêutico da execução/interpretação musical, tomando como ponto de partida duas concepções opostas e bem conhecidas: 1) a que defende uma estrita fidelidade à intenção do compositor; 2) a que concede total licença aos executantes. Contra ambas, a autora defende que o critério diretivo legítimo de cada execução é a própria obra, não as intenções do compositor ou do intérprete. Para a demonstração, recorre à teoria da interpretação de Luigi Pareyson, coteja suas teses com as acima citadas e examina sua aplicação ao assunto.

Biografia do Autor

  • Sandra Neves Abdo, Universidade Federal de Minas Gerais

    Sandra Neves Abdo é Professora do Departamento de Filosofia da FAFICH-UFMG, onde integra a Linha de Pesquisa “Estética e Filosofia da Arte”, da Pós-Graduação. É Bacharel em Violino (FUMA) e Bacharel-Licenciado em Filosofia (UFMG), possuindo também, em nível de Pós-Graduação, os títulos de “Especialista em Filosofia Contemporânea”, “Especialista em Educação Musical” e “Mestre em Filosofia”, todos pela UFMG. Na área musical, atuou como solista, camerista e integrante das Orquestras da Escola de Música da UFMG, Sinfônica de Minas Gerais e outras. De 1974 a 1988, lecionou “Música de Câmara” e “Estética” (Professora Titular), na Escola de Música da FUMA (atual UEMG). Na USP, cursa atualmente, o Doutorado em Literatura Portuguesa, com Projeto de Tese sobre “O ceticismo na pluridiscursividade poética de Fernando Pessoa”. Tem artigos e traduções divulgados em âmbito nacional e internacional.

Referências

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Publicado

2000-06-15

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Execução/Interpretação/Musical:/Uma/Abordagem/filosófica”. 2000. Per Musi, nº 01 (junho): 1-9. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38347.